Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação Coca-Cola para IGEC

17,243 views

Published on

Published in: Education

Apresentação Coca-Cola para IGEC

  1. 1. Clarissa LimaGabriela Bittencourt Renata Pacheco Úrsula Neves
  2. 2. Sobre a empr esa A bebida Coca-Cola surgiu no ano de 1886 em Atlanta, nos Estados Unidos. Desde então, tornou-se preferência dos consumidores de refrigerantes por todo o mundo. Hoje, a The Coca-Cola Company é consolidada como uma das maiores empresas de todo o mundo, estando presente em mais de 200 países. Sua marca é a mais valiosa do planeta, segundo a consultoria Interbrand, a qual, em 2011, a avaliou em US$ 71,9 bilhões. A empresa chegou ao Brasil em 1942. Atualmente, o Sistema Coca-Cola Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company, composta por 16 grupos empresariais, 46 unidades industriais, cerca de 60 mil colaboradores diretos e mais de 600 mil indiretos.
  3. 3. Mar cas A empresa reúne mais de 400 marcas de bebidas não-alcoólicas no mundo, e engloba mais de 150 produtos, entre águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos.
  4. 4. Missão, Visão, Valor es – Coca-ColaCompany Missão Refrescar o mundo! Inspirar momentos de otimismo e confiança! Criar valores e marcar a diferença! Valores Liderança Colaboração Integridade Paixão Diversidade Qualidade
  5. 5. Missão, Visão, Valor es – Coca-ColaCompany VisãoPara realizar suas missões, a Coca-Cola acredita que: Todos nós podemos dar o melhor de nós próprios em prol de um mundo melhor, para que seja mais agradável para os colaboradores trabalharem em conjunto e nos consigam agradar com aquela bebida que já nos habituou a desfrutar de momentos únicos. Que lhe seja fornecida uma opinião constante sobre o seu desempenho, que lhe sejam feitas críticas, para que de alguma forma possa melhorar ainda mais. Sejam criados valores importantes que levem à percepção de um mundo renovado. Sejamos cidadãos responsáveis, fazendo a diferença na criação de comunidades sustentáveis. Estas atitudes, este empenho será solicitado à Coca-Cola Company, para que as visões futuras se possam concretizar.
  6. 6. Coca-Cola e RSE A Coca-Cola entende o valor da aplicação da sustentabilidade em sua estratégia corporativa. Por ser uma empresa de atuação global, busca se comprometer com os mercados locais e respeitar a diversidade. Em parceria com seus fabricantes locais, a Coca-Cola espera contribuir com o desenvolvimento das comunidades em que está presente. A empresa procura inserir a sustentabilidade em seus processos de negócios. Um exemplo disso são suas fábricas verdes, que contam com diferenciais sustentáveis em sua cadeia produtiva.
  7. 7. Coca-Cola Br asil e RSE Uma das suas iniciativas é o Viva Positivamente (Live Positively), plataforma de desenvolvimento sustentável adotada pela companhia em diversos países, inclusive no Brasil.
  8. 8. Coca-Cola Br asil e RSE A empresa fundou também o Instituto Coca-Cola Brasil, com foco no desenvolvimento socioambiental do país.
  9. 9. RSE da empresa no Br asil e no mundo 1990 – Lançamento da lata de alumínio 100% reciclável e garrafa retornável Superfamília de 1,5L. Um ano depois, lança a embalagem PET descartável. 1993 – Início do apoio do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que chegou ao Brasil em 1994, em diversos países. Trata-se de um dos maiores eventos voluntários do mundo. 1996 – Criação do projeto “Reciclou, Ganhou” que apoiou cerca de 70 cooperativas de catadores em 17 estados do Brasil, país que mais recicla embalagens de alumínio em todo o mundo. 2009 – Desenvolvimento de embalagem de 290 ml que utiliza 25% menos vidro em sua fabricação. Também neste ano é criado o Sistema bottle-to-bottle, em que a resina PET de garrafas pós-consumo é utilizada para a produção de novas embalagens. 2010 – Lançamento da garrafa sustentável PlantBottle, a 1ª garrafa feita à base de planta (até 30%) e 100% reciclável. A embalagem substitui parte do petróleo usado como matéria-prima, podendo reduzir em até 25% as emissões de CO2. 2010 – Inauguração da primeira fábrica verde, em Maceió (AL), cuja construção envolveu cuidados que vão desde a escolha do terreno ao uso eficiente de água e energia, passando pelos materiais utilizados e qualidade interna do ar.
  10. 10. Stakeholders Colaboradores A Coca-Cola fomenta um lugar de trabalho aberto e respeitador. A empresa afirma que suas prioridades representam, antes de tudo, um compromisso humano com seus colaboradores. Fornecedores A empresa também cobra esse compromisso de seus fornecedores, que devem atender aos Princípios de Conduta para o Fornecedor, os quais refletem os valores da Coca-Cola. Cobra de seus fornecedores o mesmo compromisso com direitos humanos, por meio de práticas como proibição do trabalho infantil ou escravo, remuneração competitiva em relação ao setor, preservação do local de trabalho e proteção do meio ambiente, entre outras.
  11. 11. Stakeholders Clientes Por meio de sua plataforma e outros canais de interação com seu público consumidor, a empresa pretende esclarecer mitos e boatos sobre seus produtos, bem como promover um estilo de vida saudável. A Coca-Cola promove o Prêmio Pemberton, que estimula pesquisas científicas com foco em vida saudável. Recentemente, assinou acordo com MS, Anvisa e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) para a promoção do Fórum de Nutrição, voltado para prevenir a obesidade e melhorar a qualidade da alimentação dos brasileiros. Nos últimos anos, a empresa passou a incluir em sua carteira de produtos bebidas mais saudáveis, como águas, sucos e chás. Contudo, seu produto principal ainda é associado a males à saúde e sobrepeso.
  12. 12. Stakeholders Comunidade Apoiar as comunidades em que está presente é um dos compromissos que a Coca-Cola afirma assumir no contexto da sustentabilidade. Por meio de parceria com organizações dos países em que desenvolve atividades, apoia iniciativas para atender prioridades de cada comunidade. Meio AmbienteA Coca-Cola promove ações com foco em:  Administração da água (conservação e saneamento);  Preservação de matérias-primas;  Redução das emissões de carbono em seus processos de fabricação e distribuição;  Produção de embalagens sustentáveis.
  13. 13. Comunicação da Sustentabilidade Para disseminar seus valores sustentáveis, a empresa prioriza canais institucionais, como site, assessoria de imprensa e perfis em redes sociais. Porém, ela se vale, pontualmente, de anúncios televisivos, que são a principal forma de comunicar sua marca e seus produtos para o público consumidor. A empresa ainda estabelece parcerias estratégicas para gerar credibilidade e reforçar sua imagem, apoiando formadores de opinião que tenham foco em Sustentabilidade, como o blog http://www.sustentabilidadecorporativa.com/. Também procura inovar em seus métodos de comunicar sua atuação em sustentabilidade. Bons exemplos são as fábricas verdes, muito visadas pelas comunidades do entorno, pela mídia e por órgãos certificadores, além do outdoor que absorve poluentes do ar. Porém, existem falhas nesta comunicação. Um exemplo é o site do Instituto Coca- Cola que está desatualizado. Além disso, os relatórios GRI da companhia receberam conceitos baixos de avaliação e não têm sido elaborados com a periodicidade definida.
  14. 14. Certificações e selos O site da Coca-Cola não cita certificações e selos recebidos pela companhia. Porém, em pesquisa na internet, foram encontradas as seguintes informações: O grupo The Coca-Cola Company é aderente ao Conselho de Manejo Florestal, que confere o selo FSC, o qual assegura que o processo produtivo utiliza insumos em conformidade com critérios ambientais e sociais, seguindo condicionantes de sustentabilidade e obedecendo às legislações trabalhista e fiscal. Sua unidade localizada na Fazenda Rio Grande, no Paraná, recebeu a Certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), cedido pelo U.S. Green Bulding Council, o que a caracteriza como fábrica verde. A fábrica de Jundiaí (SP) possui a certificação NBR ISO 14001:2004, que tem foco na identificação dos aspectos ambientais, visando à implementação de um Sistema de Gestão Ambiental.
  15. 15. Modelo de relatór io anual A Coca-Cola adotou, em 2009, o modelo de relatório com base nos princípios da terceira versão (G3) da Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Em 2007, usaram a ferramenta do Ethos para entender o nível em que se encontravam. O relatório aborda questões que foram discutidas com os stakeholders durante o 1º Ciclo de Diálogos de Sustentabilidade, no Rio de Janeiro. O objetivo foi debater conceitos e práticas para identificar oportunidades de melhoria. Análise detalhada da integração da sustentabilidade à estratégia de negócios das empresas, com base em indicadores de desempenho econômico, ambiental e social.
  16. 16. Modelo de relatór io anualNo relatório, são respondidos os seguintes indicadores:Estratégia e AnálisePerfil organizacionalParâmetros para o relatórioGovernança, compromissos e engajamentoDesempenho econômicoDesempenho ambientalDesempenho socialDireitos humanosResponsabilidade sobre o produto
  17. 17. Indicadores com mais ênfaseAmbientais
  18. 18. Indicadores com mais ênfaseAmbientais
  19. 19. Indicadores com mais ênfaseResíduos
  20. 20. Indicadores com mais ênfaseSociais
  21. 21. Indicadores com mais ênfaseDiversidade
  22. 22. Metas 2020
  23. 23. Metas 2020  Reduzir a taxa de utilização da água (eficiência);  Reciclar todo o conteúdo utilizado nas operações (tratamento de águas residuais);  Repor a água usada por meio de acesso ao recurso, à recuperação e à proteção dos recursos hídricos. A captação de água da chuva tornou-se uma iniciativa importante para o alcance da meta de economia de recursos hídricos. Além da sede, no Rio de Janeiro, 14 fabricantes do Sistema utilizam essa alternativa de coleta.
  24. 24. Metas 2020  Reciclar (gerando renda e impulsionando o aprimoramento da gestão das cooperativas de catadores);  Reduzir (fomentando inovações tecnológicas que permitam a redução do consumo de matérias-primas na produção das embalagens);  Reutilizar (ampliando a oferta de embalagens retornáveis).Plant Bottle (Bio PET)Superar a diminuição do uso de derivados de petróleo;Contribui para a redução de 25% das emissões decarbono em relação à produção de PET convencional.
  25. 25. Metas 2020
  26. 26. Metas 2020  Colocar no mercado equipamentos e geladeiras verticais 50% mais eficientes, mas sem crescer a pegada de carbono.  Foi desenvolvida uma nova geração de geladeiras com o dispositivo EMS-55, inovação patenteada pela The Coca-Cola Company que possibilita uma economia média de 35% de energia.  Por meio do Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB), coordenar ações ambientais e educacionais transformadoras.  Oferecer um portfólio sintonizado com os desejos de variados perfis de consumidores e que combine com diferentes ocasiões, alinhado aos objetivos da Plataforma Viva Positivamente.
  27. 27. Metas 2020  Incentivar um estilo de vida mais saudável por meio da combinação de alimentação equilibrada e atividades físicas constantes. Nas embalagens, há mensagens de estímulo a uma vida saudável.  Estimular a promoção de diversidade – promover a inclusão, principalmente, de empresários originários de minorias, de pessoas com deficiências e de afrodescendentes.  Promover o crescimento da participação de mulheres em cargos de liderança.
  28. 28. Conceito e histór ico daSustentabilidade Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. O conceito teve suas bases lançadas através da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente (UNCHE, na sigla em inglês) em 1972 e da elaboração do Relatório de Brundtland, em 1987, que tinham o objetivo de apontar os impactos sociais e ambientais provocados pelo modelo de produção nas décadas de 70/80. Mas foi principalmente com a criação da Agenda 21, na Eco-92, que o assunto se tornou pauta no mundo corporativo. Somando-se a estes fatores o crescente interesse da sociedade civil, tornou-se clara para as empresas a necessidade de oferecer uma resposta mais firme às cobranças socioambientais que surgiam, alinhando estas questões à gestão dos negócios.
  29. 29. Concorrentes
  30. 30. A tuação dos concor r entes PepsiCo | Pepsi Foi considerada a empresa mais sustentável de 2011 na categoria ‘”Alimentos e Bebidas” pelo Índice Dow Jones Sustainability. Sua plataforma de desenvolvimento sustentável, Performance com Propósito, baseia-se nos seguintes pilares: Sustentabilidade Humana (consumidor e comunidade); Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade de Talentos (público interno). É fundadora e mantenedora do Instituto PepsiCo, o qual visa “energizar as lideranças locais para fortalecer e acelerar sua performance e as transformações socioambientais que elas já executam em suas comunidades”, atuando em questões socioambientais básicas de comunidades brasileiras próximas às unidades da PepsiCo Brasil. Promove ainda programas pontuais, como “Acesso à água e à agricultura familiar”, “Educação Profissional” e “Educação pelo Esporte”.
  31. 31. A tuação dos concor r entes Ambev | Guaraná Antarctica A Ambev divide sua atuação em sustentabilidade em quatro grandes focos: valores ambientais, valores sociais, valores econômicos e consumo responsável. Desenvolve uma série de iniciativas nestes âmbitos, como o Contador Ecológico e o Programa Ambev Recicla (Meio Ambiente); Universidade Ambev, Taça nas Favelas e Gastronomia Sustentável (Social – Comunidade e Colaboradores); Divulgação de Resultados e Relatórios de Investimentos (Econômico – Governo, Sociedade, Acionistas, Colaboradores); Bar de responsa, Supermercado de responsa e Jovem de responsa (Social – Consumidores e Sociedade). Comunica seus valores via site institucional tão fortemente quanto a Coca-Cola, destacando a sustentabilidade como ponto estratégico em sua atuação e reforçando sua importância para o Grupo Ambev e suas marcas.
  32. 32. A tuação dos concor r entes Nestlé | Bebidas diversas (Nestea, Nescau, Petrópolis, São Lourenço e outras) Os pilares de sustentabilidade da Nestlé são a nutrição, a água e o desenvolvimento rural, os quais, de acordo com a empresa, estão intimamente ligados às suas operações no Brasil e no mundo, e são amarrados pelo conceito de Criação de Valor Compartilhado. Diversas iniciativas são inseridas nestes conceitos, como Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, Água no Sertão, FICUS e Boas Práticas na Fazenda, entre outros. Mantém uma instituição própria com foco em Responsabilidade Social, a Fundação Nestlé Brasil, a qual também desenvolve projetos com foco nos pilares de sustentabilidade da marca Nestlé. Oferece grande destaque ao valor nutricional de seus produtos, aspecto muito relevante no processo de desenvolvimento social sustentado.
  33. 33. Desafios par a o futur o  Entre os principais problemas que a Coca-Cola enfrenta em relação a seu posicionamento sustentável, estão aqueles relacionados intrinsecamente a seus negócios.  O maior desafio, atualmente, diz respeito ao valor nutricional de seus produtos. Isso porque, apesar do alto número de calorias, as bebidas são nutricionalmente pobres, o que tem impacto direto na saúde do consumidor. Esta é uma preocupação social fundamental do segmento de alimentos e bebidas do Terceiro Milênio. Outro ponto a trabalhar é a quantidade de água utilizada na produção dos refrigerantes. Este recurso escasso é a base dos produtos da companhia, o que exige também fortes atuação e comunicação sobre questão social e ambiental envolvida no consumo de refrigerantes. Estes pontos fundamentais já são trabalhados através da iniciativa Viva Positivamente e na Visão 2020 da companhia, porém é válido destacar que ainda estão incipientes para o impacto econômico, social e ambiental da Coca-Cola. Atualmente, é importante trabalhar mais fortemente estes aspectos, e não só comunicá-los para o público.
  34. 34. Obrigada!

×