Básica optica e espelho plano

2,696 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,696
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
570
Actions
Shares
0
Downloads
79
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Básica optica e espelho plano

  1. 1. Questão 01 - (UEL PR) Em um dia ensolarado, você observa a sombra de uma torre projetada no chão e resolve fazer uma estimativa da altura da mesma. Qual das alternativas apresentadas abaixo lista as grandezas necessárias para efetuar este cálculo? a) A distância entre você e a torre, o comprimento de sua sombra projetada no chão e o comprimento da sombra da torre projetada no chão. b) A distância entre a Terra e o Sol e o ângulo de elevação do Sol com relação à linha do horizonte. c) A distância entre a Terra e o Sol e o comprimento da sombra da torre projetada no chão. d) A sua altura, o comprimento de sua sombra projetada no chão e o comprimento da sombra da torre projetada no chão. e) O comprimento de sua sombra projetada no chão, a distância entre a Terra e o Sol, bem como a distância entre você e a torre. Questão 02 - (FATEC SP) As figuras abaixo mostram um espelho plano E na frente do qual se encontra um objeto O e um observador P. Das alternativas abaixo, aquela que melhor representa o caminho seguido pelo raio luminoso que partindo de O atinge o observador P, por reflexão no espelho E, é a) b) c) d) e) Questão 03 - (UFAM) Um homem de altura y está a uma distância D de uma câmara escura de orifício de comprimento L. A sua imagem formada no interior da câmara tem uma altura y/20. Se duplicarmos a distância entre o homem e o orifício, a nova imagem terá altura: a) y/120 b) y/80 c) y/60 d) y/2 e) y/40 Questão 04 - (UEL PR) Pinhole, do inglês “buraco de agulha”, é uma câmera fotográfica que não dispõe de lentes. Consegue-se uma imagem em um anteparo quando a luz, proveniente de um objeto, atravessa um pequeno orifício. De acordo com os conhecimentos em ótica geométrica e com os dados contidos no esquema a seguir, determine a distância D, do orifício da câmera (pinhole) até a árvore. a) 2 m. b) 4 m. c) 40 m. d) 50 m. e) 200 m. Questão 05 - (UNESP) Um pai, desejando brincar com seu filho com a sombra de um boneco projetada na parede, acende uma lâmpada, considerada uma fonte de luz puntiforme, distante 2 metros do boneco e 6 metros da parede na qual a sombra será projetada.
  2. 2. Admitindo que a altura do boneco seja igual a 20 cm, qual a altura da sombra projetada na parede? Faça um desenho, na folha de respostas, representando os raios de luz a partir da lâmpada até a parede e indicando a posição do boneco e a região de sombra. Questão 06 - (PUCCAMP SP) Uma pessoa se coloca na frente de uma câmara escura, a 2 m do orifício dessa câmara e a sua imagem que se forma no fundo da mesma tem 6 cm de altura. Para que ela tenha 4 cm de altura, essa pessoa, em relação à câmara, deve a) afastar-se 1 m. b) afastar-se 2 m. c) afastar-se 3 m. d) aproximar-se 1 m. e) aproximar-se 2 m. Questão 07 - (ESCS DF) Um homem tem 1,80m de altura. A relação entre os tamanhos das imagens formadas numa câmara escura através de um orifício, quando o indivíduo se encontra, respectivamente, às distâncias de 48m e 72m será de: a) 3,5 b) 3,0 c) 2,5 d) 2,0 e) 1,5 Questão 08 - (UDESC) Considere as proposições sobre a luz e assinale a alternativa incorreta. a) A luz se propaga em linha reta nos meios homogêneos e, ao incidir sobre a superfície de um espelho côncavo, é refletida. b) Quando um raio de luz segue uma trajetória num sentido qualquer e é refletido por um espelho plano, o raio refletido seguirá a mesma trajetória do raio incidente. c) Em um meio homogêneo, a luz que incide sobre uma lente pode seguir direções diferentes após atravessar essa lente, mas ainda em linha reta. d) Os raios luminosos são independentes entre si, por isso, podem cruzar-se sem que suas trajetórias sejam alteradas. e) No vácuo, a luz propaga-se em linha reta. Questão 09 - (UNESP) Os gatos 1 e 2 encontram-se parados em um ambiente iluminado apenas por duas lâmpadas puntiformes penduradas no teto. O único obstáculo existente nesse ambiente é uma mesa opaca de tampo horizontal, apoiada no solo, também horizontal e opaco. Os gatos estão em um mesmo plano vertical (o plano da figura), que contém as lâmpadas e que passa pelo centro da mesa. Desconsiderando a reflexão da luz em qualquer superfície e efeitos de difração nas bordas da mesa, pode-se afirmar que os gatos 1 e 2 encontram-se, respectivamente, em regiões de a) sombra e de penumbra. b) sombra e de sombra. c) sombra e iluminada pelas duas lâmpadas. d) penumbra e iluminada pelas duas lâmpadas. e) penumbra e de penumbra.
  3. 3. Questão 10 - (FAMECA SP) A projeção de sombras numa parede branca é uma divertida brincadeira baseada em alguns princípios físicos. A figura mostra uma sombra com o formato de um coelho, obtida com as mãos funcionando como obstáculos, posicionadas entre uma fonte de luz e a parede. A projeção apenas de sombras na situação mostrada, sem a presença de penumbras, só é possível a) porque a luz pode propagar-se em trajetória curva, contornando as mãos. b) se as mãos forem bem pequenas, como as de uma criança. c) se as dimensões do ambiente onde a projeção é feita forem bem maiores do que as das mãos. d) se as mãos estiverem bem distantes da parede. e) se a fonte de luz tiver tamanho desprezível em relação às dimensões das mãos. Questão 11 - (FAVIP PE) Uma pessoa a 10 m de um grande espelho plano vertical se aproxima dele ao longo da direção perpendicular ao espelho. A velocidade da pessoa em relação à sua imagem é constante e igual a 1 m/s. Em quanto tempo a pessoa irá bater no espelho? a) 5 s b) 10 s c) 15 s d) 20 s e) 25 s Questão 12 - (ASCES PE) A figura a seguir ilustra um raio de luz incidindo em um espelho plano e sendo refletido. A linha tracejada é normal à superfície do espelho. Se o ângulo  é igual a 37º, a soma  +  vale a) 18,7º b) 55,5° c) 74º d) 90º e) 127º Questão 13 - (UESPI) Uma bola vai do ponto A ao ponto B sobre uma mesa horizontal, segundo a trajetória mostrada na figura a seguir. Perpendicularmente à superfície da mesa, existe um espelho plano. Pode-se afirmar que a distância do ponto A à imagem da bola quando ela se encontra no ponto B é igual a:
  4. 4. a) 8 cm b) 12 cm c) 16 cm d) 20 cm e) 32 cm Questão 14 - (ESCS DF) Na figura abaixo, E representa um espelho plano, r representa um raio de luz que incide no espelho e é refletido. O ângulo de incidência é de: a) 20° b) 30° c) 40° d) 50° e) 60° Questão 15 - (MACK SP) Certa pessoa possui um espelho plano retangular, de 90cm de altura. Quando ela fica em pé diante do espelho, disposto verticalemnte e convenientemente posicionado, consegue ver sua imagem de corpo inteiro. Nessas condições, pode–se afirmar que a referida pessoa tem uma altura máxima de a) 1,80m b) 1,70m c) 1,67m d) 1,53m e) 1,35m Questão 16 - (UFRJ) Uma pessoa está a 3,5 metros de um espelho plano vertical, observando sua imagem. Em seguida, ela se aproxima até ficar a 1,0 metro do espelho. Calcule quanto diminuiu a distância entre a pessoa e sua imagem. Questão 17 - (FUVEST SP) Uma jovem está parada em A, diante de uma vitrine, cujo vidro, de 3 m de largura, age como uma superfície refletora plana vertical. Ela observa a vitrine e não repara que um amigo, que no instante t0 está em B, se aproxima, com velocidade constante de 1 m/s, como indicado na figura, vista de cima. Se continuar observando a vitrine, a jovem poderá começar a ver a imagem do amigo, refletida no vidro, após um intervalo de tempo, aproximadamente, de:
  5. 5. a) 2 s b) 3 s c) 4 s d) 5 s e) 6 s Questão 18 - (UFRRJ) Dois sistemas ópticos, representados abaixo, usam espelhos planos, ocorrendo as reflexões indicadas. Após as reflexões, suas imagens finais são: Sistema A Sistema B a) b) c) d) e) Questão 19 - (FUVEST SP) Desejando fotografar a imagem, refletida por um espelho plano vertical, de uma bola, colocada no ponto P, uma pequena máquina fotográfica é posicionada em O, como indicado na figura, registrando uma foto. Para obter outra foto, em que a imagem refletida da bola apareça com diâmetro duas vezes menor, dentre as posições indicadas, a máquina poderá ser posicionada somente em: A figura, vista de cima, esquematiza a situação, estando os pontos representados no plano horizontal que passa pelo centro da bola. a) B b) C c) A e B d) C e D e) A e D Questão 20 - (UNIFICADO RJ) Na figura absixo tem-se o perfil de um espelho plano E, desenhado sobre um eixo OY. Para que um raio luminoso emitido por uma fonte pontual em A atinja o ponto P, após refletir nesse espelho, ele deve incidir em um ponto do espelho cuja ordenada Y vale:
  6. 6. P E Y A 0 1 1 a) 1 b) 1,5 c) 2 d) 2,5 e) 3 GABARITO: 1) Gab: D 2) Gab: C 3) Gab: E 4) Gab: C 5) Gab: 60 cm 6) Gab: A 7) Gab: E 8) Gab: B 9) Gab: A 10) Gab: E 11) Gab: D 12) Gab: D 13) Gab: D 14) Gab: E 15) Gab: A 16) Gab: Em um espelho plano, a distância entre imagem e objeto é o dobro da distância entre imagem e espelho. Desse modo, antes de a pessoa se aproximar do espelho a distância entre ela e sua imagem é 3,5 m x 2 e, depois de se aproximar, 1,0 m x 2. Portanto, na aproximação a distância diminuiu 3,5 m x 2 − 1,0 m x 2, isto é, 5,0 m . 17) Gab: A 18) Gab: B 19) Gab: E 20) Gab: C

×