Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

HISTÓRIA INFANTL:Conte comigo amigo

34,053 views

Published on

HISTÓRIA INFANTL:Conte comigo amigo

  1. 1. “Brincar: a professora que vira fada ou o faz de conta que invade a sala de aula”
  2. 2. Interagindo com o filme! Que tipo de brincadeiras são organizadas pelas crianças? Quais os principais conteúdos dessas brincadeiras? Por que algumas brincadeiras permitem que as crianças reelaborem suas angústias, dúvidas e hipóteses a respeito das coisas, nas cenas vistas no filme? Por que as crianças inventam ou buscam transformar a realidade de forma a que possam entendê- entendê-la? Quais as condições de espaço, materiais e temas que dão condições para que elas brinquem? De que situação retiram o tema e os personagens com os quais brincam? Que objetos utilizam para brincar? De que forma usam os gestos e a linguagem para transformar os objetos fornecidos em brinquedos?
  3. 3. Cuidados: Quem educa, cuida!
  4. 4. Ensinamentos Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento. Aquele dia de noite, o pai fazendo serão, ela falou comigo: “Coitado, até essa hora no serviço pesado”. Arrumou pão e café, deixou o tacho no fogo com água quente Não falou em amor Essa palavra de luxo.
  5. 5. Interagindo com a atividade! Identificar as semelhanças. Que ações aparecem tanto para as crianças como para os professores? Identificar as diferenças. Quais ações são apenas para as crianças e quais aparecem só para os adultos? Ler o poema da Adélia Prado (vide Material necessário) e identificar que atitudes de cuidado para com o outro estão presentes no texto. Na lista das crianças e dos professores esse tipo de cuidado aparece? É possível elaborar uma lista de cuidados para as crianças que incorporem alguns itens que estavam na dos professores e vice-versa? vice- E o tipo de cuidado que Adélia tão bem descreve? Como incorporar?
  6. 6. Observe principalmente os seguintes pontos: • Como as crianças fazem a higiene do corpo? • É feita a higiene das mãos após o uso dos sanitários? Antes das refeições? Após as brincadeiras na área externa ou interna? Penteiam- lavam- enfeitam- • Penteiam-se, lavam-se e enfeitam-se? • É feita a escovação dos dentes? Como? • O uso do sanitário, como é feito? O professor auxilia as crianças, controla as condições de higiene do local? • No caso de crianças bem pequenas serem atendidas, como é feita a troca de fraldas?
  7. 7. • E a retirada das fraldas? Quais são os procedimentos? São feitas combinações com as famílias para uma atuação conjunta nesse período? • Quais refeições são feitas na instituição? Em que local são feitas? servir- • As crianças podem servir-se sozinhas? • As crianças repousam na instituição? Dormem após o almoço? • Quando estão cansadas, têm momentos de descanso? • Quando as crianças adoecem ou se machucam, quais são os procedimentos adotados?

×