Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

07 relatório be alex.herc. avaliação 3º período

626 views

Published on

Relatório de Atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

07 relatório be alex.herc. avaliação 3º período

  1. 1. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO ESCOLA EB DE ALEXANDRE HERCULANO Quinta do Mergulhão – Srª. da Guia – 2005-075 Santarém Telf: 243309420 | Fax: 243309426/7 | E-mail: secretaria@ae-alexandreherculano.pt A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares: Risoleta Montez 3º Período 2013/2014 1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES das Escolas de E.B. de Alexandre Herculano e de São Domingos e da Sala de Leitura de Vale de Santarém 3º PERÍODO 1. ATIVIDADES AGENDADAS/DESENVOLVIDAS A. APOIO AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR TEMA ATIVIDADES PÚBLICO-ALVO A1. Articulação Curricular da BE com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica e os docentes  Participação da coordenadora da Equipa das BE na reunião de estabelecimento da E.B. de São Domingos, a fim de dar conhecimento do PAA da BE 2014-2015 e apresentar algumas sugestões de atividades direcionadas ao 1º ciclo.  Comunidade Educativa  Participação da coordenadora da Equipa das BE na reunião do Departamento do 1º ciclo, a fim de dar conhecimento do PAA da BE 2014-2015 e apresentar algumas sugestões de atividades direcionadas ao 1º ciclo.  Participação da PB da E.B. de São Domingos na reunião do Departamento de Línguas, a fim de dar conhecimento do PAA da BE 2014-2015 e apresentar algumas sugestões de atividades direcionadas ao 2º e 3º ciclos.  Encontros informais da coordenadora da Equipa das BE com docentes de diferentes departamentos a fim de equacionar algumas atividades de articulação.  Envio por correio eletrónico de sugestões de atividades de articulação entre os vários departamentos e a BE.  Integração, nos blogues das BE, de materiais de apoio às atividades curriculares.  Integração, nos blogues das BE, de páginas Web relevantes para as atividades curriculares e comunidade educativa.  Integração, nos blogues das BE, dos Boletins Informativos construídos no final do 3º período.  Divulgação de vários concursos da iniciativa das BE Top Leitor À Descoberta de Autores e de Livros Leituras Desenhadas  Participação no concurso Top Leitor  140 Alunos E.B. São Domingos  18 Alunos E.B. Alex. Herc.
  2. 2. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO ESCOLA EB DE ALEXANDRE HERCULANO Quinta do Mergulhão – Srª. da Guia – 2005-075 Santarém Telf: 243309420 | Fax: 243309426/7 | E-mail: secretaria@ae-alexandreherculano.pt A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares: Risoleta Montez 3º Período 2013/2014 2 B. LEITURA E LITERACIAS TEMA ATIVIDADES PÚBLICO-ALVO A1. Articulação Curricular da BE com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica e os docentes  Participação nos Campeonatos SuperTmatik na fase online (E.B. de Alexandre Herculano)  Cálculo Mental  10 Alunos  Ciências Naturais  4Alunos  Corpo Humano  4 Alunos  Astronomia  2 Alunos  Física e Química  4 Alunos  Educação Alimentar  2 Alunos  História de Portugal  10 Alunos  Geografia  6 Alunos  Língua Portuguesa  10 Alunos  Inglês  10 Alunos  Francês  6 Alunos  Espanhol  2 Alunos  Sinónimos  2 Alunos A2. Promoção das literacias da informação, tecnológica e digital  Integração, nos blogues da BE, de jogos educativos para o ensino pré-escolar e para os vários ciclos do ensino básico.  Comunidade Educativa Integração, nos blogues, de livros e recursos educativos para o ensino pré-escolar e para os vários ciclos do ensino básico.  Apoio ao trabalho de pesquisa, seleção, tratamento da informação e apresentação do trabalho final.  Comunidade Educativa  Realização da formação “O Blogue no Ensino/Aprendizagem” para os docentes.  58 Docentes TEMA ATIVIDADES PÚBLICO-ALVO Projetos de Promoção da Leitura  Dinamização da Hora do Conto – São Domingos.  50 Alunos  Construção de materiais para apoio às atividades desenvolvidas.  Docentes  Disponibilização de livros e de outros recursos às salas de aula ou outros espaços de lazer ou de trabalho de aprendizagem.  Comunidade Educativa  Utilização da Web para prospeção e identificação de materiais do interesse dos jovens.  Comunidade Educativa  Difusão de informação sobre livros e autores.  Comunidade Educativa  Comemoração de efemérides  Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor . Sessões de sensibilização sobre os Direitos de Autor em articulação com o Centro de Competência TIC da ESES.  123 Alunos  Dia Internacional da Família (Exposição de obras resultantes do Projeto Leitura em Vai e Vem do JI de Vale de Santarém, entrega de certificados aos alunos premiados em concursos organizados/ promovidos pela BE, Momento musical da responsabilidade do Ensino Articulado da Música)  70 (alunos e encarregados de educação)
  3. 3. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO ESCOLA EB DE ALEXANDRE HERCULANO Quinta do Mergulhão – Srª. da Guia – 2005-075 Santarém Telf: 243309420 | Fax: 243309426/7 | E-mail: secretaria@ae-alexandreherculano.pt A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares: Risoleta Montez 3º Período 2013/2014 3 C. PROJETOS, PARCERIAS E ATIVIDADES LIVRES E DE ABERTURA À COMUNIDADE D. GESTÃO DA BE TEMA ATIVIDADES PÚBLICO-ALVO C1. Apoio a atividades livres  Construção dos Blogues: publicação de posts, informações, jogos  Comunidade Educativa  Edição do Boletim Informativo Ler é viajar pelo conhecimento  Comunidade Educativa  Edição do Boletim Informativo Momentos…  Comunidade Educativa  Exposição na BE da E.B. de Alexandre Herculano: “Dia Internacional da Família”  Comunidade Educativa C2. Projetos e Parcerias  Reuniões de trabalho e de partilha ao nível concelhio.  Professoras bibliotecárias  Reuniões, de articulação, entre as professoras bibliotecárias do Agrupamento.  Sempre que necessário  Reuniões de trabalho com as docentes da equipa das BE.  Sempre que necessário TEMA ATIVIDADES PÚBLICO-ALVO D.1. Articulação da BE com a Escola  Divulgação das atividades do PAA das BE, através das ferramentas de comunicação existentes – Blogue, Boletim informativo. Comunidade Educativa  Tratamento de dados.  Estatística sobre a utilização da biblioteca.  Definição de novas linhas orientadoras.  Acompanhamento do funcionamento da Sala de Leitura da EB de Vale de Santarém. D.2. Condições humanas e materiais para a prestação de serviços  Realização de reuniões de trabalho. Equipa de docentes da BE  Organização dos espaços e manutenção do equipamento.  Decoração da BE com elementos alusivos ao mês.  Organização dos livros no novo espaço da Sala de Leitura da EB de Vale de Santarém. D.3. Gestão da coleção  Avaliação da coleção. Comunidade Educativa  Divulgação da coleção.  Registo do material livro oferecido/comprado.  Etiquetagem do material livro adquirido.
  4. 4. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO ESCOLA EB DE ALEXANDRE HERCULANO Quinta do Mergulhão – Srª. da Guia – 2005-075 Santarém Telf: 243309420 | Fax: 243309426/7 | E-mail: secretaria@ae-alexandreherculano.pt A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares: Risoleta Montez 3º Período 2013/2014 4 1. ATIVIDADES NÃO REALIZADAS: 2. UTILIZAÇÃO do ESPAÇO 2.1. BE de São Domingos Empréstimo Domiciliário Docentes Alunos Nº de livros 6 229 Utilização da BE pelos alunos, autonomamente Intervalos da manhã e do almoço Intervalos da tarde 512 Alunos ________ Utilizadores Atividade realizada Nº de utilizadores Professora da Educação Especial Avaliação de 2 alunas 4 Total de utilizadores 4 Utilização da BE sem a presença da PB: Reunião de docentes Reunião de docentes da equipa do apoio educativo 5 Total de número de utilizadores sem a presença da PB 5 Utilizadores 2.2.Utilização da Sala de Leitura de Vale de Santarém Utilizadores Atividade realizada Nº de utilizadores Titular do Grupo 1 Exploração do livro Um presente diferente, de Marta Azcona. A partir de um quadrado de tecido colado numa folha de papel, as crianças elaboraram um presente. 16 Titular do Grupo 1 Exploração do livro O Pássaro da Alma, de Michael Shunit. Através deste livro, foram trabalhados os afetos. 21 Titular do Grupo 1 Exploração do livro O Coração e a Garrafa, de Oliver Jeffers. Exploração oral e reflexão sobre os sentimentos e afetos. 21 Observações: Ao longo do 3ºperíodo, a professora de Expressão Dramática não utilizou a biblioteca para as suas sessões, pois o contentor, onde está instalada a biblioteca, fica muito quente dificultando a utilização do mesmo. TEMA ATIVIDADES PÚBLICO- ALVO ------------------- ------------------------------------------------------------------------------------ -----------------
  5. 5. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO ESCOLA EB DE ALEXANDRE HERCULANO Quinta do Mergulhão – Srª. da Guia – 2005-075 Santarém Telf: 243309420 | Fax: 243309426/7 | E-mail: secretaria@ae-alexandreherculano.pt A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares: Risoleta Montez 3º Período 2013/2014 5 2.2.Utilização da Sala de Leitura de Vale de Santarém (continuação) Utilizadores Atividade realizada Nº de utilizadores Titular da T. 1 Exploração do livro Vamos contar um segredo e outra história de António torrado. Reconto oral e ficha de leitura. 22 Titular da T. 1 Exploração do livro Destrava Línguas de Luísa Ducla Soares. Dramatização das rimas. 22 Titular da T. 2 Exploração do livro O Rouxinol e sua namorada de Sidónio Muralha. Reconto oral e ficha de leitura. 21 Titular da T. 2 Exploração do livro A revolução das letras de Manuel António Pina. 21 Titular da T. 3 Exploração do livro O Rouxinol e sua namorada de Sidónio Muralha. Reconto oral e ficha de leitura. 26 Titular da T. 3 Exploração dos contos “A Pata Rainha”, “O Vento”, “Os Príncipes Gémeos” do livro Queres ouvir? Eu conto, de Irene Lisboa. Dramatização dos vários contos. 26 Titular da T. 4 Exploração do livro Serafim e Malacueco na corte de Rei Escama de António Torrado. Dramatização da história. 22 Titular da T. 4 Exploração do livro O príncipe feliz de Oscar Wilde. Reconto e ficha de leitura. 22 Total de utilizadores em sessões dinamizadas pelos docentes 182 Utilizadores 2.3. Utilização da BE da E.B. de Alexandre Herculano 2.3.1.Utilização por pessoal docente, não docente, estagiários e visitantes. Dia da semana Pessoal Docente/ Não Docente/ Estagiários Visitantes Manhã Tarde Manhã Tarde 2ª feira 103 60 9 1 3ª feira 124 49 18 0 4ª feira 134 60 11 11 5ª feira 106 54 4 3 6ª feira 61 27 13 1 Subtotal 528 250 55 16 Total 778 71
  6. 6. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO ESCOLA EB DE ALEXANDRE HERCULANO Quinta do Mergulhão – Srª. da Guia – 2005-075 Santarém Telf: 243309420 | Fax: 243309426/7 | E-mail: secretaria@ae-alexandreherculano.pt A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares: Risoleta Montez 3º Período 2013/2014 6 2.3.2.Número de Alunos Utilizadores, por Zona Funcional Hora Leitura Informal Consultade Documentação Consulta Multimédia Outras 2ªf 3ªf 4ªf 5ªf 6ªf 2ªf 3ªf 4ªf 5ªf 6ªf 2ªf 3ªf 4ªf 5ªf 6ªf 2ªf 3ªf 4ªf 5ªf 6ªf 08:30 – 10:00 18 0 16 6 3 12 3 3 2 5 44 51 53 37 30 57 34 75 29 52 10:00 – 12:00 2 0 5 7 14 28 39 22 20 32 106 110 132 49 106 181 136 194 107 158 12:00 – 13:30 2 12 6 8 1 6 14 5 5 6 28 32 71 18 48 123 88 125 87 98 13:30 – 14:30 16 44 36 14 5 8 17 34 20 8 79 65 107 65 75 239 163 226 87 130 14:30 – 16:00 9 1 8 5 16 22 21 18 11 9 79 113 65 85 116 126 122 76 100 87 16:00 – 17:30 1 13 1 1 2 4 3 4 5 0 39 43 53 29 35 29 29 17 21 18 Subtotal 48 70 72 41 41 80 97 86 63 60 375 414 481 283 410 755 572 713 431 543 Total 272 386 1963 3014 Final 5635 2.3.3.Utilização da Biblioteca em Contexto de Atividade Letiva Atividades 2ªf 3ªf 4ªf 5ªf 6ªf Manhã Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde Atividade de articulação com a BE 0 0 0 0 3 Doc. 50 Alunos 0 0 0 0 0 Concurso SuperTmatik 0 0 0 0 18 Alunos 0 54Alunos 0 0 0 Utilização autónoma da BE pelos docentes 2 Doc. 41Alun 5Doc. 108Alun 4Doc. 85Alun. 1Doc. 12Alun. 9 Doc. 171Alun. 0Doc. 0 Alun. 3Doc. 36 Alun. 6Doc. 52Alun 3Doc 49Alu 1Doc. 22Alun Total Docentes – 144 Alunos - 2162 2.3.4.Empréstimo Domiciliário Docentes Estagiários Alunos Funcionários Nºdelivrosemprestados 22 4 18 1 Outros Materiais (CD, Maleta) 1 0 0 0 2.3.5.Empréstimo para a Sala de Aula Cartas SuperT Livros do PNL/Metas/Outros Dicionários Outro Material Inglês 97 Port. 39 DVD Manuais Revistas Jornais 10 136 136 7 5 0 0
  7. 7. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO ESCOLA EB DE ALEXANDRE HERCULANO Quinta do Mergulhão – Srª. da Guia – 2005-075 Santarém Telf: 243309420 | Fax: 243309426/7 | E-mail: secretaria@ae-alexandreherculano.pt A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares: Risoleta Montez 3º Período 2013/2014 7 2.3.6.Utilização de outros recursos/espaços afetos à Biblioteca Filmes Computadores Portáteis Ocupação do Auditório Exposições no átrio da BE 77 17 62 tempos 9 semanas 2.3.7.Outros dados estatísticos Livros doados à BE Livros adquiridos pela BE Visualizações do blogue da BE (entre o final do 2º período e o final do 3º período) 7 0 3600 3. RESULTADOS E AVALIAÇÃO As Bibliotecas Escolares foram pólos de atração tendo sido utilizadas por um elevado número de alunos. Pela análise dos dados obtidos, verifica-se uma maior afluência no período da manhã do que no da tarde. 4. COMPORTAMENTO DOS ALUNOS Os alunos são recetivos às atividades propostas pela BE, contudo ainda se verifica algum descuido na utilização dos seus recursos e no cumprimento das regras estabelecidas para este espaço. 5. ASPETOS POSITIVOS E NEGATIVOS Aspetos positivos  Existência de duas funcionárias, com experiência na área da BE, a tempo inteiro, na E.B. de Alexandre Herculano.  Existência de uma equipa colaboradora e interventiva, na BE da E.B. de Alexandre Herculano.  Desenvolvimento de projetos com outros estabelecimentos de ensino.  Desenvolvimento de projetos com várias turmas.  Envolvimento dos alunos em atividades promovidas pela BE.  Recetividade dos alunos às sessões de animação de leitura.  Articulação entre as professoras bibliotecárias.  Colaboração entre as professoras bibliotecárias.  Colaboração da voluntária Júlia Soares na informatização do fundo documental das três bibliotecas.
  8. 8. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO ESCOLA EB DE ALEXANDRE HERCULANO Quinta do Mergulhão – Srª. da Guia – 2005-075 Santarém Telf: 243309420 | Fax: 243309426/7 | E-mail: secretaria@ae-alexandreherculano.pt A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares: Risoleta Montez 3º Período 2013/2014 8 Aspetos negativos Estratégias  Poucos computadores na BE da E.B. de Alexandre Herculano tendo em conta o elevado número de alunos que os procuram.  O computador onde é feito o tratamento informático dos livros que dão entrada na E.B. de Alexandre Herculano está inoperacional, pelo que este trabalho ficou em atraso.  Aquisição de mais computadores.  Substituição do computador, pois só assim se poderá fazer o registo dos livros na Base de Dados.  Inexistência de uma assistente operacional na BE da E.B. de São Domingos.  Colocação de uma assistente operacional, com formação contínua específica nesta área, a fim de assegurarem algum tempo do horário na BE.  Inexistência de uma impressora e de um computador com software atualizado na BE da E.B de São Domingos.  Instalação de uma impressora e de um computador no balcão de atendimento.  Inexistência de projetor de vídeo na BE da E.B. de São Domingos.  Instalação de um projetor de vídeo fixo.  Computadores com software antigo, não permitindo que os alunos utilizem os DVD disponíveis, na biblioteca da E.B. de São Domingos.  Substituição dos computadores obsoletos por outros com software mais atualizado. Observações Finais: 1. Um constrangimento ao desenvolvimento do interesse constante pelos livros das bibliotecas escolares é a falta de uma verba anual da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) para que possamos adquirir livros, regularmente, a fim de acompanharmos as várias edições de livros para crianças e jovens.
  9. 9. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO ESCOLA EB DE ALEXANDRE HERCULANO Quinta do Mergulhão – Srª. da Guia – 2005-075 Santarém Telf: 243309420 | Fax: 243309426/7 | E-mail: secretaria@ae-alexandreherculano.pt A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares: Risoleta Montez 3º Período 2013/2014 9 Metas – resultados desde 1 de setembro de 2013 até 1 de julho de 2014 A. Dimensão Pedagógica Objetivos Metas Resultados 1.Proporcionar respostas educativas diferenciadas e adequadas a todos os alunos, que visem o desenvolvimento das diferentes literacias. A1BE1 Obter 50% de avaliações com classificação igual ou superior a Bom nas atividades desenvolvidas. 100% A1BE23 Obter 50% de avaliações com classificação igual ou superior a Bom nas atividades desenvolvidas. 100% 2.Promover projetos que visem a articulação curricular. A2BE1 Avaliar 90% das atividades realizadas. 100% A2BE23 Avaliar 90% das atividades realizadas. 100% 3. Formar novos monitores. A3BE1 Formar 5 monitores. 0% A3BE23 Aumentar de 3 para 6 o número de alunos monitores*. 100% 4. Integrar os novos alunos. A4BE1 Dar a conhecer as BE a 90% dos novos alunos e respetivos encarregados de educação. 100% A4BE23 Dar a conhecer as BE a 90% dos novos alunos e respetivos encarregados de educação. 100% *Em vez de se formarem monitores, deu-se formação aos alunos que, voluntariamente, colaboraram com a equipa da Biblioteca Escolar nas diferentes tarefas de organização e de funcionamento da biblioteca. Assim, o objetivo não foi a formação de “Monitores”, mas sim a formação dos “Amigos da BE”. Dimensão Organizacional Objetivos Metas Resultados 1. Promover uma gestão eficiente e eficaz da BE, na rentabilização dos recursos humanos e materiais. B1BE1 Atingir um nível de frequência de utilização superior a 400 registos. 100% B1BE23 Atingir um nível de frequência de utilização superior a 2000 registos. 100% 2. Desenvolver competências na área da BE. B2BE1 Frequentar anualmente uma ação de formação na área da BE. 100% B2BE23 Frequentar anualmente uma ação de formação na área da BE. 0% * 3. Requalificar/Beneficiar as condições físicas dos espaços afetos às BE. B3BE1 Requalificar/Beneficiar as condições físicas de, pelo menos, um espaço e/ou instalação em cada ano letivo. 100% B3BE23 Requalificar/Beneficiar as condições físicas de, pelo menos, um espaço e/ou instalação em cada ano letivo. 100% 4. Utilizar as diferentes modalidades de avaliação, operacionalizadas nas suas diferentes formas, de acordo com o documento de autoavaliação da RBE. B4BE1 Avaliar 90% das atividades realizadas. 100% B4BE23 Avaliar 90% das atividades realizadas. 100% * Não frequentei formação na área da BE, pois o Centro de Formação da Lezíria do Tejo não disponibilizou qualquer formação.
  10. 10. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO ESCOLA EB DE ALEXANDRE HERCULANO Quinta do Mergulhão – Srª. da Guia – 2005-075 Santarém Telf: 243309420 | Fax: 243309426/7 | E-mail: secretaria@ae-alexandreherculano.pt A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares: Risoleta Montez 3º Período 2013/2014 10 B. Dimensão Social 1. Colaborar em atividades que promovam: - a educação para a saúde; - a educação ambiental; - o respeito pelas espécies animais e vegetais; - a conservação dos espaços físicos e equipamentos; - o respeito pelo outro. C1BE1 Colaborar em 90% das atividades propostas pelos docentes. 100%. C1BE23 Colaborar em 90% das atividades propostas pelos docentes. 100%. 2. Incentivar a apropriação da BE pelos pais/enc. de educação. C2BE1 Atingir 10 visitantes 100%. C2BE23 Atingir 10 visitantes. 100%. 3. Dar continuidade e manter a qualidade do blogue da Biblioteca e do Boletim Informativo, de modo a permitir uma maior visibilidade de todas as atividades/projetos mais significativos. C3BE1 Divulgar 90% das atividades/projetos realizados. 100%. C3BE23 Divulgar 90% das atividades/projetos realizados. 100%. C. Dimensão Relacional 1. Participar em reuniões com as estruturas de coordenação educativa e de supervisão pedagógica e os docentes. D10BE1 Participar em 90% das reuniões de Conselho Pedagógico * D10BE23 Participar em 90% das reuniões de Conselho Pedagógico. 100%. D11BE1 Participar em 90% das reuniões convocadas pelas estruturas de coordenação educativa. 100%. D11BE23 Participar em 90% das reuniões convocadas pelas estruturas de coordenação educativa. 100%. D12BE1 Participar 1 vez por período nas reuniões de departamento. 100%. D12BE23 Participar 1 vez por período nas reuniões de departamento. 100%. 2. Participar em reuniões de partilha de experiências e encontros de trabalho, promovidas pelo grupo concelhio da RBE. D2BE1 Participar em 90% das reuniões convocadas pela coordenadora interconcelhia. 66% ** D2BE23 Participar em 90% das reuniões convocadas pela coordenadora interconcelhia. 83% ** 3. Promover atividades que visem a civilidade nas relações interpessoais (comemorações). D3BE1Avaliar 90% das atividades realizadas. 100%. D3BE23 Avaliar 90% das atividades realizadas. 100%. *Atualmente, só a professora bibliotecária da E.B. de Alexandre Herculano é que vai ao Conselho Pedagógico. **Dado só ter havido seis reuniões, bastou faltar a uma ou duas reuniões para não se cumprir a meta de participação em 90% das reuniões. Nota Final: No próximo ano letivo, as metas estabelecidas para as Bibliotecas Escolares devem ser revistas e adaptadas ao novo Plano Anual de Atividades. Santarém, 13 de julho de 2014 A Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares Risoleta de Jesus Pinto José Amaral Montez

×