Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Centro Educacional Moranguinho
Docente: Discente: Rita de Cássia de Freitas Série: 9º Ano do Ensino Fundamental SAS
Data d...
2.3“Inicialmente, a região dedicava-se à pecuária e à agricultura, entretanto essas
fontes econômicas não rendiam muitos l...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Modelo do fichamento citação 9º ano 2016

3,658 views

Published on

Modelo do fichamento citação 9º ano 2016

Published in: Education
  • Be the first to comment

Modelo do fichamento citação 9º ano 2016

  1. 1. Centro Educacional Moranguinho Docente: Discente: Rita de Cássia de Freitas Série: 9º Ano do Ensino Fundamental SAS Data de Entrega: 25/05/2015 Atividade: Fichamento Capítulo 02 Componente Curricular: Geografia ASSUNTO: VILELA, Lys. Livro: História: 1ª série /Lys Vilela- 1. Ed. –Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2015. (Coleção Integrada) - Cap. 08: Idade Média CITAÇÃO COMENTÁRIO-IDEAÇÃO 1. tema (subtítulo) 1.1“O Império Bizantino surgiu da divisão do Império Romano em Ocidental e Oriental, proposta por Teodósio (imperador romano) em 395 d.C.[...]” (p. 4) 1.2“O estudo de Deus encontrava em Constantinopla um solo verdadeiramente fértil. Sendo roa para o Oriente, tendo sua cultura influenciada pela proximidade com a Grécia e posição política e geográfica voltada para o cristianismo, o povo de Constantinopla aquecia, por todas as partes, os debates políticos sobre inúmeras questões religiosas[...]” (p. 5) 2.tema (subtítulo) 2.1“Por ser um território de passagem, o Império Bizantino tinha sua economia baseada no comércio[...]” (p. 6) 2.2“O islamismo é dividido em dois credos básicos[...]” O Império Oriental fez sua sede em Constantinopla, onde preservava-se a cultura romana, porém, a sua proximidade com o Oriente, fez de Constantinopla um celeiro de novidades em quase todos os aspectos de formação social. Assim isolou- se, criando vida própria e conceitos dirigidos com base nos mistos citados. Existiam as ideias de Nestório e de Cirilo de Alexandria. Na de Nestório, Cristo tinha duas naturezas separadas, a divina e a humana. E na de Cirilo de Alexandria, que afirmava que Cristo tinha, ao mesmo tempo, a natureza humana e a divina não tinha distinção entre elas. O governo tinha um forte controle sobre os comerciantes da época. Era dividido em altos funcionários públicos, o governante, o alto clero ortodoxo e os grandes comerciantes.
  2. 2. 2.3“Inicialmente, a região dedicava-se à pecuária e à agricultura, entretanto essas fontes econômicas não rendiam muitos lucros, devido às terras inóspitas improdutivas[...]” 2.4“Na África, o Egito foi a primeira região conquistada. A conversão ao islã foi facilitada pelos conflitos que os egípcios, havia tempos, mantinham com o Império Bizantino[...]” OBS. ATENTAR QUANTOS SUBTITULOS HÁ NO CAPITULO. O sunita defende que o califa (chefe do Estado mulçumano), que acredita no Alcorão como livro sagrado e nas sunas, que seriam os ensinamentos do profeta. O xiita acredita que apenas os descendentes diretos de Maomé podem ser califas, e apenas o Alcorão é fonte de sabedoria e norte religioso. O que facilitou a adesão dos egípcios a nova religião foi sua estrutura simplificada e clara do islã e seu posicionamento social e de poder. OBS. COMENTÁRIO SOBRE AS CITAÇÕES. Parecer Professora:

×