Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Parábola da Festa de Núpcias

6,202 views

Published on

Muitos os chamados, mas poucos escolhidos

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Parábola da Festa de Núpcias

  1. 1. Parábola da Festa de NúpciasMuitos os chamados, poucos os escolhidos. Cap. XVIII – O Evangelho Segundo o Espiritismo
  2. 2. O reino dos céus se assemelha a um rei que,querendo festejar as bodas de seu filho,despachou seus servos a chamar para as bodas osque tinham sido convidados. Os convidados, porém, recusaram ir, e foram,um para a sua casa de campo, outro para o seunegócio. Outros ainda, mataram os servos do rei. Então, disse o rei: A festa está preparada,mas os que foram chamados não eram dignosdela. Ide, pois, às encruzilhadas e chamai para asbodas todos quantos encontrardes.
  3. 3. Os servos então saíram pelas ruas etrouxeram todos os que iam encontrando, bons emaus. Entrou, em seguida, o rei para ver os queestavam à mesa, e, dando com um homem quenão vestia a túnica nupcial, lhe disse: Meu amigo,como entraste aqui sem a túnica nupcial? Ohomem guardou silêncio. Então, disse o rei: Atai-lhe as mãos e os pés elançai-o nas trevas exteriores: aí é que haveráprantos e ranger de dentes; porquanto, muitos háchamados, mas poucos escolhidos. Mateus, cap. XXII, vv. 1 a 14
  4. 4. • Os primeiros convidados foram os povos da antiguidade, mas a maioria não aceitou o convite divino e, além disso, os profetas que revelavam o reino de Deus foram mortos.• A seguir, os cristãos foram chamados, mas poucos aceitaram o convite e vestiram a “veste nupcial.• E os espíritas, também vão recusar o convite do Senhor?
  5. 5. • Jogos, bebidas, drogas, sexo, baladas, futilid ades, etc., atraem multidões. Por outro lado, atividades que nos transformam para melhor cativam pouquíssimas pessoas.• Muitos até se dispõem a frequentar uma casa religiosa, por “desencargo de consciência”, mas não alteram em nada seu jeito de ser.• A mudança de atitude, com disciplina, humildade, abnegação e renúncia aos hábitos infelizes, é essencial para vencer na vida!
  6. 6. Porque é tão difícil aceitar o convite de Deus?• Ubaldi: Estamos muito arraigados à lei da sobrevivência do indivíduo e da espécie, que nos induz a buscar a alimentação e a reprodução. Entretanto, transgredimos a lei, buscando maximizar o prazer, a posse e o poder, dando atenção apenas ao nosso ego.• Freud: Somos a expressão do nosso inconsciente, que muitas vezes nos comanda, passando por cima da nossa racionalidade e dos nossos pudores.
  7. 7. • Como seres racionais, devemos superar a bestialidade e buscar a angelitude. Pode-se usufruir do bom e do belo, sem se prejudicar ou ficar escravo das paixões.• Podemos controlar o vazamento de materiais do inconsciente, o “já vivido”, impedindo que comportamentos passados assumam o comando das nossas vidas. • Assim como a Lua, temos um “lado negro”, que quer nos comandar. Mas temos também o “lado luz”, que será o vencedor.
  8. 8. O apego à materialidade, ao ego, ao “homem velho” nos mantêm presos ao chão da Terra, atrasando nossa evolução. Por isso, Jesus afirma que:“Muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.
  9. 9. Busquemos superar nossas fraquezas e imperfeições, sendo dignos de aceitar o convite do Senhor.
  10. 10. Boa Noite!

×