Yuri,daniel,guilherme,brendon 02

764 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
764
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Yuri,daniel,guilherme,brendon 02

  1. 1. 22 de Março - Dia Mundial da Água
  2. 2. A importância da água no nosso planeta é inigualável e significado de vida, dai a frase “ água fonte de vida “, sendo também fundamental para o nosso organismo , a água tem um papel importante na nossa saúde , tendo a água diversas funções como: * A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormônios, enzimas e células sanguíneas. * A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muitas substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reações químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina. * Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe um qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas. * A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo. * A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção. Água fonte de vida:
  3. 3. <ul><li>Distribuição da água no nosso organismo. </li></ul><ul><li>A quantidade de água que existe no nosso corpo varia com a idade, sexo, massa muscular e com a percentagem de tecido adiposo. Em pessoas saudáveis as variações da quantidade de água no corpo surgem no crescimento, aumento ou perda de peso, durante a gravidez e lactação. O total de água corporal varia de pessoa para pessoa, sendo esse valor afetado por diversos fatores, como: </li></ul><ul><li>* Massa muscular: De 70% a 75% do peso corporal nos adultos é constituído por massa muscular, sendo esta constituída por 73% de água. * Tecido adiposo: A percentagem de tecido adiposo no nosso organismo vai dos 10% aos 40% ou mais, contendo apenas 30% de água. </li></ul><ul><li>Por aqui se percebe que quando a percentagem de tecido adiposo aumenta no nosso organismo diminui a percentagem de água no mesmo. Para as pessoas que pretendem reduzir a quantidade de massa gorda no seu organismo a importância da água é fundamental sendo a mesma responsável pelo maior numero de fracassos de perca de peso, isto porque no metabolismo da gordura o organismo produz água, sendo que para cada 500 g de gordura degradada, cerca 550 g de água repleta de resíduos são produzidos. Para que essa água seja eliminada, evitando-se a sua retenção, há necessidade de se ingerir mais água, porém limpa, sem resíduos, para proporcionar o equilíbrio hídrico do organismo, garantindo o seu funcionamento de forma saudável dai a importância da água para perde peso. Sem uma hidratação adequada, o corpo fica inchado porque a concentração de sódio aumenta e é preciso compensá-la com retenção de líquidos. Para manter a hidratação do nosso corpo são necessários, no mínimo, 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros). </li></ul><ul><li>* Cérebro: Este será o maior choque para todos, pois o nosso cérebro é constituído por 85% de água e é por este motivo que existem muitas dores de cabeça que deixariam de existir com um pouco mais de água, principalmente nas mulheres. Não existindo água suficiente para o seu funcionamento o cérebro recorre ao intestino para repor a quantidade em falta, fantástica a forma de funcionamento do nosso organismo. * Pulmões: 80% constituídos por água. * Rins: 80%. * Sangue: 79%. * Coração: 77%. </li></ul>Distribuição da água no nosso organismo.
  4. 4. Água como fonte de energia: Neste domingo, 22 de março, comemora-se o dia mundial da água, recurso natural estimado em 1,36 bilhão de quilômetros cúbicos (km³) no planeta. Usada desde a antiguidade para gerar energia, a água é a principal matéria-prima da geração de energia no Brasil. Com um grande potencial hídrico, o país tem investido na construção de novas usinas hidrelétricas, como a Usina Hidrelétrica Estreito, que contribuirá para o crescimento sustentável nacional. As obras da UHE Estreito estão localizadas na bacia Tocantins/Araguaia, a terceira maior bacia hidrográfica brasileira, que corresponde a 9% de água disponível no país. É da força das águas do Rio Tocantins que a Usina Hidrelétrica Estreito, um dos maiores projetos de geração de energia elétrica em construção no Brasil, vai gerar os 1.087 megawatts de energia, suficiente para abastecer uma cidade de 4 milhões de habitantes. Essa energia, que será distribuída por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN), atenderá à crescente demanda do país. Por ser uma das poucas fontes renováveis de energia, a água dos rios aproveitada nas hidrelétricas faz parte da matriz energética classificada como limpa no mercado internacional e por ser uma fonte de energia com baixo custo de suprimento se comparada com outras fontes como o carvão, petróleo, urânio e gás natural, por exemplo. Ciente deste importante patrimônio natural nos aspectos econômico, social e ambiental, o Consórcio Estreito Energia (Ceste), por meio da Gerência de Meio Ambiente, desenvolve programas específicos voltados à água, respeitando à legislação ambiental que são executados por instituições conceituadas como a Universidade de Brasília
  5. 5. <ul><li>A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal. No entanto existem organismos que possuem homeostase (equilíbrio interno) submetida às condições sazonais do ecótopo onde estão inseridos, conseguindo sobreviver na ausência de água. A este estado denominamos de anidrobiose, onde todas as reações metabólicas: nutrição, locomoção e reprodução ficam suspensas, em estado latente, aguardando condições propícias para sua expressão. Esta substância compõe proporção de 75 – 85% da estrutura corpórea dos seres vivos. Sua origem pode ser endógena: quando proveem de reações internas, ou exógenas: através da ingestão direta de água ou alimentos. Assim, o teor de água em um organismo pode variar segundo três fatores: a atividade funcional do tecido ou órgão, faixa etária do organismo e estudos envolvendo a espécies. </li></ul>Água molécula da vida:
  6. 6. Molécula da vida 2 A molécula de água (H2O) é formada pelo grupamento de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. O arranjo destes átomos no espaço, com disposição não linear das ligações (pontes de hidrogênio) estabelece zonas positivas e negativas na molécula que assim forma um ângulo de 104,5°, garantindo propriedades intrínsecas e fundamentais a vida. Devido esta polaridade, as moléculas de água se organizam através da atração mantida entre polos opostos (+ com –) entre moléculas distintas. Isso permite uma forte atração, denominada coesão molecular, que no estado líquido desta substância promove alta tensão superficial. A polaridade também garante à molécula de água, desempenhar importantes reações extra e intra-celular, como: a solubilidade de outros compostos (proteínas, carboidratos, lipídios) na presença de água, sendo denominadas hidrofílicas, as que se dissolvem na água e hidrofóbicas, as que não se dissolvem na água; bem como participando de reações metabólicas (catabólicas ou anabólicas), que podem ser sínteses por desidratação (ligação peptídica entre dois aminoácidos gerando uma molécula de água) ou quebra por hidrólise (hidrólise da Adenosina Trifosfato – ATP, para geração de “energia” Celular). Esta incrível molécula, se não bastasse, também tem grande participação na regulação térmica dos seres vivos. Seu alto calor específico permite a absorção de uma elevada quantidade de calor, com baixa variação de temperatura, ou seja, uma pessoa em estado febril tem sua sudorese aumentada para que a evaporação da água contida no suor absorva o calor corpóreo, para diminuição da temperatura do indivíduo. Sem estas propriedades físico-químicas, da substância água: insípida, inodora e incolor, provavelmente não existiria vida neste magnífico planeta.
  7. 7. Fonte: (FNB)Institute of Medicine, 2004 901 Marcelle 9 Guilherme 901 Marcelle 5 Daniel 901 Marcelle 4 Brendon 901 Marcelle 18 Yuri Turma Professora: Numero l

×