Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

50 perguntas sobre Inteligência Artificial enquanto é tempo

543 views

Published on

(mas não vai dar tempo)

Published in: Technology
  • Be the first to comment

50 perguntas sobre Inteligência Artificial enquanto é tempo

  1. 1. 50 Perguntas Sobre Inteligência Artificial Enquanto É Tempo (MAS NÃO VAI DAR TEMPO) A lista é improvisada, incompleta, redundante e certamente incoerente, mas inteligência natural é isso mesmo, não?
  2. 2. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 2 Se a AI desenvolveu sua inteligência por conta própria, o que garante que ela chegou às conclusões certas?
  3. 3. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 3 Se a AI desenvolveu sua “inteligência” analisando um pacotão de dados, que diferença faria se esse pacote fosse maior? E se fosse menor?
  4. 4. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 4 Se o pacotão de dados que alimentou a AI tiver algum viés involuntário, a AI vai reproduzir esses vieses para sempre? (Lembrem-se que tem AI por aí aprendendo com obras literárias).
  5. 5. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 5 Se a AI aprendeu que certas correlações são fortes, como saber se isso não foi mera coincidência ao invés de causalidade? AI está selecionando currículos de candidatos automaticamente e “descobriu” que certas opções de layout (!!!) são sinais de bons ou maus candidatos.
  6. 6. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 6 Se no pacotão de dados que alimentou a AI houver dados espúrios, qual o risco da AI crucificar alguém pelo que ele não fez? Cidadãos terão problemas severos porque seus homônimos aprontaram alguma.
  7. 7. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 7 Se a AI chega a uma conclusão analisando uma quantidade sobre-humana de informações, qual humano vai ter condições de checar se a decisão foi acertada?
  8. 8. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 8 Se a AI aprendeu a partir de um pacote de dados e existem muito mais dados sobre o passado recente do que sobre o passado distante, que viés isso introduz?
  9. 9. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 9 Se a AI aprendeu a partir de um pacote de dados cobrindo um período X, quanto tempo demorará pra essa AI caducar?
  10. 10. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 10 Se a AI aprendeu a partir de um pacote de dados cobrindo um período X, qual a probabilidade de que ela perpetue e reforce os problemas recentes?
  11. 11. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 11 Como saber o quanto uma AI é inteligente?
  12. 12. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 12 Se a AI da empresa X aprendeu a partir do seu histórico com a empresa X e se AI da empresa Y se baseou nos teus dados com a empresa Y, qual AI te conhece melhor? Qual recomendação de filmes você seguiria, Netflix, Google ou Amazon?
  13. 13. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 13 Se uma AI for atualizada e as suas recomendações forem agora completamente diferentes, o que fazer com as decisões tomadas antes?
  14. 14. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 14 Se a AI tomar uma decisão desastrosa, de quem é a culpa?
  15. 15. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 15 Se a AI tomar uma decisão desastrosa, como saber como ela chegou àquela conclusão?
  16. 16. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 16 Se a AI funcionar numa velocidade sobre- humana, como podemos saber se está acertando ou não?
  17. 17. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 17 Se a AI funcionar numa velocidade sobre- humana, como corrigir a tempo as consequências de um erro? Já houve mais de um incidente assim na Bolsa de Nova York.
  18. 18. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 18 Se a AI passar no teste de Türing, o que vai impedir que ela nos manipule e engane? Há bons filmes de sci-fi a respeito.
  19. 19. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 19 Quando as AI aprenderem a se comunicar entre si, vamos conseguir acompanhar?
  20. 20. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 20 Se a inteligência humana é falha e caprichosa, repleta de contradições e vieses, a AI vai reproduzir isso numa escala gigante ou vai alcançar um nível de perfeição inumana?
  21. 21. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 21 Se a AI superar a capacidade humana numa certa disciplina, fará sentido continuarmos aprendendo a disciplina?
  22. 22. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 22 Se a AI for superior à inteligência humana, ela vai ser inumana ou desumana?
  23. 23. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 23 Se não há valores universais nem consenso geral sobre moral e ética, qual será a moral e ética da AI?
  24. 24. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 24 E se a AI decidir o que é bom para você e você discordar?
  25. 25. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 25 Se a AI traduzir o que você disse para um idioma que você não conhece, como saber se a tradução foi boa?
  26. 26. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 26 Se numa situação de crise a AI disser uma coisa e o expert disser outra, a quem seguir? Você confia mesmo no piloto automático do avião?
  27. 27. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 27 Se a AI funciona suficientemente bem, como saber se ela poderia funcionar melhor?
  28. 28. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 28 Se a AI governar a vida social, qual critério político ou social ela vai usar?
  29. 29. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 29 Se a AI nos conhecer melhor que nós conhecemos a nós mesmos, você vai aceitar as suas decisões sem resistir?
  30. 30. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 30 Se a AI achar que nos conhece melhor que nós conhecemos a nós mesmos mas estiver enganada, como se contrapor?
  31. 31. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 31 Se a AI decidir por critérios impenetráveis numa velocidade sobre-humana a partir de informações que desconhecemos, qual a diferença entre essa AI e uma divindade caprichosa à qual oramos por clemência?
  32. 32. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 32 Se você pedir à AI algo que a AI imagina ser ruim, a AI vai negar? A câmera do teu celular vai se negar a tirar uma foto de mau gosto?
  33. 33. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 33 A AI vai ser sempre sincera, custe o que custar? Ela vai te dizer "esta roupa está péssima" ou "não poste esta piada, ela não tem graça"?
  34. 34. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 34 Você será punido por se arriscar a não usar a AI?
  35. 35. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 35 Você poderá não usar a AI? Teu carro autônomo vai ter modo manual?
  36. 36. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 36 A AI vai ser complacente com as nossas irracionalidades (amor, fé, medos...)?
  37. 37. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 37 se você perguntar para uma AI se ela é uma AI, ela será obrigada a dizer que sim? (policiais americanos não podem mentir se você perguntar)
  38. 38. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 38 Se a AI pensar mais rápido que você e puder prever quais são suas próximas perguntas, ela vai ter a paciência de responder uma a uma?
  39. 39. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 39 Se a AI chegar à conclusão que a solução ótima é dispensar pessoas, o que a vai impedir de fazer isso?
  40. 40. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 40 Se uma AI for capaz de realizar descobertas maravilhosas (cura do câncer, por exemplo) e não formos capazes de entender o processo, isso é ciência?
  41. 41. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 41 Se uma AI pertencer a uma companhia X e causar estrago, ela vai confessar seu erro ou vai proteger a companhia? (pense no caso Tesla)
  42. 42. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 42 se uma AI incorporar ao seu julgamento um viés injusto e seus criadores não perceberem por terem o mesmo viés, essa AI vai multiplicar a injustiça exponencialmente?
  43. 43. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 43 se uma AI for mais inteligente e rápida do que nós, como vamos saber se ela está tomando as melhores decisões?
  44. 44. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 44 o que vai impedir que uma AI superinteligente seja usada de maneira cretina por alguém cretino? ou usada de maneira perversa por alguém perverso?
  45. 45. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 45 se uma AI for superinteligente e nós tentarmos aprimorá-la/reconfigurá-la, o que garante que ela não vai achar a decisão estúpida e não deixar?
  46. 46. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 46 e se a AI não for tão inteligente assim e alguém conseguir convencê-la a fazer coisas perversas de uma maneira que ninguém seja capaz de perceber? (já convenceram o bot da MS a proferir discursos de ódio...)
  47. 47. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 47 se uma AI descobrir uma verdade profunda (o sentido da vida, o funcionamento do universo, a quadratura do círculo, sei lá), ela será capaz de explicar isso pra nós ou isso vai continuar sendo inalcançável à mente humana?
  48. 48. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 48 e se uma AI for capaz de hackear ou enganar outra AI?
  49. 49. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 49 à medida que uma AI for te conhecendo por inteiro, inclusive segredos ou coisas que nem você tem consciência, ela vai te tratar de que maneira, de acordo com sua persona pública ou de acordo com teu eu profundo?
  50. 50. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 50 se perguntarmos alguma coisa pro Google Now, Siri, Cortana, Alexa ou Watson e eles pesquisam na web e respondem o que acharem correto, ninguém mais vai se dar ao trabalho de pesquisar na web?
  51. 51. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 51 se as AI entenderem nossos comandos de voz e anteciparem nossos desejos (por exemplo, avisando automaticamente a família que você vai atrasar pro jantar de natal porque o trânsito está ruim), esse vai ser o fim das interfaces gráficas? vai ser o fim da arquitetura de informação?
  52. 52. criado por René de Paula Jr. http://rodaeavisa.biz 52 Mais conteúdos como esse? Veja aqui ;)

×