09 publicando video no Flash 8

396 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
396
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

09 publicando video no Flash 8

  1. 1. Publicando Video no Flash8Pré-RequisitosMacromedia Flash 8 Professional, Macromedia Flash 8 Video Encoder e familiaridade notrabalho com a ferramenta.ObjetivoCapacitar o leitor a utilizar as potencialidades de vídeo para Web através dos arquivosFLVs e do Macromedia Flash 8, além de transmitir conceitos sobre esse segmento esuas melhorias com a nova versão da ferramenta.ConceitosAntes de começarmos a trabalhar, vamos dar um panorâma sobre o uso de video noFlash e suas novidades para a versão 8.Para aqueles que nunca trabalharam com video no Flash aqui vai uma pequenaexplicação sobre as formas de se dispor vídeo para a Web através dele:SWF - Importação do vídeo dentro do seu documento e publicação em SWF. (SmallWeb Format)>>>> Além de ser fácil, não requer softwares adicionais.Saiba mais: http://en.wikipedia.org/wiki/SwfFLV - Carregamento do arquivo FLV durante a exibição do seu conteúdo (DownloadProgressivo).>>>> Além de servir como "falso streaming", nos possibilita o uso de cue points e devídeos maiores.Saiba mais: http://en.wikipedia.org/wiki/FLVFCS - Carregamento no servidor de streaming (Flash Communication Server).>>>> Possibilita controle do streaming assim como detecção de banda e conexõessimultâneas.Saiba mais: http://en.wikipedia.org/wiki/FlashcomVamos ver a segunda opção, o uso de arquivos FLVs carregados do servidor e exibidosem um player no nosso SWF.Agora que vocês já sabem quais são as formas de se trabalhar com vídeo no Flash,vou lhes contar às novidades que a nova versão trouxe.Primeiramente nós temos o Flash 8 Video Encoder, uma ferramenta que nospossibilita gerar nossos FLVs de forma rápida e fácil. Ele vem junto com o Flash e podeou não ser instalado junto com a ferramenta.
  2. 2. Outra grande novidade (talvez a maior) é o novo codec de vídeo, o On2VP6(http://www.on2.com/) que é o núcleo dessa revolução de vídeo no Flash 8 comele conseguimos compactações incríveis.ConteúdoNosso primeiro passo será converter o vídeo WMV em FLV utilizando o Flash 8 VideoEncoder.Com o Flash 8 e seu Encoder instalados, vocês podem abrí-lo na pasta Macromedia domenu Iniciar.1 - Botão Add para selecionar com quais arquivos iremos trabalhar.2 - Descrição do arquivo adicionado como caminho absoluto, configuração decompactação e status.3 - Botão Settings para as configurações de compactação.Depois de adicionar o vídeo ao Encoder, selecionem Settings para fazer asconfigurações necessárias.
  3. 3. 1 - Escolha da configuração de codificação.2 - Botão Show/Hide Advanced Settings nos mostra mais opções para acodificação.3 - Opções de vídeo como qualidade e codec a ser utilizado.Selecionando a aba Cue Points, podemos definir esses pontos que servem comocapítulos em nosso vídeo:
  4. 4. 1 - Aba Cue Points.2 - Botões para adição e remoção de cue points.3 - Linha do tempo do vídeo para delimitação dos cue points.4 - Cue Point sendo adicionado e configurado.Clicando em OK, resta agora iniciar a compactação:1 - Botão Start/Stop Queue.2 - Informações referentes ao arquivo de entrada, o de saída e dados sobre acompactação.3 - Demonstrativo de progressão e tempo estimado de término.Com a conclusão da compactação resta-nos saber qual foi a diferença de tamanho doWMV para o FLV. No caso, foi configurado para que o vídeo ficasse um pouco mais"modesto", chegamos ao incrível valor de 2.330 KB no nosso FLV.A redução foi de mais de 50% e vale dizer que poderia ter sido ainda mais rigoroso nasconfigurações de compactação.
  5. 5. Bom passada a positiva surpresa do tamanho de nosso FLV, vamos agora abrir nossoFlash 8 e utilizar um componente para exibí-lo:1 - Selecione o componente FLVPlayBack, específico para reproduções de FLV naversão 8.2 - Arraste o componente para o palco.3 - Abra o painel Component Inspector na aba Parameters.4 - No parâmetro contentPath referencie o arquivo FLV a ser carregado (recomendoque ele esteja na mesma pasta).
  6. 6. Se vocês publicarem o vídeo já será exibido, mas sem nenhum controle dos quaisestamos acostumados, logo, vamos inserir controles de vídeo como volume, play estop além de botões para navegação dos capítulos:1 - Selecione o parâmetro skin.2 - Exibe-se um preview da skin selecionado.3 - Escolha a skin a ser utilizada, no meu caso: SteelExternalAll.swf.4 - Dê um OK e confirme a aplicação da skin.Obs: Um adendo quanto ao uso de skins é que depois de inserí-la no seu arquivo jásalvo em uma pasta e publicado, você verá que foi gerado um swf com o nome da skinselecionada, isso significa que a skin é na verdade um arquivo externo que é carregadodurante a exibição para aplicar os elementos visuais que você escolheu.

×