06 breve histórico do action script - Flash 8

982 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
982
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

06 breve histórico do action script - Flash 8

  1. 1. Breve histórico do ActionScriptQuando veio ao mercado, o Flash 2, possuía poucos recursos de programaçãodisponíveis. Já no Flash 3, aplicações diferenciadas eram obtidas através da integraçãodo Flash + JavaScript. Quando chegou ao mercado, o Flash 4 apresentou umaquantidade maior de scripts, mas não era ainda propriamente o consagradoActionScript, as ações do Flash eram simplesmente chamadas de Actions.O Flash 5.0 trouxe o conceito de ActionScript, mas somente no Flash MX querealmente tornou-se uma linguagem de programação realmente orientada a objetos,robusta e inteligente.Com o auxílio do ActionScript é possível construir scripts eficientes através decomponentes de códigos, redefinindo e/ou acrescentando funcionalidades aoActionScript.O padrão que o ActionScript segue é o mesmo do JavaScript (ECMA 262), por isso asduas linguagens são tão parecidas.No mais, ActionScript é uma linguagem de programação que torna possívelproporcionar encanto aos espectadores do conteúdo de seu filme Flash....Quer aprendê-la? Então vamos lá:Filmes interativosPara criar filmes interativos no Flash MX, você deverá utilizar o conjunto de scriptschamado ActionScript para designar ações. Essas ações são executadas quando ocorredeterminado evento específico no filme, por exemplo, clicar em um botão. Quando ousuário clica no botão necessariamente são executadas as ações pré-definidas paraesse botão e disparados eventos e/ou comportamentos no filme. Os scripts devem serescritos no painel Ações, as ações podem ser para um botão, quadro ou clipe de filme.Este painel oferece uma interface chamada Modo Normal, onde é possível inserir açõesbásicas, sem ter conhecimento profundo em ActionScript, ou Modo especialista ondevocê cria seu conjunto de instruções. Essas ações podem ser escritas de maneiraúnica, por exemplo, para informar que em determinado momento a qualidade do filmeirá mudar, ou escritas em série e conter declarações de condições, cálculos, etc. Muitasações são simples e de fácil compreensão, no entanto, existem seqüências de scriptsmais complexas e que possibilitam recursos quase que “mágicos”, é claro que para issoserá preciso estudar a fundo a linguagem ActionScript 2.0 e conhecer seus artifícios.Listarei abaixo os scripts fundamentais e de fácil compreensão para iniciantes:gotoAndPlayComo deve ser usado: gotoAndPlay (cena, frame); onde cena é o nome da cenapara onde a reprodução será enviada, e frame é o número do frame para qual o filmeserá enviado.Descrição básica desse script: envia a reprodução para o quadro determinado ereproduz a partir desse quadro.Exemplo: 1. on (release) { 2. gotoAndPlay (“index”, 10); 3. }Quando o usuário clicar em um botão com essa action o filme será reproduzido nacena index a partir do frame 10.
  2. 2. gotoAndStopComo deve ser usado: gotoAndStop (cena, frame); onde cena é o nome da cenapara onde a reprodução será enviada, e frame é o número do quadro para qual o filmeserá enviado.Descrição básica desse script: envia a reprodução para o quadro determinado e ainterrompe, se não for determinada uma cena, a reprodução segue para o quadroespecificado na cena atual.Exemplo: 1. on (release) { 2. gotoAndStop (10); 3. }Quando o usuário clicar no botão que contém essa action o filme irá para o quadro 10da cena atual (como dito quando a cena não é determinada), e interrompe areprodução.nextFrameComo de vê ser usado: nextFrame ( )Descrição básica desse script: Envia a reprodução para o próximo quadro e a encerra.Exemplo: 1. on (release) { 2. nextFrame ( ); 3. }nextSceneComo deve ser usado: nextScene ( )Descrição básica desse script: envia a reprodução para o Quadro 1 da próxima cena efaz uma interrupção.Exemplo: 1. on (release) { 2. nextScene ( ); 3. }No exemplo acima quando o usuário clica no botão, a reprodução é enviada para oQuadro 1 da próxima cena.prevSceneComo deve ser usado: prevScene ( )Descrição básica desse script: envia a reprodução para o Quadro 1 da cena anterior efaz uma ininterrupção…Exemplo: 1. on (release) { 2. prevScene ( ); 3. }No exemplo acima quando a ação é executada, a reprodução é enviada para o Quadro1 da cena anterior.
  3. 3. playComo deve ser usado:play ( )Descrição básica desse script: Faz com que a reprodução do filme vá para frente nalinha do tempo.Exemplo: 1. on (release) { 2. if (nome.text == "Reuel") { 3. play (); 4. } 5. else { 6. getURL("javascript:alert(Opa! Você não é o Reuel)"); 7. } 8. }Note que o código acima apresenta o if para verificar o valor de um nome que ousuário escreve. Se o usuário escrever “Danilo” a ação play é executada e o filmemove-se na linha de tempo. Se o usuário inserir qualquer valor diferente de “Danilo” ofilme não é reproduzido e um campo de texto com o nome de variável alert é exibido.stopComo deve ser usado: stop ( )Descrição básica desse script: Encerra a reprodução do filme na linha de tempo. O usomais comum dessa action é controlar clipes de filme com botões, assim, é amplamenteutilizado.stopAllSoundsComo deve ser usado: stopAllSounds();Descrição básica desse script: é muito comum a utilização de sons nos .swf´s, paracomplementar o trabalho visual. Mais importante do que usar algum som é dar apossibilidade do usuário parar a reprodução do som dentro do site, e aí é que entraessa action. Lembro que esse script interrompe a reprodução de todos os sons queestão sendo executados no filme. Sons definidos como em streaming voltarão a serreproduzidos quando a reprodução for movida sobre os quadros em que se encontram.Exemplo: 1. on(release){ 2. stopAllSounds();
  4. 4. 3. }startDragComo deve ser usado: startDrag(destino,[bloqueio,esquerdo,superior,direito,inferior])Explicando os parâmetros:destino: é o caminho de destino do clipe de filme a ser arrastado.bloqueio: é um valor booleano (pode se true ou false) que especifica se o clipe de filmeestá bloqueado no centro da posição do mouse(true) ou no ponto onde o usuário clicoupela primeira vez no clipe de filme(false). Vale lembrar que este parâmetro é opcionalesquerdo,superior,direito,inferior: são valores relativos às coordenadas do "pai" doclipe de filme que especificam um retângulo de restrição para o clipe de filme. Essesparâmetros também são opcionais.Descrição básica desse script: É utilizado para possibilitar que clipes de filme possamser arrastados pelo usuário e localizados em qualquer local do palco.Deve ser usado em conjunto com a action stopDrag, para dar opção de parar dearrastar o MC.Exemplo: 1. on(press){ 2. startDrag(this,true); 3. } 4. on(release){ 5. stopDrag(); 6. } 7. /* Assim, ao pressionar o botão do mouse sobre o MovieClip em questão o usuário poderá arrastá-lo e 8. quando soltar o botão poderá parar de arrastá-lo.*/StopDragComo deve ser usado:stopDrag();Descrição básica desse script: como dito anteriormente, encerra a operação de arrasteem andamento.Usado em conjunto com startDrag.Exemplo: 1. on(press){ 2. startDrag("mc"); 3. } 4. on(release){ 5. stopDrag(); 6. }fscommandComo deve ser usado: fscommand("comando","parâmetros")Descrição básica desse script: Permite que o filme .swf se comunique com oFlashPlayer ou com o programa que hospeda o Flash Player, como um navegador Web,por exemplo . Pode-se também usar o fscommand para passar mensagens para oMacromedia Director, Visual Basic,Visual C++ e outros programas que possamhospedar controles do tipo ActiveX.Explicando os parâmetros: "comando"(command) é uma sequência de caracterespassada ao aplicativo host para qualquer uso ou um comando passado ao Flash Playerindependente.
  5. 5. "parâmetros(parameters) é também uma sequência de caracteres passada aoaplicativo host para possibilitar qualquer uso ou um valor passado ao Flash Player.Para enviar mensagens ao Flash Player, você deve usar comandos e parâmetros pré-definidos, Abaixo veja os valores que podem ser definidos para os parâmetros"comando"(command) e "parâmetros" (parameters)da ação fscommandquit: não possui nenhum parâmetro , objetivo: fechar o projetor do filme.fullscreen: parâmetros podem ser(true) ou (false), objetivo: true define o Flash Playerna tela cheia e false faz o exibidor voltar à exibição de menu normal.allowscale: parâmetros(true) ou (false): true força o filme a ser escalado para 100%do exibidor, já (false) define que o filme será sempre exibido em seu tamanho original.showmenu: parâmetros (true) ou (false): true ativa o conjunto completo de itens domenu de contexto e false torna esmaecidos todos os intens do menu.exec: (o parâmetro deve ser o caminho para o aplicativo),executa um aplicativo noprojetortrapallKEys: parâmetros (true) ou (false): se especificado true todos os eventos deteclas serão enviadas para onClipEvent (KeyDown/KeyUP) no flash player.Exemplo básico de utilização de fcommand: 1. on(release){ 2. fscommand("fullscreen",true); 3. } 4. /*Quando o botão for liberado o Flash Player determinará que o filme se ajuste a toda a tela do 5. monitor.*/** Existem possibilidades de recursos avançados para esse script, com o tempo vocêsvão perceber que é interessante enviar uma mensagem para uma linguagem de script,como por exemplo JavaScript em um navegador web, e para isso faz-se uso dafscommand.Penso que não é uma action tão básica, mas como também é importante citar outrospoderes das actions, me ocorreu comentar, em momento oportuno abordareidetalhadamente a fscommand e suasusabilidades,por enquanto vamos nos ater ao mais simples.loadMovieComo deve ser usado: loadMovie("url",nível/destino)Parâmetros:url: é o URL do arquivo que deve ser carregado (.swf,jpeg,etc)nível/destino: destino é um caminho para um clipe de filme de destino, onde o clipe defilme de destino será substituído pelo filme ou imagem carregada.É necessárioespecificar um clipe de filme de destino ou um nível do filme de destino, porém não épossí vel especificar o dois;nível:é um múmero inteiro que específica o nível que o filme foi carregado no FlashPlayer.Exemplo: O comando loadMovie a seguir é anexado a um botão chamado Produtos. Háum filme clipe de filme invisível no palco com o nome de instância filmeraiz. A açãoloadMovie usa este clipe de filme como parâmetro de destino para carregar oprodutos.swf no arquivo .swf root na posição correta no palco. 1. on (release){ 2. loadMovie ("produtos.swf",_root.filmeraiz); 3. }
  6. 6. unloadMovie:Como deve ser usado: unloadMovie(nível/destino)Descrição básica desse script: Remove um filme carregado ou remove um clipe filmedo Flash player, para descarregar um filme que tenha sido carregado em um nível doFlash Player use o parâmetronível. Para descarregar um clipe de filme carregado, use o parâmetro destino.Exemplo: O exemplo a seguir descarrega o clipe de filme michelle_mc na linha dotempo e carrega o filme isabella.swf no nível 5 1. on (press){ 2. unloadMovie("_root.michelle_mc") 3. loadMovieNum("isabella.swf",5) 4. }

×