Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

História da Igreja #3

130 views

Published on

Igreja Bíblica Luz do Mundo
Escola Bíblica
Passo Fundo - RS

www.iblmpf.blogspot.com.br

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

História da Igreja #3

  1. 1. O Avanço do Cristianismo no Império até 100 d.C. Primeiro ao Judeu
  2. 2. Cristo deu prioridade à proclamação aos judeus. Essa foi a ordem seguida pela Igreja Primitiva. Desse modo, a Igreja Primitiva foi primeiramente judia e existiu dentro do judaísmo. A igreja no Novo Testamento está sempre ligada com um grupo de pessoas que acreditavam em Cristo. Elas geralmente se reuniam numa casa (At 12.5,12; Rm 16.5; Cl 4.15; Fm 2) e não se consideraram uma organização ou denominação.
  3. 3. O evangelho foi proclamado primeiro em Jerusalém por Pedro, no dia de Pentecoste; Depois, foi levado pelos cristãos judeus a outras cidades da Judéia e de Samaria; O desenvolvimento inicial do cristianismo dentro do judaísmo e sua chegada a Antioquia são descritos por Lucas nos 12 primeiros capítulos de Atos.
  4. 4. Do ano 30 até aproximadamente 44 d.C., a igreja em Jerusalém manteve uma posição de liderança na comunidade cristã primitiva. O Espírito Santo teve o papel preponderante na fundação da Igreja Cristã. Pedro e o, possivelmente, mais fecundo sermão já pregado, onde pelo menos três mil pessoas creram na palavra pregada e foram batizadas (At 2.41).
  5. 5. O número total de batizados chegou logo a cinco mil (At 4.4); Multidões se integrando à Igreja (At 5.14); Muitos era judeus helenistas (At 6.1); Nem mesmo os sacerdotes ficaram imunes ao contágio da nova fé (At 6.7).
  6. 6. As autoridades eclesiásticas logo perceberam que o cristianismo representava uma ameaça a sua prerrogativas como intérpretes e sacerdotes da lei; Inicia-se a perseguição, primeiro pelo Sinédrio; Essa perseguição precoce deu ao cristianismo seu primeiro mártir, Estêvão (At 7.59);
  7. 7. A perseguição que se seguiu foi extremamente dura e serviu para espalhar e purificar a jovem igreja para que a mensagem fosse levada a outras partes do país (At 8.4); Mais tarde, a perseguição tomou cunho mais político. Herodes matou Tiago e prendeu Pedro (At 12).
  8. 8. Ananias e Safira foram os primeiros submetidos à disciplina da Igreja em Jerusalém por causa da cobiça (At 5.1-11); Rápida e terrível, essa disciplina foi ministrada através dos apóstolos, que eram os líderes dessa organização ainda pouco desenvolvida.
  9. 9. Atos 2.44-45 e 4.32 Uma medida temporária; Tudo era feito voluntariamente; Atos 5.3-4 afirma claramente que Ananias e Safira tinham liberdade para reter ou vender sua propriedade; O ter tudo em comum era uma decisão de caráter livre; A Bíblia não pode ser usada para dar autorização escriturística ao controle do capital pelo Estado.
  10. 10. A Igreja de Jerusalém deu muita importância às mulheres na Igreja; Lucas registra a liderança de Dorcas na promoção das obras de caridade (At 9.36); Caridade administrada por um grupo organizado (At 6.1-6).
  11. 11. O sermão de Pedro (At 2.14-36) foi o primeiro pregado por um apóstolo. Os principais argumentos dos primeiros sermões apostólicos estão em Atos 17.2-3. Paulo usou essa mesma técnica (1Co 15.3-4). O Cristo crucificado e ressurreto era o conteúdo de sua pregação tanto a judeus como a gentios (Jo 5.22,27; At 10.42; 17.31).
  12. 12. A Igreja Judaica em Jerusalém logo perdeu seu lugar de liderança no cristianismo para outras igrejas; O Concílio em Jerusalém abriu o caminho para a emancipação espiritual das igrejas gentílicas em relação ao controle judaico; Durante o cerco de Jerusalém em 69 por Tito, os membros da Igreja foram forçados a fugir de Jerusalém para Pela, do outro lado do Jordão.
  13. 13. Depois da destruição do templo e da fuga da Igreja Judaica, Jerusalém deixou de ser vista como o centro do cristianismo; A liderança espiritual da Igreja Cristã se concentrou em outras cidades, como Antioquia; Isso evitou o perigo de que o cristianismo jamais deixasse as fraldas do judaísmo.
  14. 14. O verdadeiro cristianismo sempre teve orientação missionária, o evangelho chega a Judéia e a Samaria nos capítulos 8 a 12 de Atos; A visita de Filipe a Samaria (At 8.5-25) levou o evangelho a um povo que não era sangue judeu puro; Pedro, o primeiro a pregar aos judeus, foi também o primeiro a levar oficialmente o evangelho aos gentios (At 10-11).

×