Receitas lanche escolar

414 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
414
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
15
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Receitas lanche escolar

  1. 1. RECEITAS PARA O LANCHE ESCOLAR Fernanda Nascimento Pereira Acadêmica de nutrição FSP-USP, estagiária curricular em marketing da Nutrociência Assessoria em Nutrologia BOLO DE CENOURA SEM ÓLEO CENOURA Ingredientes A cenoura é rica em vitamina A, mineral encontrado 4 ovos principalmente em hortaliças de cor amarelo- 300g de cenoura ralada alaranjados. Essa vitamina é importante para garantir uma boa visão e pele saudável. Sua ação 3 xícaras chá de farinha de trigo também pode ser verificada no combate a infecções 1 xícaras chá de margarina culinária no organismo. Também apresenta teores elevados 1 colher sopa de fermento químico em pó de fibras. 2 xícaras chá de açúcar 1 colher chá de raspas de limão Modo de preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes da massa, exceto as claras. Despeje a mistura em uma tigela e acrescente as claras em neve, misturando delicadamente. Coloque em uma fôrma untada e polvilhada. Leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido até assar. Rendimento: 15 porções AVEIA e FUBÁ BOLO DE FUBÁ A aveia é rica em fibras e fonte de energia, indispensável para que seu filho tenha disposição Ingredientes para estudar, brincar, praticar atividade física, e outros, favorecendo também para a regularidade do trânsito intestinal, saciedade e prevenção de 2 copos de leite algumas doenças. Dê preferência aos cereais 2 copos de fubá integrais, pois a quantidade de fibras, ferro e 2 copos de farinha de trigo algumas vitaminas do complexo B é superior do que nos refinados. O fubá também é fonte de 2 copos de açúcar energia, porém trata-se de um cereal refinado, 2 ovos mas também rico em energia. 2 colheres sopa de manteiga 1 colher sopa de fermento químico em pó Modo de preparo Bata todos os ingredientes, menos o fermento, no liquidificador. Acrescente o fermento e misture. Despeje em fôrma bem untada. Leve ao forno quente por 45 a 50 minutos.
  2. 2. Rendimento: 10 porções TORTA DE BANANA E AVEIA BANANA A banana é uma fruta rica em Ingredientes potássio, mineral que atua na manutenção da pressão arterial, no equilíbrio hídrico do 4 bananas amassada organismo e na contração dos 100g de margarina músculos. Assim como a 3 ovos banana, outras frutas também são fonte de potássio, como o 1 1/2 xícara chá de açúcar melão, pêssego, damasco seco, 1 xícara chá de farinha de trigo e outras. 1 xícara chá de aveia em flocos 1 colher sobremesa de canela-da-china em pó 1 colher sopa de fermento químico em pó Modo de preparo Bata no liquidificador as bananas, os ovos, a margarina e o açúcar. Passe a mistura do liquidificador para uma tigela e misture a farinha, a aveia, a canela e por último o fermento. Coloque em uma fôrma untada e leve ao forno médio (180ºC) por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja pronto. Se quiser, com o bolo ainda morno, polvilhe açúcar e canela. Rendimento: 10 porções LARANJA BOLO DE LARANJA E IOGURTE A laranja, além de ser fonte de fibras como as frutas e hortaliças, é rica em vitamina C. Essa vitamina é importante para a boa saúde dos seus filhos, pois auxilia na cicatrização, no sistema imunológico e também melhora a Ingredientes absorção do ferro. Importante ressaltar que o bagaço da laranja contém teores mais elevados 3 xícaras chá de farinha de trigo de fibras do que a parte interna. Para um melhor aproveitamento da vitamina C, deve-se 2 xícaras chá de açúcar consumir as frutas ricas nessa vitamina após 1 copo de iogurte natural serem cortadas ou descascadas. 4 ovos 1 colher sopa de fermento químico em pó 1/2 copo de suco de laranja Modo de preparo Bata tudo no liquidificador e despeje essa IOGURTE mistura numa fôrma untada e açucarada, de buraco no meio. Asse em forno baixo O iogurte é um alimento rico em cálcio, essencial para a construção e manutenção ou 180ºC por aproximadamente 30 de ossos e dentes. Também contém minutos. Faça o teste do palitinho para quantidades significativas de proteína, saber se já está bom. nutriente importante para um bom crescimento e desenvolvimento do seu filho. Consuma o iogurte com uma fruta picada ou batida, com cereais, ao natural ou como nessa receita de bolo.
  3. 3. Rendimento: 10 porções Essas receitas são sugestões para a composição de lanches escolares. Deve-se acrescentar na lancheira das crianças outros alimentos que não apenas esses. Juntamente com uma fatia de bolo, pode-se incluir um suco de fruta ou um iogurte e também uma fruta. Outras informações sobre o que colocar na lancheira dos seus filhos estão disponíveis no portal da Nutrociência. Referências CYBERCOOK. Disponível em: <http://www.cybercook.com.br>. Acesso em: 19 abr. 2008 NESTLÉ. Disponível em: <http://www.nestle.com.br>. Acesso em: 19 abr. 2008. Shils ME, Olson JÁ, Shike M, Ross AC. Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. Barueri: Manole; 2003. Vitolo MR. Nutrição da gestação à adolescência. Rio de Janeiro; Reichmann e Affonso; 2003.

×