Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como o Tutor Deve Gerenciar a Biblioteca do e-ProInfo

2,906 views

Published on

Published in: Education, Technology
  • If you are looking for trusted essay writing service I highly recommend ⇒⇒⇒WRITE-MY-PAPER.net ⇐⇐⇐ The service I received was great. I got an A on my final paper which really helped my grade. Knowing that I can count on them in the future has really helped relieve the stress, anxiety and workload. I recommend everyone to give them a try. You'll be glad you did.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

Como o Tutor Deve Gerenciar a Biblioteca do e-ProInfo

  1. 1. Como o tutor deve gerenciar a Biblioteca do e-ProInfo
  2. 2. Sempre que há alguma Atividade do Módulo que envolve a Biblioteca, o tutor precisava habilitá-la, criando um Tema e um Subtema específico da Atividade, de modo a que o cursista consiga enviar o arquivo da tarefa e o tutor possa verificá-la e comentá-la. Isso é feito conforme a seguinte sequência:
  3. 3. 1. Estando na Turma, no menu, selecione Apoio e depois Temas.
  4. 4. 2. Para incluir um novo Tema, clique em Incluir.
  5. 5. 3. Digite (ou cole) o título do Tema e depois clique em Incluir. Depois disso, é necessário, no tema inserido, colocar o Subtema.
  6. 6. 4. Para tanto, na tela dos temas, escolha aquele em que será colocado o Subtema e clique no botão com este nome. Na tela posterior, tecle em Incluir.
  7. 7. 5. Na tela de inclusão do Subtema é preciso digitar (ou colar) o nome do mesmo, colocar a Situação como “Ativo” (para que o cursista possa ver o Subtema) e, por fim, teclar em Incluir.
  8. 8. 6. Para verificar se deu tudo certo, é necessário ir à Biblioteca (caminho: Biblioteca >> Material Aluno) e na tela da mesma abrir as opções de Tema e Subtema, notando se os que foram colocados estão selecionáveis.
  9. 9. 7. O cursista e o tutor podem verificar os trabalhos (atividades) inseridos pelos participantes, escolhendo o Tema e o Subtema e clicando em Consultar.
  10. 10. 8. Porém, para o tutor, o mais importante é “validar” (vendo e comentando) o material (atividade) inserido pelo cursista. Para isso, deve clicar em Validar Material na tela inicial da Biblioteca (não é necessário que algum Tema e Subtema sejam selecionados).
  11. 11. . 9. As colunas apontadas pelas setas são: 1) a do botão Alterar, que mostra os dados do trabalho (autor, resumo e “situação” do trabalho), quando se clica nele; 2) um ícone (!) em que se clica para abrir uma janela para a feitura de
  12. 12. comentários, por parte do tutor, relativos à atividade do cursista (podem ser colocados vários, em diferentes momentos); 3) o próprio trabalho, que será aberto por clique e 4) a “situação” do arquivo do cursista, de início, por padrão, “pendente”. As “situações” do trabalho (que o tutor altera pelo botão Alterar) são: Pendente (ainda não vista pelo tutor – como entra na Biblioteca –, não sendo visto por nenhum cursista, além do autor); Avaliação (o tutor já viu e comentou, e os cursistas como um todo poderão ver), Ativo (disponibilizado pelo tutor, assim todos os cursistas podem ver o trabalho, que, entretanto, não foi avaliado) e Inativo (o tutor não permite que ninguém veja, não fica disponibilizado na Biblioteca).
  13. 13. 10. Aparece um ícone de comentário, quando o tutor efetua a inserção de uma avaliação em algum dos trabalhos. O tutor poderá buscar os trabalhos, organizando-os conforme a “situação” e também pelo nome do aluno ou outro termo (em Pesquisar), conforme mostram as setas.
  14. 14. Observações: a) O próprio ambiente tem uma boa ajuda sobre a Biblioteca. Estando no e-Proinfo, vá ao endereço: http://www.eproinfo.mec.gov.br/help/turma/turma04a.htm. b) Para facilitar que os seus arquivos dos cursistas sejam aceitos imediatamente pela Biblioteca, é útil lembrar-lhes de seguir as instruções das atividades, destacando também que devem: 1 - não usar caracteres especiais (til, cedilha etc.) no nome do arquivo; 2 - verificar se o arquivo é de um aplicativo aceito. Há uma lista numa das páginas para o qual o link acima aponta. Em algum caso problemático, é possível pedir para que o cursista zipe o arquivo, já que esse formato (.zip) é aceito.

×