Descargas elétricas

1,091 views

Published on

trabalho escolar ,turma 5t° ano master sul, mariana,emily, alice,laura,vivian,lorena

Published in: Education
  • Be the first to comment

Descargas elétricas

  1. 1. DESCARGAS ELÉTRICAS -OS RAIOS-
  2. 2. Na linguagem popular raio é a descarga elétrica, relâmpago é o clarão intenso causado pela descarga e trovão é o barulho que se escuta após a ocorrência do raio.
  3. 3. Como ocorre o raio ? o fenômeno é causado por uma descarga elétrica entre duas nuvens ou entre uma nuvem e o solo, essas nuvens são normalmente do tipo cúmulo-nimbo
  4. 4. O choque entre as partículas de gelo dentro da nuvem causa uma separação de cargas elétricas positivas e negativas, quando a diferença é muito grande, uma carga elétrica, geralmente negativa deixa a nuvem e ziguezagueia para baixo , entre 30 a 50 metros de altitude.
  5. 5. Devido à intensidade do campo elétrico formado, as cargas positivas do solo mais próximas do raio condutor, conectantes, saltam até encontra-lo, fechando assim o circuito elétrico entre a nuvem e o solo.
  6. 6. Só quando as duas correntes se encontram é que tudo se ilumina e o raio pode ser observado.
  7. 7. O que é um trovão ? • ondas sonoras geradas pelo movimento das cargas elétricas na atmosfera, resultado de um aumento da temperatura do ar por onde o raio passa. – podem ser perigosos, dependendo da distancia !!!
  8. 8. O para raios !!! Objetivo : fornecer um caminho de menor resistência até o solo evitando danos às construções e pessoas. É uma vara de metal pontuda, colocada no teto de uma construção e é conectada a um enorme fio de cobre ou de alumínio que também é conectado a uma rede de fios enterrada no solo.
  9. 9. O para raios foi inventado por Benjamin Franklin em 1752 !! Franklin soltou uma pipa de seda com ponta metálica no meio de uma tormenta e atada com fio também de seda colocou na outra ponta uma chave de metal, e conseguiu ver como a chave ficava carregada de energia e com faíscas, e até conseguiu ascender fogo com essas faíscas !!!!
  10. 10. MEDIDAS PARA SE PROTEGER DOS RAIOS. Nem sempre se pode contar com a proteção de um para raios e é conveniente saber que durante uma tempestade : 1-Não fique em espaços abertos,botes, praias, no topo de prédios ou de arvores, 2-Não fique perto de cercas de metal ou varal de roupas 3-Não fique dentro da casa com as janelas abertas 4-Dentro de casa : não fale ao telefone, desligue aparelhos elétricos das tomadas, não tome banho( mas depois que passar a tempestade pode viu!!) 5-Se estiver na rua não se deite no chão, só se agache, se estiver em grupo de pessoas, afastem-se umas das outras 6- E POR ULTIMO A MAIS IMPORTANTE !! :

×