Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Seminário 1º Tema parte III - Estados de processos e escalonamento de processos

479 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Seminário 1º Tema parte III - Estados de processos e escalonamento de processos

  1. 1. TEMA PARTE III – Estados de processos e escalonamento de processos Estados de processos Para o sistema operacional organizar os processos que serão atendidos eles sãoatribuídos estados para os mesmos. Diagrama de Estados de ProcessosQuem armazena essas informações como os estados de processos e outras como: tempo eexecução, por exemplo, é o PCB (Process Control Block). Escalonamento de processos O escalonamento de processos ou agendador de tarefasé uma atividadeorganizacional feita pelo escalonadorda CPU ou de um sistema distribuído, possibilitandoexecutar os processos mais viáveis e concorrentes.
  2. 2. Tipos básicos 1. Escalonador de curto prazoSeleciona entre os processos em estado de pronto que estão na memória, para seremexecutados pelo processador. O escalonador de curto prazo faz decisões de escalonamentomuito mais frequentemente que os de médio e longo prazo. 2. Escalonador de médio prazoSeleciona entre os processos que estão na memória virtual, reduz o grau de multiprogramação.Ele temporariamente remove o processo da memória principal e o coloca na memóriasecundária (swap) fazendo as operações de swapping in e swapping out. 3. Escalonador de longo prazoSeleciona entre os processos novos, os que são limitados por entrada/saída e os que sãolimitados por CPU, dando prioridade aqueles limitados por I/O, já que utilizam menos tempo oprocessador. Este escalonador é o responsável pelo grau de multiprocessamento, ou seja aquantidade de processos que o sistema irá trabalhar. Definição Para que a CPU não fique muito tempo sem executar tarefa alguma, os sistemasoperacionais utilizam técnicas para escalonar os processos que estão em execução ao mesmotempo na maquina.O escalonamento de processos é uma tarefa complicada, pois nenhumalgoritmo é totalmente eficiente e a prova de falhas, principalmente em se tratando de sistemasinterativos, como o Windows, pois a interação com o usuário é fundamental para este sistemaonde quem o utiliza procura respostas rápidas e a todo o momento processos sãointerrompidos pelo usuário.O escalonador do SO utiliza alguns critérios de escalonamento, como: a taxa de utilização deCPU, que é a fração de tempo durante a qual ela está sendo ocupada, tempo de resposta:intervalo entre a chegada ao sistema e inicio de sua execução, tempo de espera: soma dosperíodos em que o programa estava no seu estado pronto. Objetivos do EscalonamentoO projeto de um escalonador adequado deve levar em conta uma série de diferentesnecessidades, ou seja, o projeto de uma política de escalonamento deve contemplar algunsobjetivos, entre eles, maximizar a produtividade, minimizar o tempo de resposta para usuários,minimizar a sobrecarga, favorecer processos, balancear o uso de recursos.

×