122172 1444

655 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
655
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
48
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

122172 1444

  1. 1. LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES* Algoritmos e Lógica de Programação Conceitos Básicos Profa. MSc. Ana Carolina Costa de Oliveira
  2. 2. Apresentação• Introdução• Por que precisamos de algoritmos• Características• Formas de representação• Estruturas chaves da construção de algoritmos
  3. 3. Introdução Para que exista comunicação é necessário estabelecer padrões e regras que podem ser: Falados, Escritos, Desenhados e/ou Representados em símbolos.
  4. 4. Introdução Regras de comunicação Predicado Sujeito Sujeito Verbo preposição Substantivo composto transitivo João Maria foram ao cinema
  5. 5. Linguagem de programaçãoA comunicação com o computadortambém é feita através de umconjunto de regras, originando auma: Linguagem de Programação Exemplos de linguagens de programação: PASCAL, C, CLIPPER, BASIC, COBOL, Python, C#, PHP, JAVA, AJAX, HTML, ASP , etc.
  6. 6. Definição de programasProgramas ou software são seqüências finitas de ordens que têm o objetivo de resolver um problema, apresentar uma figura, calcular valores, tomar ou auxiliar decisões.
  7. 7. Lógica de programação Para se programar em uma linguagem é necessário possuir Lógica de Programação.Lógica de Programação consiste em compreender claramente osdiversos passos e funções que são realizados na execução de um programa.
  8. 8. ALGORITMOS
  9. 9. ALGORITMOS É uma seqüência de instruções organizadas de forma lógica e estruturada (sem desvios), expressas em linguagem natural (Português estruturado), que tem por finalidade resolver um problema ou descrever uma tarefa.
  10. 10. ALGORITMOS Um conjunto finito de regras que provê uma seqüência de operações para resolver um tipo de problema específico” [KNUTH]“Seqüência ordenada, e não ambígua, de passos que levam à solução de um dado problema” [TREMBLAY] “Processo de cálculo, ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições, as regras formais para a obtenção do resultado ou da solução do problema” [AURÉLIO]
  11. 11. ALGORITMOS Algoritmo não é a solução de um problema, pois, se assim fosse, cada problema teria um único algoritmo. Algoritmo é um caminho para a solução de um problema, e em geral, os caminhos que levam a uma solução são muitas.
  12. 12. ALGORITMOS• O aprendizado de algoritmos não se consegue a não ser através de muitos exercícios.• Algoritmos não se aprende: – Copiando Algoritmos – Estudando Algoritmos• Algoritmos só se aprendem: – Construindo Algoritmos – Testando Algoritmos
  13. 13. Exercício
  14. 14. SapoNeste jogo dos sapinhos, o objetivoé inverter os sapos de lado, ou seja,os que estão na esquerda devemser levados para a direita. Cadasapo só pode pular para a pedra àfrente ou saltar um sapo do timeoposto. Clique no sapo para que elepule.
  15. 15. Libertará o prisioneiro Você Só libertará o prisioneiro se colocar 6 litros de água na balança. click no balde para tirar água da cacimba. click na boca da garrafa para mudar de uma para outra. click na rolha para esvaziar a garrafa. boa sorte..
  16. 16. Jogo Travessia do Rio Jogo Travessia do Rio : O objetivo do jogo é atravessar todos os integrantes para o outro lado do rio. As regras são as seguintes: 1 - Somente o pai, a mãe e o policial sabem pilotar o barco 2 - A mãe não pode ficar sozinha com os filhos 3 - O pai não pode ficar sozinho com as filhas 4 - O prisioneiro não pode ficar sozinho com nenhum integrante da família 5 - O barco só pode transportar 2 pessoas por vez 6 - Você pode ir e vir com as pessoas quantas vezes precisar
  17. 17. On-linehttp://www.leoakio.com/jogos.html Padres e Canibais: Lógica - Não deixe que o número de canibais seja maior que o número de padres em nenhuma das margens. Pingüins: Lógica - Ajude os pingüins a atravessarem para o outro iceberg. Ponte Escura: Lógica - Ajude as pessoas atravessarem a ponte.
  18. 18. ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃOAna Carolina Costa de Oliveira

×