Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Guia de utilizador_2014-2015

264 views

Published on

Guia do Utilizador

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Guia de utilizador_2014-2015

  1. 1. A Biblioteca... … é um espaço onde deve existir um ambiente agradável e propício à leitura e ao estudo. Para que tal seja possível, os utentes devem evitar ruídos e comportamentos inadequados. Caso os utentes tenham sugestões a apresentar quanto ao funcionamento da BE ou à criação de outras atividades, poderão fazê-lo utilizando a “Caixinha de sugestões”, que se encontra na Zona de Atendimento. Segurança na INTERNET  Não aceitar convites de amizade nas redes sociais de quem não conhecem.  Não fornecer dados pessoais e de contacto a quem não conhecem bem.  Não colocar no mural alusões ao lugar onde estão e se estão sozinhos.  Não publicar o endereço de email em qualquer fórum, comunidades ou redes sociais, porque podem tornar-se vítimas dos spammers que inundarão a caixa de correio com mensagens não solicitadas.  Não dar atenção a links ou mensagens de oferta de dinheiro fácil. Estas mensagens são enviadas por cibercriminosos. Biblioteca Escolar Escola Básica de Alexandre Herculano Consultar o site www.seguranet.pt CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL A classificação é feita segundo a CDU (Classificação Decimal Universal) da BN (Biblioteca Nacional). Encontra-se na BE a tabela que se segue, que auxiliará a encontrar o livro pretendido. Classe 0 GENERALIDADES 1 FILOSOFIA 2 RELIGIÃO. TEOLOGIA 3 CIÊNCIAS SOCIAIS 5 MATEMÁTICA. CIÊNCIAS NATURAIS. 6 CIÊNCIAS APLICADAS. MEDICINA. TECNOLOGIA 7 ARTE. DESPORTO 8 LÍNGUA. LINGUÍSTICA. LITERATURA 9 GEOGRAFIA. BIOGRAFIA. HISTÓRIA BOAS LEITURAS! Guia do Utilizador
  2. 2. SERVIÇOS DISPONÍVEIS  Consulta (monografias, publicações periódicas, documentos multimédia, etc.);  Pesquisa (catálogo, Internet);  Visualização de cassetes vídeo, CD´S, DVD’S;  Processamento de texto;  Impressão – preto e branco/cores;  Fotocópias – preto e branco;  Encadernações;  Plastificações;  Empréstimo domiciliário de documentos impressos. Na BE/CRE, os documentos encontram-se em regime de livre acesso, podendo ser retirados livremente das estantes. Terminada a consulta, o utente tem de colocar os livros no carrinho, que serão arrumados por uma assistente operacional ou por um(a) monitor(a). Os periódicos serão arrumados pelos próprios utentes. Os documentos audiovisuais e multimédia a consultar devem ser solicitados à assistente operacional que os entregará e preencherá a respetiva ficha de requisição. A utilização do espaço Multimédia/Internet só pode ser feita após o preenchimento do mapa diário de ocupação dos computadores, que se encontra no balcão de atendimento. Não é permitido instalar qualquer programa no disco do computador, nem alterar os que já lá existem. Não guarde documentos no disco rígido, pois os computadores são limpos regularmente. … Situa-se no primeiro andar do bloco C e apresenta as seguintes áreas funcionais:  Zona de Atendimento/Acolhimento  Zona de Leitura Informal  Zona de Documentos Impressos  Zona de Consulta Áudio e Vídeo  Zona Multimédia / Internet  Zona de Exposições  Zona de Produção Gráfica (destinada à realização de trabalhos de grupo)  Oficina de Leitura e Escrita  Clube de Rádio A BIBLIOTECA... Quinta do Mergulhão, Senhora da Guia 2005- 075 Santarém Tel: 243 309 420 Fax: 243 309 426 Escola Básica de Alexandre Herculano HORÁRIO A BE funciona no período diurno, sem pausa para almoço. O horário encontra-se afixado à entrada da BE e, sempre que surja alguma alteração, será dado conhecimento aos utentes. REGIMENTO O regimento da BE encontra-se no balcão de atendimento e deve ser conhecido e cumprido por todos os utilizadores. OBJETOS PESSOAIS Ao entrar na BE, o utilizador deve deixar a sua mochila nos cacifos que se encontram à entrada, tendo o cuidado de levar consigo o material necessário (estojo, caderno…) EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO  Os documentos são todos requisitáveis, exceto as obras de referência, ou outras consideradas de valor;  O cartão de leitor é obrigatório no ato de requisição de livros para leitura domiciliária, bem como no da sua devolução;  O livro requisitado para leitura domiciliária deve obrigatoriamente ser devolvido no prazo de 8 dias;  Escrever nas margens das páginas, nas folhas em branco ou sublinhar frases é considerado uma deterioração voluntária que acarreta a respetiva penalização.

×