Panorama do AT - Cântico dos Cânticos

402 views

Published on

Estudo panorâmico do Antigo Testamento, livro de Cantares.
Igreja Bíblica Luz do Mundo, Passo Fundo - RS.

www.iblmpf.blogspot.com.br
www.respirandodeus.com.br

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Panorama do AT - Cântico dos Cânticos

  1. 1. Panorama do Antigo Testamento Cântico dos Cânticos de Salomão
  2. 2. 2 Cântico dos Cânticos de Salmoão Se há um livro que tem uma diversidade interessante de interpretações, esse é Cantares. Os judeus enxergam, nesse poema de amor, uma declaração de amor do Senhor por Israel. Alguns protestantes, com uma boa dose de alegoria, veem Cristo e a igreja. Um pregador chamado Bernardo de Claravaux chegou a escrever 77 sermões apenas usando os dois primeiros capítulos de Cantares.
  3. 3. 3 Cântico dos Cânticos de Salmoão A interpretação mais aceita pelos estudiosos do AT é a literal. Trocando em miúdos, quer dizer, Cantares fala de um relacionamento de amor entre um homem e uma mulher. E o melhor de tudo é que o autor consegue descrever as etapas pelas quais passa um relacionamento. Isso é uma vantagem, pois quem quer que esteja envolvido em um relacionamento, casado ou solteiro, poderá aproveitar os ensinos do livro.
  4. 4. 4 Informações Básicas * Autor: Salomão * Data: 971-931 a.C. * Versículo-chave: Ct 8.7 * Palavra-chave: Amor
  5. 5. 5 Informações Básicas Propósito: O Livro de Cantares de Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as virtudes do amor entre um marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o casamento como um plano de Deus. Um homem e uma mulher devem viver juntos dentro do contexto do casamento, amando um ao outro espiritualmente, emocionalmente e fisicamente. Este livro combate dois extremos: o ascetismo (a negação de todo o prazer) e hedonismo (busca do prazer somente). O casamento exemplificado em Cantares de Salomão é um modelo de atenção, empenho e prazer.
  6. 6. 6 Informações Básicas Conteúdo: um poema de amor de vários episódios, celebrando o amor sexual entre uma mulher e um homem. Ênfases: o amor apropriado de uma mulher e um homem um pelo outro; a natureza insaciável do amor puro; o deleite mútuo e o anseio um pelo outro que o verdadeiro amor desperta.
  7. 7. 7 Esboço Ct 1.2-3.5: Conquista Ct 3.6-5.1: Casamento Ct 5.2-6.13: Crises Ct 7.1-8.14: Compromisso Cantares em uma sentença: O sábio descreve as fases de um relacionamento conjugal que caminha para a maturidade e plenitude.
  8. 8. 8 Relacionamentos Para Iniciantes Conquista Salomão começa com um galanteio. Você pode encontrar muitos elogios no capítulo 1, 2 até 3.5. E não é assim que um relacionamento começa? Veja a curiosa lista de frases de amor do rei conquistador. Ct 1.9 “Às éguas dos carros de Faraó te comparo” Ct 1.15 “Os teus olhos são como os das pombas” Ct 2.2 “Qual o lírio entre os espinhos”
  9. 9. 9 Relacionamentos Para Iniciantes Conquista E não era só o homem que elogiava não. Confira os textos: Ct 1.1-4; 12-14 e veja os nomes carinhosos que o noivo ganhou: melhor do que o vinho, unguento derramado, nardo, saquitel de mirra, racimo de flores. Um povo que além de romântico conhecia bem o que estava ao seu redor e como fazer um elogio em seu contexto.
  10. 10. 10 Relacionamentos Para Iniciantes Núpcias Depois da conquista, vem o casamento. Salomão descreve a festa de casamento e a noite de núpcias (Ct 3.6-5.1). O contato físico também é descrito poeticamente, e a virgindade é destacada pela metáfora do jardim (Ct 4.12-15). Aqui Salomão realça como um se guardou para o outro e a alegria de entrar no jardim (Ct 5.1), na hora certa e no casamento.
  11. 11. 11 Relacionamentos Para Iniciantes Crises A próxima etapa de um relacionamento retratada por Salomão são as crises. Aliás, crises podem ser vistas de duas maneiras: como ameaça ou como instrumento. Quem encara a crise isoladamente, sem perceber que há um contexto, nunca verá a possibilidade de seus resultados. A esposa compartilha com suas amigas as primeiras lutas no relacionamento conjugal (Ct 5.2-8). A boa notícia é que toda crise tem fim. O texto de Ct 6.11-13 descreve a reconciliação. Então nos capítulos 7 e 8, o tom do amor romântico volta ao ar: Ct 7.1 e Ct 7.10.
  12. 12. 12 Curiosidades Educação sexual no Antigo Israel No Antigo Israel, Cântico dos Cânticos fazia parte da leitura litúrgica da Festa da Páscoa, provavelmente por conta da aliança entre Israel com o Senhor ser retratada como uma união conjugal (Is 50.1; 54.5), e a Páscoa celebrava justamente o livramento de Israel e sua vinculação a Deus. Entretanto, durante o período intertestamentário os rabinos proibiam a leitura de Cântico dos Cânticos aos menores de trinta anos. Sendo lido todos os anos, o livro de Cantares servia como educação sexual aos jovens hebreus, apresentando a beleza do amor e do relacionamento íntimo conjugal, bem como valorizava a pureza sexual. O significado do livro ia sendo revelado aos poucos aos jovens, conforme amadureciam a cada ano, na leitura annual de Cantares, na Festa da Páscoa.
  13. 13. 13 Cantares e o Novo Testamento Da mesma forma que a aliança entre Israel e Deus era tipificada pelo relacionamento matrimonial, Cristo e a igreja se identificam pela relação marido e mulher (Ef 5.22-33). Nesse sentido, o livro de Cantares é uma excelente descrição metafórica do relacionamento dos cristãos com Jesus, à semelhança do relacionamento conjugal. Da mesma forma que a pureza é algo importante para a figura feminina em Cantares, a Igreja deve conservar-se “como virgem pura” (2Co 11.2), enquanto aguarda as bodas sob a proteção do Seu amor pela Igreja (Ct 2.4).
  14. 14. 14 Aplicações Práticas Nosso mundo está confuso sobre o casamento. A prevalência do divórcio e de tentativas modernas de redefinir o casamento estão em notório contraste com o Livro de Cantares de Salomão. Casamento, diz o poeta bíblico, deve ser comemorado, desfrutado e reverenciado. Este livro fornece algumas orientações práticas para fortalecer nosso casamento: 1) Dê ao seu cônjuge a atenção de que ele ou ela necessita. Tire o tempo necessário para realmente conhecer seu cônjuge.
  15. 15. 15 Aplicações Práticas 2) Encorajamentos e elogios, não críticas, são uma parte vital de um relacionamento bem sucedido. 3) Desfrute um ao outro. Planeje viagens especiais. Seja criativo, até mesmo brincalhão, um com o outro. Deleite-se com o dom de Deus do amor conjugal. 4) Faça o que for necessário para reafirmar o seu compromisso com o seu cônjuge. Renove seus votos; resolva problemas e não considere o divórcio como uma solução. Deus quer que vocês dois vivam em um amor profundamente tranquilo e seguro.
  16. 16. 16 Conclusão Cântico dos Cânticos é um lembrete de que o amor sexual que o Senhor criou é bom, e deve ser abraçado em fidelidade e deleite dentro da vontade de Deus. O livro também nos mostra um compromisso profundo que se fundamenta no amor maduro. As declarações de Ct 8.6-7 são a descrição de um amor que já se tornou mais forte com o passar do tempo.

×