Dropbox Space Race - Melhor Campanha de Marketing Digital em 2012

2,552 views

Published on

O objetivo da campanha foi atrair novos usuários para uso do serviço através de uma competição universitária online que utilizou como seed usuários universitários previamente cadastrados e conhecedores do Dropbox.

Published in: Business
6 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
2,552
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
954
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
6
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dropbox Space Race - Melhor Campanha de Marketing Digital em 2012

  1. 1. Melhor Campanha de Marketing Digital em 2012 Análise rápida e objetiva da estratégia da campanha “Space Race” promovida pela empresa Dropbox
  2. 2. Melhor Campanha de MarketingO objetivoDigital em 2012 da campanha é atrair novosusuários para uso do serviço através de umacompetição universitária online que utilizacomo seed* usuários universitáriospreviamente cadastrados e conhecedoresdo Dropbox. Acesse a campanha aqui para ter uma visão geralSeed* Número inicial mínimo de pessoas que divulgam a campanha paragerar momentum. No caso, os usuários divulgaram pelo boca a boca e acampanha viralizou.
  3. 3. Análise da CampanhaIdentificando os 10 itens matadores
  4. 4. Título Chamativo e inteligente Em “Space Race” a palavra space pode ter diversas interpretações, pois pode ser associada a “corrida doespaço sideral” como sugere a ilustração da página dandoefeito de descobrimento, ou pode ser ligada a “corrida por espaço Dropbox” dando um caráter mais objetivo ao serviço da empresa.
  5. 5. Call To ActionEarn free Dropbox space for everyone at your school!“Ganhe pra todo mundo” - Proposta de valor (individual e coletiva) bemalinhada com a campanha universitáriaSign up (or sign in if youre already on Dropbox) to get an extra 3 GB for twoyears“Ganhe 3 GB de espaço” - Benefício claro de participação
  6. 6. Coleta Integrada de informaçõesO campo de coleta de dados estáintegrado de modo perfeito bem após o“Call do Action”, ou seja, é feita umachamada em 2) para gerar a ação decadastro sem dispersar a atenção dointeressado.
  7. 7. Somente o Necessário Toda página é pensada num design minimalista, inclusive nos textos. Segue o padrão “why – how – what”What: É a explicação do que é o Dropbox . O detalhe é que ocupa espaço de um tweet “Dropbox is a fre service...” How – Como pode ser utilizado o Dropbox com exemplos Why – O “share” é o elemento central do porquê deve ser utilizado o Dropbox, diferenciando o mesmo dos serviços de armazenamento físico padrão (pen drive ou hard disk). Note que aqui o “share” é o why relacionado a campanha. O why da empresa Dropbox é algo como “organize suas informações e as acesse de qualquer lugar”
  8. 8. Ranking O ranking é o grande termomêtro da parte coletiva da competição despertandocuriosidade num primeiro momento e no instante posterior gera o desejo de fazer sua universidade estar no topo. Um efeito colateral positivo do ranking é que tambémserve como endosso de participação, pois as universidades com grandes quantidades de alunos são, em geral, as mais renomadas.
  9. 9. Após o Cadastro é que a estratégia viral acontece
  10. 10. Mantendo o Fluxo Esta campanha é genial na condução do usuário na sequência de eventos. Após a realização do cadastro o usuário é levado a esta página de confirmação que segue o mesmo padrão da anterior inclusive apresentando a mesma parte superior. O mais relevante é que ela também já é a página do “passe a corrente adiante”, docompartilhe, como podemos ver na segunda metade da página. O direcionamento dousuário é pensado de modo muito otimizado prendendo sua atenção e aumentando a conversão nas ações a serem realizadas nos momentos posteriores.
  11. 11. Gamificação Neste ponto da campanha o usuário já virou um cadastrado e teve seu benefício individual imediato preenchido (ganhou 3 GB de espaço). Então a imagem abaixoinsere o usuário dentro do contexto coletivo da campanha e realimenta o desejo de ganhar mais espaço ou mesmo trazer mais pessoas da universidade para ganhar a competição.
  12. 12. Objetivos ColetivosCada novo amigo que o recém cadastrado trouxer vale pontos comuns à universidade e que melhoram o posicionamento no ranking. Esta dinâmica de convidar amigos já existia no Dropbox, mas aqui ela vai além do benefício próprio “quero ver minha universidade no topo do ranking”
  13. 13. Suporte e Treinamento Toda estratégia do “Space Race” é pensada como um jogo, mas chama atenção ariqueza de detalhes colocados de modo bastante simples e objetivo. Pra Dropbox não bastou apenas adquirir novos usuários, ela se preocupou também com a questão do suporte e treinamento com baixo custo no novo serviço. Fez isso oferecendo pontos extras ao usuário que completar o tutorial de como utilizar o serviço.
  14. 14. Meta com MétricaÉ estabelecida uma meta bastante ousada para o grupo de alunos da universidade, os3 GB iniciais oferecidos podem virar 25 GB através do engajamento. As métricas são os pontos ganhos e/ou o espaço ganho. Sendo que para os dois parâmetros o acompanhamento é bastante facilitado. No primeiro através do 4) ranking e no segundo através da figura do foguete destacada em 6)
  15. 15. ViralidadeA campanha tem se espalhado rapidamente por todas as redes sociais (twitter, facebook,linkedin etc), já recebi emails de diversos amigos da faculdade, emails de grupos internos das faculdades (google grupos) e até eventos do facebook como o que ilustra o slide.
  16. 16. Melhor Campanha de Marketing Digital em 2012 Obrigado. Curtiu? – Compartilhe! Mais sobreempreendorismo digital em RobertoFermino.com

×