Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Paa bibliotecas escolares 2016 2017

325 views

Published on

Plano Anual de Atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano

Published in: Education
  • Be the first to comment

Paa bibliotecas escolares 2016 2017

  1. 1. 1 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2016-2017 A – Currículo, literacias e aprendizagem Subdomínio Objetivos do Projeto Educativo Objetivos do Quadro Estratégico 2014-2020 do Programa da RBE Atividades A.1. Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos média.  Aprofundar práticas/processos de gestão e articulação curricular adequadas à promoção do sucesso escolar, na perspetiva de uma Escola de qualidade e rigor.  Promover o trabalho colaborativo com os docentes;  Participar em projetos e em atividades pedagógicas, contribuindo para a melhoria dos resultados dos alunos e para a resolução de problemas de aprendizagem;  Estimular a interação dos alunos com tecnologias e fontes de informação diversificadas.  Promover a igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento e ao exercício da cidadania.  Estimular o gosto pela leitura, pelas artes e pelas ciências.  Trabalho Colaborativo:  Reuniões com as diferentes estruturas (Conselho Pedagógico, Departamentos, Grupos Disciplinares);  Apoio à concretização das atividades curriculares promovidas pelos diferentes Departamentos/Grupos;  Implementação do referencial Aprender com a biblioteca escolar:  Desenvolvimento da atividade Vamos ler e jogar com as personagens com o objetivo de desenvolver a familiaridade com a linguagem icónica e de construir um livro multissensorial;  Desenvolvimento da atividade A brincar também se aprende que tem por objetivo estimular a leitura e o conhecimento sobre autores e obras;  Desenvolvimento da atividade à descoberta de autores e de livros com o objetivo de promover o contacto com o livro e a prática continuada da leitura;  Desenvolvimento da atividade Encontros para Saber+ com o objetivo de promover encontros com convidados para discussão com os alunos sobre questões abertas;  Exposições temáticas, alusivas a efemérides ou a autores;  Formação interna: “A Arte como ferramenta pedagógica”.  Visita cultural.
  2. 2. 2 A.2. Uso das tecnologias e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem.  Aprofundar práticas/ processos de gestão e articulação curricular adequadas à promoção do sucesso escolar, na perspetiva de uma Escola de qualidade e rigor.  Contribuir para o enriquecimento do currículo e das práticas docentes;  Disponibilizar conteúdos formativos e aplicações informáticas de apoio à pesquisa, comunicação e trabalho escolar dos alunos.  “Aprender+ com a Biblioteca Escolar”:  “Formação de Utilizadores da BE”  “À Descoberta da BE” (bibliopaper)  “À Descoberta dos Direitos de Autor”  “Oficina de Escrita”  “Oficina de Ilustração”  “Oficina de multimédia”  Integração das tecnologias nos processos de trabalho:  Planificação com os docentes do trabalho de pesquisa;  Elaboração de guiões e outros materiais de apoio;  Apoio ao trabalho de pesquisa, seleção, tratamento da informação e apresentação do trabalho final;  Produção de guiões e de outros materiais de apoio à pesquisa e utilização da informação pelos alunos.  Produção e partilha de materiais com outras escolas.
  3. 3. 3 B – Leitura e Literacia Subdomínio Objetivos do Projeto Educativo Objetivos do Quadro Estratégico 2014-2020 do Programa da RBE Atividades B.1. Criação e promoção da competência leitora e de hábitos de leitura.  Promover melhorias nas práticas e nos contextos da relação ensino/aprendizagem, assegurando o desenvolvimento das competências fundamentais do currículo nas suas diversas vertentes e domínios  Proporcionar o contacto estreito e regular com o livro e a prática da leitura;  Contribuir para a melhoria qualitativa da aprendizagem e para o domínio das capacidades leitoras  Produção de materiais de apoio ao trabalho de dinamização da leitura;  Atualização regular da coleção e utilização da Internet e de outras fontes de informação nas prospeção, identificação e organização de materiais de interesse;  Disponibilização de livros e de outros recursos às salas de aula ou outros espaços de lazer ou de trabalho e aprendizagem;  Difusão de informação sobre livros e autores, organização de guiões de leitura, bibliografias e de outros materiais de apoio relacionados com matérias de interesse curricular ou formativo. B.2. Atividades e projetos de treino e melhoria das capacidades associadas à leitura.  Incentivar o trabalho em torno do livro, da leitura e das diferentes expressões associadas à leitura;  Criar uma cultura da leitura, impressa e digital;  Promover o gosto e o prazer de ler.  Encontro com autores/ilustradores;  Amostras para Ler+ (atividade de dinamização da leitura);  Concursos Nacionais: Concurso Nacional de Leitura, Faça lá um poema, SuperTmatik, Um conto que contas, Literacia 3D, Semana da Leitura;  Concursos Locais: Top Leitor, À descoberta de autores e de livros, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor em cartaz, Um conto em BD, Ler é um prazer; Autores e Obras em acrósticos;  Comemoração de efemérides: Receção aos alunos e Encarregados de Educação (setembro); Mês das Bibliotecas Escolares/Dia Mundial do Professor (outubro); Dia Nacional da Cultura Científica (novembro); Dia da Internet Segura (fevereiro); Semana da Leitura/Dia Mundial da Poesia /Dia do Livro Português / Dia Mundial do Teatro (março); Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (abril); Dia Internacional da Família (maio).
  4. 4. 4 C – Projetos e Parcerias Subdomínio Objetivos do Projeto Educativo Objetivos do Quadro Estratégico 2014-2020 do Programa da RBE Atividades C.1. Desenvolvimento de atividades e serviços colaborativos com outras escolas/ bibliotecas  Aprofundar a integração da escola e da sua ação educativa na vida, necessidades e objetivos de desenvolvimento da comunidade local, alargando e/ou solidificando as parcerias com as mais diversas entidades e instituições públicas e privadas.  Promover a cooperação e o intercâmbio com outras Escolas/ Bibliotecas e com a Biblioteca Municipal.  Desenvolvimento do projeto Amigos da BE;  Organização dos Encontros “Aprender em Partilha”: “À descoberta do artista”; “À descoberta da coleção Meninos Especiais”; “À descoberta de projetos inovadores”.  Partilha, de recursos e estratégias utilizadas pelas bibliotecas escolares, através do blogue. C.2. Participação em projetos e parcerias com entidades exteriores à escola.  Promover parcerias, projetos e acordos de cooperação com diferentes entidades.  Participação da BE em projetos do Agrupamento;  Reuniões de trabalho e de partilha com outras bibliotecas escolares, BM, ESES, CMS…;  Participação em projetos de âmbito regional, nacional ou internacional: Todos juntos podemos ler; Leituras que unem  Continuação da parceria com a Biblioteca Municipal. C.3. Envolvimento e mobilização dos pais, encarregados de educação e família  Favorecer relações interculturais, caracterizadas pelo respeito das diferenças e apreço pela diversidade Desenvolver a qualidade da comunicação entre a Escola e a Comunidade, facilitando a circulação de informação entre estas e aprofundando o seu conhecimento mútuo.  Estabelecer parcerias com as comunidades, envolvendo as famílias e outros interlocutores.  Receção aos alunos e Pais/Encarregados de Educação;  Empréstimo domiciliário;  Noite da Poesia;  Dia Internacional da Família;  Exposições;  Blogue;  Guia do Utilizador;  Boletim Informativo.
  5. 5. 5 A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares Risoleta Montez D – Gestão da biblioteca escolar Subdomínio Objetivos do Projeto Educativo Objetivos do Quadro Estratégico 2014-2020 do Programa da RBE Atividades D.1. Recursos humanos, materiais e financeiros adequados às necessidades de gestão, funcionamento e dinamização da biblioteca escolar.  Promover a melhoria contínua da qualidade nos serviços e valências da escola, na perspetiva da satisfação do beneficiário.  Articular com outras estruturas da escola;  Desempenhar um papel ativo nos processos de gestão, liderança e inovação nas escolas.  Contribuição para a elaboração e/ou atualização do PE e PAA;  Integração de novos docentes no trabalho da BE;  Apoio aos utilizadores;  Elaboração, apresentação e divulgação do PAA das BE, assim como os seus resultados de avaliação, através das ferramentas de comunicação existentes – Blogue, Boletim Informativo, Plataforma Office 365;  Leitura, análise, divulgação e arquivo de orientações, correio, …;  Divulgação e atualização das novidades;  Levantamento das necessidades de formação;  Análise do impacto das atividades realizadas ao longo do ano; D.2. Integração e valorização da biblioteca na escola.  Rever as linhas de orientação técnica e das condições de instalação e apetrechamento das bibliotecas escolares.  Elaboração de instrumentos de avaliação:  Questionários, inquéritos, relatórios, …;  Fichas de auto e heteroavaliação;  Estatísticas sobre a utilização das áreas, recursos e serviços;  Oferta Complementar: “Oficina de Escrita”, “Oficina de Ilustração” e “Oficina Multimédia”  Tratamento de dados;  Reflexão;  Definição de novas linhas orientadoras. D.3. Desenvolvimento, organização, difusão e uso da coleção  Divulgar boas práticas e resultados das bibliotecas escolares.  Realizar estudos que mostrem o impacto das bibliotecas.  Divulgação de boas práticas junto da RBE.  Divulgação dos resultados da avaliação das bibliotecas escolares, junto da comunidade educativa.

×