Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Os pequenos grupos espíritas e sua importância

366 views

Published on

Published in: Spiritual, Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Os pequenos grupos espíritas e sua importância

  1. 1. OS PEQUENOS GRUPOS ESPÍRITAS E SUA IMPORTÂNCIA. COM ALLAN KARDEC EM O LIVRO DOS MÉDIUNS ( ED. IDE) NO CAPÍTULO XXIX,335, ENCONTRAMOS VALIOSA ORIENTAÇÃO NO QUE CONCERNE À DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO CRISTÃO, CUJA MISSÃO, SEGUNDO OS SÁBIOS ESPÍRITOS SUPERIORES, É PROMOVER A TRANSFORMAÇÃO MORAL DA HUMANIDADE, REAPROXIMANDO-A DO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E COM ISTO IMPLANTAR A ORDEM, A JUSTIÇA E A PAZ NA TERRA.
  2. 2. ASSIM, A RESPONSABILIDADE DOS GRUPOS ESPÍRITAS É DE GRANDE MONTA, E NO LIVRO DE KARDEC, JÁ MENCIONADO, ENCONTRAMOS VASTO MATERIAL DE IMPORTÂNCIA CAPITAL A SER ESTUDADO, MEDITADO E REFLETIDO POR TODOS OS ESPÍRITAS; COMPROMETIDOS COM O ESPIRITISMO. SENÃO, VEJAMOS COMO O CODIFICADOR NOS ORIENTA:
  3. 3. JÁ VIMOS DE QUAL IMPORTÂNCIA É A UNIFORMIDADE DE SENTIMENTOS PARA A OBTENÇÃO DE BONS RESULTADOS; ESSA UNIFORMIDADE SERÁ TANTO MAIS DIFÍCIL DE SE OBTER, QUANTO O NÚMERO FOR MAIOR. NAS PEQUENAS REUNIÕES, CONHECE-SE MELHOR, SE ESTÁ MAIS SEGURO DOS ELEMENTOS QUE AÍ SE INTRODUZEM; O SILÊNCIO E O RECOLHIMENTO SÃO MAIS FÁCEIS E TUDO SE PASSA COMO EM FAMÍLIA. AS GRANDES ASSEMBLÉIAS EXCLUEM A INTIMIDADE PELA VARIEDADE DOS ELEMENTOS DOS QUAIS SE COMPÕEM; EXIGEM LOCAIS ESPECIAIS, RECURSOS PECUNIÁRIOS E UM APARELHO ADMINISTRATIVO INÚTIL NOS PEQUENOS GRUPOS;
  4. 4. A DIVERGÊNCIA DE CARACTERES, DE IDEIAS, DE OPINIÕES AÍ SE DESENHA MELHOR, E OFERECER AOS ESPÍRITOS TRAPALHÕES MAIS FACILIDADE PARA SEMEAREM A DISCÓRDIA. QUANTO MAIS A REUNIÃO É NUMEROSA, TANTO MAIS É DIFÍCIL CONTENTAR TODO MUNDO; CADA UM GOSTARIA QUE OS TRABALHOS FOSSEM DIRIGIDOS AO SEU GOSTO, QUE SE OCUPASSEM, DE PREFERÊNCIA, COM OS ASSUNTOS QUE MAIS LHE INTERESSAM; ALGUNS CREÊM QUE O TÍTULO DE SÓCIO LHES DÁ O DIREITO DE IMPOREM SUA MANEIRA DE VER; DAÍ AS DIVERGÊNCIAS, UMA CAUSA DE MAL-ESTAR QUE TRAZ, CEDO OU TARDE, A DESUNIÃO, DEPOIS A DISSOLUÇÃO, SORTE DE TODAS AS SOCIEDADES DA QUAL SEJAM O OBJETO.
  5. 5. AS PEQUENAS SESSÕES NÃO ESTÃO SUJEITAS ÀS MESMAS FLUTUAÇÕES; A QUEDA DE UMA GRANDE SOCIEDADE SERIA UM REVÉS APARENTE PARA A CAUSA DO ESPIRITISMO, E SEUS INIMIGOS NÃO DEIXARIAM DE SE PREVALECER DISSO; A DISSOLUÇÃO DE UM PEQUENO GRUPO PASSA DESAPERCEBIDA E, ALIÁS, SE UM DISPERSA, VINTE OUTROS SE FORMAM AO LADO; ORA, VINTE GRUPOS, DE QUINZE A VINTE PESSOAS, OBTERÃO MAIS PELA PROPAGAÇÃO DO QUE UMA ASSEMBLÉIA DE TREZENTAS A QUATROCENTAS PESSOAS.
  6. 6. SOBRE O ASSUNTO EXPOSTO, O NOSSO CARO IRMÃO DE MIRASSOL- SP, OSWALDO CORDEIRO, EM SEU LIVRO: CHICO XAVIER, PEQUENAS HISTÓRIAS: UM GRANDE HOMEM NOS DIZ: O CHICO ME DISSE, EM NOSSOS DIÁLOGOS, QUE VAI CHEGAR UM DIA EM QUE TEREMOS UM CENTRO ESPÍRITA EM CADA QUARTEIRÃO. DE NOSSA PARTE, TAMBÉM JUNTO ÀQUELE QUERIDO MISSIONÁRIO OUVIMOS DELE A RECOMENDAÇÃO DA UTILIDADE DA FORMAÇÃO DE PEQUENOS GRUPOS PARA MELHOR SERVIR À CAUSA DA DOUTRINA ESPÍRITA, QUE É O CONSOLADOR PROMETIDO POR JESUS.
  7. 7. CRÉDITOS. <ul><li>LIVRO. CHICO XAVIER LEMBRANÇAS DE GRANDES LIÇÕES. </li></ul><ul><li>AUTOR. CEZAR CARNEIRO DE SOUZA. </li></ul><ul><li>EDITORA. IDE. </li></ul><ul><li>MÚSICA. ARQUIVO. </li></ul><ul><li>IMAGENS. INTERNET. </li></ul><ul><li>FORMATAÇÃO. PMM. </li></ul>

×