Receitas light pasta

1,129 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,129
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Receitas light pasta

  1. 1. Por Bianca Chimenti Nutricionista CARNE COM GRAVATINHAS À MODA ITALIANA INGREDIENTES 225g de macarrão gravatinha (aprox. 4 xícaras) ou penne 350g de carne moída magra 1 xícara de cebola cortada 1 colher (chá) de alho amassado ½ colher (chá) de orégano seco 1 lata de tomate pelado cozidos ¾ de xícara de caldo de carne ¼ de xícara de extrato de tomate com alho 1 abobrinha média, partida ao meio no sentido do comprimento e cortada em fatias bem finas ¼ de xícara de queijo ralado light (opcional) MODO DE PREPARO Cozinhe a massa al dente, de acordo com as instruções da embalagem. Escorra bem, leve-a novamente à panela e tampe para manter aquecida. Unte uma frigideira antiaderente grande e funda e coloque a carne moída. Leve a frigideira ao fogo médio e cozinhe a carne, mexendo bem até dourar. Escorra e descarte qualquer excesso de gordura. Adicione a cebola, o alho e o orégano. Tampe e cozinhe por aproximadamente quatro minutos ou até a cebola começar a amaciar. Se a frigideira ficar muito seca, adicione um pouco de água. Acrescente os tomates, sem escorrer, o caldo, o extrato de tomate e a abobrinha. Tampe e cozinhe por aproximadamente mais cinco minutos, mexendo de vez em quando, até a abobrinha ficar macia.
  2. 2. Adicione a massa à frigideira e mexa em fogo baixo para misturar bem. Acrescente um pouco mais de caldo, se a mistura estiver muito seca. Sirva quente, colocando um pouco do queijo ralado sobre cada porção, se desejar. ESPAGUETE AO MOLHO COM ALMÔNDEGAS INGREDIENTES ¼ de colher (chá) de sal Pimenta do reino a gosto 280g de espaguete fino 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem (opcional) Molho vermelho natural (o suficiente) ½ xícara de queijo ralado light Almôndegas 450g de carne moída magra 1 xícara de migalhas de pão integral 1 xícara de cogumelos frescos cortados bem finos 1 cebola cortada bem fino 1 ovo inteiro ou 1 clara levemente batida 3 colheres (sopa) de salsinha fresca bem picada 1 colher (chá) de alho amassado Azeite de oliva MODO DE PREPARO Para fazer as almôndegas, misture todos os ingredientes em uma vasilha grande e mexa. (Para fazer as migalhas, corte em pedaços 1 ½ fatia de pão integral ligeiramente torrado, coloque no liquidificador ou processador e bata bem). Dê à mistura o formato de almôndegas (deve render umas 20 unidades). Unte uma assadeira grande e arrume nela as almôndegas, deixando mais ou menos o mesmo espaço entre elas. Unte-as levemente com azeite de oliva. Asse em forno a 180ºC por 30 minutos ou até as almôndegas estarem cozidas por dentro. Reserve.
  3. 3. Enquanto as almôndegas estiverem assando, cozinhe o espaguete al dente, de acordo com as instruções da embalagem. Escorra a massa, leve-a novamente à panela, coloque o azeite, se desejar, e tampe para mantê-la aquecida. Reserve. Coloque o molho em uma frigideira grande antiaderente. Junte as almôndegas ao molho e, usando uma espátula, raspe todos os pedacinhos amarronzados da assadeira e junte-os ao molho. Leve a frigideira ao fogo médio a alto e deixe a mistura ferver. Reduza o fogo, tampe e cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até que os sabores estejam bem misturados. Adicione o molho ao espaguete e sirva quente, polvilhando um pouco de queijo ralado light, se desejar. MACARRÃO GRAVATINHA COM FRANGO E BRÓCOLIS INGREDIENTES 250g de macarrão gravatinha (aprox. 4 xícaras) ou penne 2 xícaras de brócolis 1 1/2 xícara de peito de frango cozido cortado em cubos ou desfiado 1 xícara de cogumelos frescos fatiados 1 colher (chá) de alho amassado ½ xícara de queijo ralado light Molho 1 xícara de creme de leite light 1 ovo Pimenta do reino a gosto MODO DE PREPARO Misture todos os ingredientes do molho em uma vasilha pequena e mexa bem. Reserve. Cozinhe a massa al dente, de acordo com as instruções da embalagem. Um minuto antes de a massa estar pronta, adicione o brócolis e cozinhe por mais um minuto ou até o brócolis ficar crocante e macio e a massa estar al dente. Escorra bem, leve a massa novamente à panela e acrescente o frango.
  4. 4. Unte uma frigideira antiaderente grande e leve ao fogo médio. Adicione os cogumelos e o alho, tampe e cozinhe por aproximadamente dois minutos ou até os cogumelos começarem a amaciar e soltar água (não deixe dourar). Transfira a massa para a frigideira e despeje o molho por cima. Agite levemente por um a dois minutos ou até o molho estar totalmente aquecido e levemente engrossado. Coloque um pouco de leite se a mistura estiver muito seca. Retire a frigideira do fogo e misture o queijo ralado. Sirva quente. PASTA COM FRANGO À MODA GREGA INGREDIENTES 250g de massa tricolor tipo penne ou caracol 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem 4 metades de peitos de frango sem osso e sem pele (aprox. 120g cada) Pimenta do reino a gosto ½ xícara de caldo de galinha (ou mais, se necessário) 1 colher (chá) de orégano seco 1 colher (chá) de alho amassado 1 lata de tomate pelado ½ xícara de queijo feta ¼ de xícara de azeitonas pretas fatiadas ¼ de xícara de alho-poró fatiado MODO DE PREPARO Cozinhe a massa al dente, de acordo comas instruções da embalagem. Escorra e leve-a novamente à panela. Coloque o azeite. Reserve. Enquanto a massa estiver cozinhando, lave o frango com água fria e seque com papel-toalha. Polvilhe os dois lados dos pedaços de frango com a pimenta. Unte uma frigideira antiaderente grande e leve ao fogo médio a alto. Coloque o frango e cozinhe por aproximadamente dois minutos de cada lado ou até ficar bem dourado. Reduza o fogo para médio a baixo. Junte ¼ de xícara do caldo e todo o orégano e o alho em uma tigela pequena e misture bem. Despeje a mistura do caldo em volta do frango. Tampe a frigideira e cozinhe por aproximadamente 10 minutos
  5. 5. ou até o frango estar macio e cozido. Acrescente um pouco mais de caldo se a frigideira ficar muito seca, mas só o suficiente para mantê-la úmida. Leve o frango a uma tábua de cortar e tampe para mantê-lo aquecido. Adicione os tomates pelados não escorridos e o restante do caldo à frigideira. Aumente o fogo e deixe a mistura ferver, depois reduza a chama. Acrescente a massa à frigideira e mexa em fogo baixo por um a dois minutos ou até a mistura estar completamente aquecida. Adicione mais caldo se estiver muito seca. Para servir, coloque ¼ da massa em cada um dos quatro pratos individuais. Fatie o frango e arrume uma metade de peito de frango fatiada sobre a massa em cada prato. Coloque por cima de cada porção um pouco de queijo feta, as azeitonas e o alho-poró. Sirva quente. PASTA COM ATUM À MODA MEDITERRÂNEA INGREDIENTES 250g de espaguete fino 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem 2 colheres (chá) de alho amassado 1 xícara de caldo de galinha ½ xícara de tomates secos fatiados bem finos (não conservados em óleo) ½ colher (chá) de orégano seco ½ colher (chá) de manjericão Pimenta do reino a gosto 1 xícara de corações de alcachofra (congelados ou enlatados) cortados em pedaços 1 lata de atum conservado em água (escorrido) ¼ de xícara de azeitonas pretas fatiadas ½ xícara de queijo feta esfarelado MODO DE PREPARO Cozinhe a massa al dente de acordo com as instruções da embalagem. Escorra bem e leve a massa novamente à panela. Adicione o azeite e misture bem. Tampe a panela e deixe de lado para conservar quente.
  6. 6. Unte uma frigideira grande antiaderente e leve ao fogo médio a alto. Coloque o alho e refogue por alguns segundos ou até o alho começas a mudar de cor. Adicione o caldo, os tomates, o orégano, o manjericão e a pimenta à frigideira e deixe a mistura ferver. Reduza o fogo, tampe e cozinhe por aproximadamente três minutos ou até os tomates ficarem macios. Acrescente os corações de alcachofra, o atum escorrido e as azeitonas à mistura na frigideira. Tampe e cozinhe por um a dois minutos ou até estar totalmente aquecido. Junte a massa e mexa levemente para misturar. Adicione um pouco mais de caldo se a mistura estiver muito seca. Sirva quente, polvilhando cada porção com um pouco de queijo feta. Considerações: - As massas sugeridas em cada receita podem ser substituídas de acordo com a preferência; - Dar preferência aos molhos que incluem vegetais, evitar os molhos que contém creme de leite, queijos amarelos, manteiga, maionese; - As massas devem ser servidas com uma porção de salada. Uma ótima opção é a salada de folhas verdes com molho de azeite. - Optar por massas de grano duro e/ou integrais (excelente fonte de fibras). Antigamente as massas eram consideradas proibidas nas dietas com finalidade de perda de peso. Hoje, sabe-se que são boas fontes de carboidratos, e na quantidade certa, podem ser consumidas com tranqüilidade.

×