Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aparelho Reprodutor Masculino

4,998 views

Published on

  • Be the first to comment

Aparelho Reprodutor Masculino

  1. 1. Glândulas sexuais OVÁRIOS TESTÍCULOS
  2. 2. Produzidos pela hipófise : FSH e LH Produzidos pelos ovários : ESTRÓGENO PROGESTERONA Produzidos pelos testículos : TESTOSTERONA
  3. 3. A participação do homem na função da reprodução consiste na produção e na emissão de gametas (células sexuais) masculinos móveis, os espermatozóides.
  4. 4. O sistema reprodutor masculino humano compõe-se da genitália masculinas externa, formada pelo pênis e pela bolsa escrotal, e por órgãos internos ao corpo, entre os quais se destacam os testículos,os epidídimos, canais (ductos) deferentes, a próstata e as vesículas seminais, os ductos ejaculadores e o pênis.
  5. 5. TESTÍCULO Órgão formador de espermatozóides: Constituído de túbulos seminíferos: células germinativas =>espermatozóide. Ficam cerca de 2 a 3ºC inferior à temperatura corporal=> => formação normal de espermatozóides. SACO ESCROTAL É uma bolsa de pele situada abaixo do pênis, que aloja um par de testículos (gônadas masculinas).
  6. 6. . Curiosidade: Homens que apresentam os testículos embutidos na cavidade abdominal, anomalia denominada criptorquia, não formam espermatozóides, sofrendo esterilidade temporária.
  7. 7. TESTICULOS: são duas glândulas de forma oval, situada no escroto. A produção de espermatozóides, ou espermatogênese, é garantida pelos testículos. Cada testículo possui numerosos túbulos seminíferos. Onde ocorrem as divisões celulares, e as células resultantes se diferenciam em espermatozóides.
  8. 8. Do túbulos seminíferos,os espermatozóides são encaminhados para o epidídimo, onde atingem a fase de maturação e ganham mobilidade. A testosterona, hormônio sexual masculino, é secretada por células que ficam entre os túbulos seminíferos. A produção de testosterona é estimulada pelo hormônio luteinizante (LH), produzido pela hipófise. O hormônio folículo estimulante (FSH), também produzido pela hipófise, promove a espermatogênese ou produção de espermatozóides.
  9. 9. Epidídimo: enovelado de túbulos localizados sobre o testículo, onde ocorre o término da maturação dos espermatozóides que ficam até a sua eliminação durante o ato sexual. Canais deferentes Dois tubos musculosos que partem dos epidídimos e sobem para o abdome, contornando a bexiga urinária. Fusão sob a bexiga: forma o duto ejaculador que desemboca na uretra.
  10. 10. URETRA Ducto comum aos sistemas reprodutor e urinário do homem. Os espermatozóide móveis chegam até a uretra passando pelos ductos deferentes. Cada ducto deferente se une ao canal da glândula seminal e formam um tubo único, o ducto ejaculatório. Estes, por sua vez, lançam os espermatozóides em um outro canal, a uretra.
  11. 11. Glândulas Seminais Produzem um líquido denso, rico em frutose que nutre os espermatozóides e aumenta sua mobilidade. Compõe 60% do sêmen. Próstata Produz um líquido viscoso que neutraliza a acidez de restos de urina na uretra e a acidez da vagina. Glândulas Bulbouretrais Acredita-se que contribua para a limpeza do canal uretral antes da passagem dos espermatozóides.
  12. 12. Ao conjunto formado pelos espermatozóides e os líquidos produzidos pelas glândulas seminais, pela próstata e pelas glândulas bulbouretrais dá-se o nome de esperma ou sêmen.

×