Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

MANUAL DE LÍDER EM SALA DE AULA

5,378 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

MANUAL DE LÍDER EM SALA DE AULA

  1. 1. Afinal, o que é ser líder?!
  2. 2. LiderançaLiderança é a habilidade deé a habilidade de influenciarinfluenciarpessoas, por meio dapessoas, por meio da comunicaçãocomunicação,,exemploexemplo, canalizando seus esforços para a, canalizando seus esforços para aconsecução de um determinadoconsecução de um determinado objetivoobjetivo..
  3. 3. Liderar a sala de aula é descobrir epotencializar possibilidades a partir dasdiferenças.
  4. 4. É na sala de aula que se aprende a liderar.
  5. 5. Mas como é que se faz isso!?Só temos vontade de fazer cada vez melhor algo quesentimos que fazemos parte. Algo pelo qual possamoster reconhecimento e, por isso comprometimento.
  6. 6. Quando nos sentimosQuando nos sentimosparte do que fazemos, nosparte do que fazemos, noscomprometemos com oscomprometemos com osresultados. Deixamos deresultados. Deixamos defalar “a escola em quefalar “a escola em queestudo” e passamos a falarestudo” e passamos a falar“a minha escola”. Essa é a“a minha escola”. Essa é asinergia necessária para osinergia necessária para ocrescimento e para ocrescimento e para osucessosucesso.
  7. 7. Funções do Líder/Vice-Líder/Secretário(a)Colaborar com adisciplina daEscola e daSala de Aula.Comunicar a Direção aausência doprofessor na salade aula (quando oprof. falta).Comunicar ao Diretor deTurma quando o alunoestiver com 05 faltasconsecutivas ou 07alternadas.As turmas precisam de umrepresentante que fale emnome do grande grupo, “sóassim os interesses edificuldades de cada umpoderão ser atendidos commaior organização”.
  8. 8. Buscar informações com o Diretor de Turma ou a Equipe Pedagógico-Administrativa, quando houver dúvidas sobre qualquer assuntorelacionado a Escola e ao ensino-aprendizagem.Comunicar se o alunogazeou aula.Reforçar os avisosem geral dadospela Direção epelosprofessores.Anotar os alunosque ficam forada sala de aula ea disciplina. Eos que ganhamadvertênciaFazer chamada todos os diasna primeira aula, e anotarno Diário quem chegaatrasado ou sai cedo ouquem gazeia a aula.Guardar sigilo de todas asinformações e do Diárioque você Líder utiliza.
  9. 9. Somente o Líder, Vice ou o secretário poderão sair da salaSomente o Líder, Vice ou o secretário poderão sair da salapara buscarem qualquer material que o professorpara buscarem qualquer material que o professornecessite, na Secretaria ou em qualquer parte danecessite, na Secretaria ou em qualquer parte daescola, devendo ser responsável pela devolução doescola, devendo ser responsável pela devolução domesmo.mesmo.Estimular a integração de seu grupo(sala) e, quando houverqualquer problema, comunicarao professor, se caso nãoresolver, comunicar a EquipePedagógico-Administrativa.Obrigatória apresença noConselho deClasse pararepresentara turma.O líder, vice e osecretário devemtrazer tarefas ecadernos em dia eapresentarem boasnotas.Se a turma necessitar, providenciar junto aoprofessor um quadro-mural com osavisos dos dias de provas, entrega detrabalhos, recuperação, horário de aula,espelho de classe e demais informaçõesque se fazem necessários.
  10. 10. O líder, vice e o secretário devem ser uma pessoaque controla suas emoções e reações, nãodeixando se levarem por impulsos.evitar fazer críticas destrutivasprocurem ter apoio detodos evitando apoiaremalgunsJuntamente com o DIRETOR DETURMA registram as decisõestomadas pelo Conselho deClasse e levam ao conhecimentodo grupo.procurem sempre estara par de todos osproblemas,tentandocompreender eajudar no que lhefor possível.ORGANIZAÇÃOCONHECIMENTODevem incentivar a turma a participaremativamente de todas as atividadesdesenvolvidas na escola.apresentar excelentecomportamento emsala e fora deladevem zelar, cuidar epreservar a escola
  11. 11. Este ano provavelmente vocêEste ano provavelmente vocêenfrentará muitos desafios e comenfrentará muitos desafios e comsua coragem para transporsua coragem para transporobstáculos, obterá muitasobstáculos, obterá muitasconquistas e vencerá.conquistas e vencerá.
  12. 12. O líder precisa fazer com que seus colegastenham cada vez mais vontade de fazermelhor aquilo que fazem.
  13. 13. Esperamos que 2013 possaser um ano produtivo e demuita conquista para todos.Nossa Jornada não pode parar!
  14. 14. Obrigado pela atenção!Um abraço carinhoso.ROGERIO LIMAProf. Diretor de TurmaAUTORA:DULCELENA DA COSTAOrientadora educacionalAdaptado por:Rogerio Lima

×