Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula 6

341 views

Published on

Aula pronta metodologia da pesquisa

Published in: Education
  • Be the first to comment

Aula 6

  1. 1. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA – PROF.ª CLARA BRUM
  2. 2. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 2 – TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS Trabalho Acadêmico: É aquele realizado pelo aluno, individualmente ou em grupo, em uma situação de ensino- aprendizagem, desde as simples tarefas de casa ou atividades de classe, até outras de maior complexidade que exigem algum tipo de pesquisa bibliográfica, utilizando as regras da ABNT. Trabalho Científico: Resulta de uma pesquisa ampla, profunda, rigorosa, autônoma e pessoal, segundo as normas da ABNT. (MAIA, 2008.)
  3. 3. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 3 - TIPOS  Resumo de textos;  Fichamento;  Resenha;  Relatório;  Seminário;  Artigo científico;  Anteprojeto de pesquisa;  Projeto de pesquisa;  Trabalho de Conclusão de Curso – TCC: Monografia; Dissertação e Tese.
  4. 4. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 4 – CONCEITOS IMPORTANTES - ABNT Capa: Proteção externa do trabalho sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação; Elementos pré-textuais: elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho. Elementos textuais: parte do trabalho em que é exposta a matéria.
  5. 5. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 5 – CONCEITOS IMPORTANTES - ABNT Folha de rosto: Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho; Sumário: enumeração das principais divisões ou partes de um trabalho. Elementos pós-textuais: elementos que complementam o trabalho. Referências: Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual.
  6. 6. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 6 – CONHECENDO OS TIPOS... Resumo: O ato de resumir textos e obras tem como objetivo contribuir para o aprendizado daquilo que se lê. Porque o ato de resumir exige que você compreenda o que está lendo, pressuposto fundamental para a exposição, em poucas palavras, do que o autor expressou de uma forma mais extensa.
  7. 7. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 7 – CONHECENDO OS TIPOS... Fichamento: O termo decorre da atividade de registrar em fichas, mas hoje com o uso dos computadores substituímos a organização do conteúdo em fichas para nossos arquivos eletrônicos. De qualquer maneira, é um excelente exercício para manter registradas as leituras e, assim, adquirir maior compreensão do conteúdo estudado. (RAMPAZZO, 2005)
  8. 8. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 8 – CONHECENDO OS TIPOS... Resenha: O termo resenha é um substantivo feminino que significa ato ou efeito de resenhar. Resenhar do latim resignare é uma descrição do conteúdo de uma obra. Segundo aponta Eva Maria Lakatos, a resenha apresenta um conteúdo crítico sobre determinada obra. (LAKATOS; MARCONI, 2004.)
  9. 9. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 9 – CONHECENDO OS TIPOS... Relatório: É a parte final de uma pesquisa. Seu objetivo consiste em dar ao leitor o resultado completo do estudo, apresentando fatos, dados, procedimentos utilizados, resultados obtidos, chegando a certas conclusões e recomendações. (RAMPAZZO, 2005)
  10. 10. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 10 – ESTRUTURA DE UM RELATÓRIO Elementos pré-textuais: Capa e folha de rosto Elementos textuais: 1. Introdução: escolha do assunto, delimitação, justificativa e objetivos; 2. Revisão da bibliografia: apresentação da pesquisa bibliográfica sobre o assunto; 3. Metodologia: procedimentos empregados para obtenção dos dados; 4. Conclusão: análise e interpretação dos dados. Elemento pós-textual: Referências (ABNT)
  11. 11. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 11 – CONHECENDO OS TIPOS... Artigo científico: É um pequeno estudo que trata de uma questão científica e destina-se a publicações em revistas ou periódicos. Difere da monografia pela sua reduzida dimensão e conteúdo. (RAMPAZZO, 2005) O artigo deve ser estruturado em três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. (NBR 6022)
  12. 12. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 12 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Elementos pré-textuais: Título – termo ou expressão que indica o conteúdo do artigo; Autoria – nome do autor, acompanhado de breve currículo, no caso, a condição de formando, por exemplo. Resumo - parágrafo que sintetiza os objetivos pretendidos, a metodologia empregada, resultados e conclusões. Palavras-chave - termos indicativos do conteúdo do artigo.
  13. 13. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 13 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Elementos textuais: o corpo do artigo é estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão. Introdução – expõe o problema, a finalidade do artigo e a metodologia utilizada para alcançar a finalidade. Desenvolvimento – trata a matéria de forma abrangente e objetiva. Conclusão – destaca os resultados obtidos.
  14. 14. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 14 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Elementos pós-textuais: Lista de referências bibliográficas usadas no texto. As referências devem ser elaboradas conforme as normas da ABNT. Observações: para artigos evita-se o uso de notas de rodapé, anexos e apêndices. (JACOBINI, 2006, p. 79-81.)
  15. 15. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 15 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Comunicação ou paper: • Define-se como a informação que se apresenta em congressos, simpósios, reuniões da sociedade científica. • Contém em média, entre 2 e 10 páginas, estruturadas no modelo de artigo científico; • Não apresenta subdivisões, porque é um texto unitário. (FRANCO, 2006, p. 85.)
  16. 16. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 16 – CONHECENDO OS TIPOS... Seminário: É um procedimento didático que consiste em levar o aluno a pesquisar a respeito de um tema, a fim de apresentá- lo e discuti-lo cientificamente. Poderá funcionar com um só grupo, ou dividir-se em subgrupos, dedicando-se cada um deles, ao estudo de aspectos particulares de um mesmo tema, ou temas diferentes de uma disciplina.
  17. 17. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 17 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO Na modalidade em grupo, cada integrante terá uma tarefa individualizada. Neste caso, a exposição poderá ficar a cargo de um representante do grupo ou a apresentação de cada integrante individualmente. Para a dinâmica desta atividade em grupo, Lakatos sugere que o trabalho seja organizado com os seguintes participantes:
  18. 18. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 18 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO • Coordenador- representado pelo professor. É o coordenador que propõe os temas, indica a bibliografia inicial, estabelece a agenda de trabalho e fixa a duração das sessões; • Organizador- representado por um integrante do grupo. Este ficará responsável pelas reuniões, coordenará as etapas da pesquisa e poderá designar tarefas para cada componente do grupo. • Relator - Será o componente responsável pela exposição dos resultados dos estudos do grupo, porém não é o único a falar em sala de aula.
  19. 19. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 19 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO • Secretário- será representado pelo integrante designado pelo professor para anotar as conclusões finais, após os debates. • Comentadores- são os escolhidos pelo professor para o aprofundamento crítico do tema. Devem estudar com antecedência o tema a ser apresentado com o intuito de fazer críticas adequadas à exposição, antes da discussão e por ocasião do debate com os demais participantes. • Debatedores- São todos os alunos da classe. Participam fazendo perguntas, pedindo esclarecimentos, colocando objeções, reforçando argumentos ou dando alguma contribuição.
  20. 20. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 20 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO Etapas do Seminário: • O coordenador propõe o estudo, indicando a bibliografia mínima, bem como formalizando os grupos, a figura do comentador e do secretário. • O grupo formado escolherá o organizador e decidirá quanto ao número de relatores. • Após esta etapa inicial, o grupo organizará reuniões sucessivas, sob a orientação do organizador para:
  21. 21. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 21 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO Etapas do Seminário: - determinação do tema central ("o fio condutor"); - divisão do tema central em tópicos; - análise do material coletado; - síntese das ideias dos diferentes autores, analisada sob a forma de Introdução (breve exposição do tema central); Desenvolvimento (explicação, discussão e demonstração); - conclusão (síntese de toda a reflexão) e Bibliografia (de acordo com as normas da ABNT).
  22. 22. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 22 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO Etapas do Seminário: • Concluídos os estudos, a classe se reúne sob a orientação do coordenador. • O(s) relator(es), em aula, apresentam os resultados da pesquisa. • O comentador, após a exposição, intervém com os subsídios e críticas. • A classe participa das discussões e debates, fazendo indagações. • O coordenador do seminário faz uma síntese e encaminha para as conclusões finais, fazendo a avaliação do seminário.
  23. 23. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 23 – ANTEPROJETO DE PESQUISA Anteprojeto de pesquisa:  Documento temático que apresenta de maneira concisa o conteúdo de um projeto de pesquisa.  Estudo preparatório, esboço ou conjunto dos estudos preliminares, que irão constituir, depois das necessárias alterações, as diretrizes básicas do projeto definitivo. (Houaiss)
  24. 24. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 24 – ANTEPROJETO DE PESQUISA Um anteprojeto de pesquisa divide-se em: Elementos pré-textuais: 1. Folha de rosto; 2. Sumário;
  25. 25. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 25 – ANTEPROJETO DE PESQUISA Elementos textuais: 1. introdução: enunciar e delimitar o tema; objetivo geral; justificativa do estudo e bibliografia disponível. 2. Metodologia: elaborar o esquema de trabalho: coleta e tratamento de dados e método de pesquisa adotado; 3. Cronograma; Elementos pós-textuais: 1. Referências
  26. 26. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 26 – CONHECENDO OS TIPOS... Projeto de pesquisa: O projeto de pesquisa apresenta os pontos principais que revelam a definição de um problema, a revisão sucinta da bibliografia e a metodologia. Assim, a primeira parte apresenta a introdução, o objetivo, a justificativa, as questões norteadoras ou hipóteses do estudo. A segunda parte contempla a metodologia, indicando o tipo de pesquisa que será desenvolvida, os instrumentos a serem utilizados.
  27. 27. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 27 – ESTRUTURA DO PROJETO Elementos pré-textuais: 1. Capa; 2. Folha de rosto; 3. Sumário; 4. Resumo; 5. Lista de abreviaturas.
  28. 28. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 28 – ESTRUTURA DO PROJETO Elementos textuais: 1. introdução: enunciar e delimitar o tema; objetivos, justificativa do estudo, questões norteadoras ou hipóteses. 2. Metodologia: caracterização do estudo, contexto e participantes do estudo, instrumentos, coleta e tratamento de dados e método de pesquisa adotado; 3. Cronograma; Elementos pós-textuais: 4. Referências
  29. 29. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 29 – CONHECENDO OS TIPOS... Trabalho de conclusão de curso - TCC: Trata-se de um documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido e elaborado sob a coordenação de um orientador.
  30. 30. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 30 – CONHECENDO OS TIPOS...  Monografia: termo de origem grega ( monos + grafo = único + escrever) e significa um escrito que trata de um único assunto, único problema.  O trabalho monográfico se caracteriza pela delimitação do tema e pela profundidade do tratamento.  A monografia segue as diretrizes da metodologia científica. (RAMPAZZO, 2005)
  31. 31. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 31 – CONHECENDO OS TIPOS...  Dissertação: é um tipo de trabalho apresentado no final do curso de pós-graduação, visando obter o título de mestre. Requer defesa pública.  Como estudo teórico, de natureza reflexiva, requer sistematização, ordenação e interpretação dos dados.  Por ser um estudo formal, exige metodologia própria do trabalho científico. (RAMPAZZO, 2005)
  32. 32. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 32 – CONHECENDO OS TIPOS...  Tese: é o trabalho científico, escrito, original, sobre um tema específico, cuja contribuição amplia os conhecimentos do tema escolhido.  Representa, portanto, um avanço na área científica em que se situa.  A tese possui a mesma estrutura da monografia e da dissertação, mas distingue-se no que concerne à profundidade, à originalidade, extensão e objetividade. (RAMPAZZO, 2005)
  33. 33. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 33 - TRABALHOS ACADÊMICOS O conhecimento científico é um aprendizado ordenado e contínuo que se adquire por meio de estudos incessantes. É algo que vai acontecendo aos poucos e é considerado um processo de longo prazo, ou seja, não acontece por acaso ou por intuição. A aquisição de conhecimentos não ocorre de imediato ou a curto prazo, e sim por meio de pesquisa constante e intensa nas áreas específicas da formação acadêmica (FACHIN, 2006, p. 189)
  34. 34. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 34 - LIÇÃO Nº 1: PLANEJAMENTO !!!!!  Nos tempos atuais tudo requer planejamento;  Envolve preparação, acompanhamento e aperfeiçoamento;  Não basta ter na mente o que se pretende fazer, importa colocar no papel: primeiro esforço para ação ordenada e eficiente;
  35. 35. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 35 - TERMO PLANEJAMENTO 1. Ato ou efeito de planejar; 2. Serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; 3. Determinação de um conjunto de procedimentos, de ações, visando à realização de determinado projeto; (Houaiss)
  36. 36. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 36 - O QUE É UM PLANEJAMENTO? Um planejamento deve seguir o seguinte fluxo: 1. A ideia; 2. A seleção da bibliografia; 3. A aplicação de instrumentos para coleta de dados; 4. Anteprojeto ou Projeto de pesquisa;
  37. 37. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 37 - TRABALHOS ACADÊMICOS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5p. _______. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 3p. _______. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2002. 3p. _______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 3p. FRANCO, Jeferson Cardoso. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT: aplicando recursos de informática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.
  38. 38. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 38 - TRABALHOS ACADÊMICOS JACOBINI, Maria Letícia de Paiva. Metodologia do trabalho acadêmico. Campinas: Alínea, 2006. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2004. MAIA, Paulo Leandro. O a b c da metodologia: métodos e técnicas para elaborar trabalhos científicos (ABNT). 2. ed. São Paulo: LEUD, 2008. RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de pós-graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
  39. 39. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO . 1. Enumere as colunas abaixo: 1. Folha de rosto; 2. Elementos textuais; 3. Elementos pós- textuais; 4. Capa ( ) proteção externa do trabalho. ( ) Introdução, metodologia e cronograma. ( ) Contém elementos essenciais à identificação do trabalho. ( ) Referências.
  40. 40. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO 2. Explique as partes que compõem a introdução de um anteprojeto de pesquisa. 3. Qual a diferença entre um anteprojeto e um projeto de pesquisa? 4. O que podemos entender por um artigo científico? Qual a sua estrutura? 5. Explique a diferença entre monografia, dissertação e tese.
  41. 41. DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 5 EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO 6. Imagine que você foi convidado a fazer um seminário sobre a importância da pesquisa na Universidade. Nesse sentido, investigue o tema e elabore um esboço de planejamento para o seu seminário. Apresente seu esboço ao professor para avaliação.

×