Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentacao projeto segura_net_direitosdeautor_santarem

8,445 views

Published on

Apresentação digital sobre os Direitos de Autor editada pelo Centro de Competência TIC da ESE de Santarém e apresentada na E.B. de Alexandre Herculano pelo professor João Galego.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentacao projeto segura_net_direitosdeautor_santarem

  1. 1. N A V E G A R N A R E D E Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor 23de abril de 2014
  2. 2. N A V E G A R N A R E D E Direitos de autor “Muitas vezes, pensa-se, erradamente que qualquer conteúdo disponibilizado na Internet passa a pertencer ao "domínio público", podendo ser livremente utilizado. É importante saber que os direitos de autor consistem num conjunto de direitos detidos pelo criador de uma obra de autoria original. Não sobre a ideia em si, mas sim a forma tangível ou modo em que essa ideia foi expressa. O Direito de Autor, ao contrário dos direitos de propriedade industrial (marcas, patentes, modelos…) não depende de registo. Uma obra com direitos de autor está normalmente identificada por um aviso de direitos de autor (o símbolo ©), o nome do autor e o ano da publicação.”
  3. 3. N A V E G A R N A R E D E Direitos de autor “O novo Estatuto do Aluno, incluí um conjunto de deveres relativamente à utilização da Internet e das tecnologias de informação e comunicação na escola, por parte dos alunos. A secção II, Deveres dos aluno, no seu Artigo 10.º, incluí as seguintes alíneas: … r) Não utilizar quaisquer equipamentos tecnológicos, designadamente, telemóveis, equipamentos, programas ou aplicações informáticas, nos locais onde decorram aulas ou outras atividades formativas ou reuniões de órgãos ou estruturas da escola em que participe, exceto quando a utilização de qualquer dos meios acima referidos esteja diretamente relacionada com as atividades a desenvolver e seja expressamente autorizada pelo professor ou pelo responsável pela direção ou supervisão dos trabalhos ou atividades em curso; s) Não captar sons ou imagens, designadamente, de atividades letivas e não letivas, sem autorização prévia dos professores, dos responsáveis pela direção da escola ou supervisão dos trabalhos ou atividades em curso, bem como, quando for o caso, de qualquer membro da comunidade escolar ou educativa cuja imagem possa, ainda que involuntariamente, ficar registada; t) Não difundir, na escola ou fora dela, nomeadamente, via Internet ou através de outros meios de comunicação, sons ou imagens captados nos momentos letivos e não letivos, sem autorização do diretor da escola; u) Respeitar os direitos de autor e de propriedade intelectual;…"
  4. 4. N A V E G A R N A R E D E Direitos de autor “Quando "copias" a informação da Internet e "colas" nos teus trabalhos estás a desrespeitar os Direitos de Autor.”
  5. 5. N A V E G A R N A R E D E Direitos de autor “Para te ajudar a distinguir a verdade da mentira na Internet poderás consultar a seguinte página: http://www.seguranet.pt/verdade-ou-mentira.”
  6. 6. N A V E G A R N A R E D E Direitos de autor Não te esqueças que o plágio é a apropriação indevida de uma obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. Este é considerado um crime em vários países, por ser considerado um crime de violação de direitos de autor.
  7. 7. N A V E G A R N A R E D E Direitos de autor “Como Respeitar os Direitos de Autor nos trabalhos escolares •Usa diversas fontes para recolheres informações sobre os temas dos teus trabalhos; •Compara as informações que recolheste e usa o teu espirito crítico para selecionares as fontes mais credíveis; •Ao escreveres os teus trabalhos escolares, procura usar as tuas próprias palavras; •Nos teus trabalhos escolares, colca sempre entre “ ” o texto que não foi escrito por ti. •Identifica as imagens e outros elementos que usares nos teus trabalhos; •Na bibliografia dos teus trabalhos, indica sempre todas as fontes que consultaste, seguindo as normas em vigor.”
  8. 8. N A V E G A R N A R E D E Direitos de autor Licenças Creative Commons http://www.seguranet.pt/creativecommons/
  9. 9. Na Rede Divulgação: Portal SeguraNet Página Facebook do projeto. http://www.seguranet.pt/creativecommons/ http://direitos-autor.weebly.com/ N A V E G A R N A R E D E Toda esta apresentação foi elaborada a partir do site: Direitos de Autor na Internet (http://direitos-autor.weebly.com/ )
  10. 10. www.seguranet.pt cctic@ese.ipsantarem.pt Questionário: http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/566715/lang/pt Contactos: N A V E G A R N A R E D E Toda esta apresentação foi elaborada a partir do site: Direitos de Autor na Internet (http://direitos-autor.weebly.com/ )

×