Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Storytelling: Como fazer história com os seus conteúdos

22,026 views

Published on

Descubra como potencializar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo através das técnicas de storytelling.
Essa apresentação foi utilizada durante um webinar de treinamento dos freelancers Rock Content.

Published in: Marketing
  • Be the first to comment

Storytelling: Como fazer história com os seus conteúdos

  1. 1. STorytelling: Como fazer história com os seus conteúdos
  2. 2. Olá!Meu nome é André Mousinho Sou Especialista em Marketing de Conteúdo, editor do blog marketingdeconteudo.com e apaixonado por boas histórias. Você pode me contactar pelo email: andre@rockcontent.com
  3. 3. 1. O que é storytelling? Começando do básico
  4. 4. Storytelling × Story = história / Telling = contar × Tem o intuito de encantar e cativar a audiência Podemos definir Storytelling como a arte contar boas e relevantes histórias.
  5. 5. “Um fato tem 20 vezes mais chances de ser lembrado se estiver ancorado em uma história” - Jerome bruner
  6. 6. Storytelling Como os dois conceitos se unem!
  7. 7. 2. A importância de um conteúdo único Por que você precisa ser diferente
  8. 8. Os efeitos de um conteúdo único A internet está lotada de conteúdos e a grande maioria se limita ao padrão. Quando você sai do lugar comum, oferece uma experiência nova para o usuário cativando a sua audiência e fidelizando o seu público.
  9. 9. 6 motivos para você criar conteúdos diferentes Encanta o público Seu conteúdo surpreenderá o seu público oferecendo uma experiência diferente do que os outros oferecem . Sai do Lugar comum Quando você produz um conteúdo diferente de todos os que já estão online, ganha autoridade com o seu público. Chega de fórmulas! Gera engajamento Quando você encontra um conteúdo incrível e diferenciado, quer compartilhar com outras pessoas Maior Potencial de viralização Esse grande engajamento pode gerar um efeito dominó de compartilhamentos. As pessoas vão falar dele Você tem uma grande oportunidade de receber menções de marcas e outros produtores de conteúdo Converte O público se conecta com o conteúdo e deseja receber outros e fazer parte da sua comunidade.
  10. 10. 3. Como contar uma boa história Pré-requisito para o Storytelling é produzir histórias relevantes
  11. 11. Os elementos de uma boa história × Gera conexão com os leitores × Ótimas personagens × Possui um conflito × Gera surpresa × Inspira o leitor (leva à uma ação positiva) × Precisa ser relevante × Tem começo, meio e fim (óbvio)
  12. 12. Escreva para encantar seu público, e não você mesmo!
  13. 13. A jornada do herói O que Luke Skywalker, Bilbo Bolseiro, Harry Potter e Katniss Everdeen tem em comum com os heróis mitológicos?
  14. 14. O herói de mil faces O conceito do Monomito surgiu na obra de Joseph Campbell. O Arquétipo do herói por trás de todos os mitos. Os mitos de todas as civilizações oferecem um nº limitado de respostas aos mistérios da vida Adaptado em 12 Estágios da Jornada do Herói - "The Writer's Journey" (Christopher Vogler)
  15. 15. 1. Mundo comum Representa a situação ordinária do herói. Ele vive em seu mundo comum sem a percepção do problema que enfrenterá em sua jornada!
  16. 16. 2. Chamado para a aventura Algum fator externo desafia o herói a sair da sua rotina habitual. O herói percebe algo além do seu Mundo Comum.
  17. 17. 3. Recusa ao chamado O herói, por instinto, tende a recusar o chamado inicialmente. Ele fica relutante em aceitar uma grande mudança.
  18. 18. 4. Encontro com o mentor O herói conhece o seu mentor. Geralmente alguém mais velho e experiente que incentiva o herói a abraçar o seu chamado.
  19. 19. 5. Travessia do primeiro limiar (Aceita o chamado) O momento que o herói aceita o chamado, representa a saída do seu Mundo Comum e a entrada no Mundo Especial (ou desconhecido).
  20. 20. 6. Testes, aliados e inimigos Ser um herói exige trabalho duro. Ele enfrenta desafios e inimigos. Nesse momento de teste o herói encontra os aliados para a sua jornada.
  21. 21. 7. Aproximação da caverna profunda O herói se aproxima do seu grande desafio e da recompensa escondida na Caverna Profunda.
  22. 22. 8. Provação máxima O herói enfrenta o maior desafio da sua jornada. Precisa enfrentar uma situação onde dificilmente consegue resolver e desafia a morte.
  23. 23. 9. Recompensa O herói vence e conquista a sua recompensa. Pode ser um objeto de empoderamento, um tesouro ou até um grande amor. Após enfrentar a morte o herói retorna mais forte.
  24. 24. 10. Caminho de volta O herói recebe uma nova provação. O que mede o seu comprometimento com seus novos valores.
  25. 25. 11. ressurreição A ressurreição representa a decisão ou a mudança completa do herói. Fazendo um contraponto entre quem ele era e quem se tornou.
  26. 26. 12. Retorno com o elixir O herói retorna ao mundo comum, porém transformado e com novos valores.
  27. 27. Você é o herói da sua própria história! Podemos ver o ciclo do herói acontecendo em diferentes formas na nossa vida cotidiana.
  28. 28. “Na Caverna em que você tem medo de entrar está o tesouro que Você Busca” - Joseph campbell
  29. 29. 4. Storytelling e o marketing Aplicar o Storytelling nos conteúdos da empresa pode gerar conexão e vendas!
  30. 30. A Jornada do herói cliente Atração Interesse Decisão
  31. 31. Atração Mundo Comum O potencial cliente não tem percepção do seu problema. Chamado para aventura Precisa de algo para aumentar a sua percepção. Um chamado para uma solução na sua vida. Mentor Você pode ser o mentor dele. Educando e apresentando a ele as mudanças positivas que ele pode sofrer.
  32. 32. Interesse (consideração) Travessia do limiar A pessoa reconhece que tem um problema e precisa resolvê-lo. Testes A pessoa começa a estudar sobre o tema e buscar uma solução para resolver esse problema. Aproximação da Caverna A pessoa descobre como solucionar o seu problema.
  33. 33. Decisão Recompensa e caminho de volta Agora que sabe o que precisa definirá a sua recompensa. Ressurreição Toda a jornada levou o cliente até esse momento. É aqui que tudo que ele aprendeu culminará em sua decisão. Retorno com o Elixir A pessoa escolhe a solução e volta ao seu cotidiano com um novo valor agregado.
  34. 34. 5. Aplicando o storytelling nos seus conteúdos Como fazer história com os seus conteúdos
  35. 35. Benefícios do storytelling Fator emocional A persona se identifica com a história e a personagem que você criou. Baseie suas personagens na sua persona. Revela sua personalidade A maneira como você conta uma história revela ao público a sua personalidade. As pessoas querem mais As pessoas vão ansiar por novas história bem contadas. Você à frente da concorrência Esse pode ser um diferencial para separar você como redator. Conduzem pela jornada do cliente As histórias podem conduzir os leitores pelo funil de vendas..
  36. 36. Formas de usar o Storytelling nos conteúdos Conteúdo é o Storytelling Todo o conteúdo é uma história com começo, meio e fim. Possui uma trama e a criação de personagens. Storytelling como parte do conteúdo O conteúdo em si não é em Storytelling, mas uma história é utilizada com um intuito dentro do conteúdo. Storytelling na estrutura do conteúdo O conteúdo não é uma história e nem possui uma, mas é estruturado com uma narrativa que evolui como uma história.
  37. 37. Conteúdo é a história Nesse tipo de conteúdo você contará uma história completa, desenvolvida e com personagens. Podem ser histórias fictícias ou reais, como cases de sucesso. Exemplos: https://marketingdeconteudo.com/guia-do-marketeiro-das-galaxias/ https://marketingdeconteudo.com/rock-your-business/ https://saiadolugar.com.br/big-sanduiche/
  38. 38. Parte do conteúdo Dentro de um conteúdo, você pode utilizar uma história como meio de exemplificar uma situação. Podem ser utilizados nos mais variados formatos, como vídeos, tirinhas, infográficos e conteúdo textual. Exemplos: https://marketingdeconteudo.com/principal-fator-de-seo/
  39. 39. estrutura do conteúdo O seu conteúdo pode estruturado com base em uma história. Você quer apresentar um conteúdo que tire a dúvida do leitor, dessa forma você pode usar desde a descoberta da dúvida até a solução como a estrutura do seu conteúdo. Exemplos: https://marketingdeconteudo.com/marketing-de-conteudo/ https://marketingdeconteudo.com/como-criar-um-blog/
  40. 40. Dicas finais Treine bastante! A melhor forma de aprender a escrever e evoluir a sua narrativa é escrevendo bastante! Crie um portfólio A maneira como você conta uma história revela ao público a sua personalidade. Encontre um mentor Encontre boas referências para você acompanhar e aprender lições para melhorar o seu Storytelling, Foco na sua Persona A história é escrita para a persona. Surpresa, personagens, clímax, tudo tem que ser focado nela! Produza conteúdos com a sua cara Um problema da internet atualmente são os conteúdos sem identidade. Todo texto parece escrito pela mesma pessoa.
  41. 41. obrigado! ASSISTA AO WEBINAR COMPLETO https://goo.gl/ynvkkQ

×