Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Oficinas de leitura 1

12,958 views

Published on

Secretaria Municipal da Educação de Marília - SP 2013
Curso de formação para professores de quinto ano

  • Be the first to comment

Oficinas de leitura 1

  1. 1. OFICINA DE LEITURA Módulo I - Leitura
  2. 2. EXPECTATIVAS1.Dos professores;2.Nossa proposta: refletir sobre aleitura e sobre a metodologia deensino da leitura na escola.
  3. 3. PONTO DE PARTIDA...“[...] uma vez que os objetivos deaprendizagem que esperamos dosalunos devem ser, antes, objetivosda formação de professores”(LIBÂNEO, 2004, p. 22).
  4. 4. O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE A LEITURAP: Vocês gostam de ler?C: Ah mais ou menos.P: Ler é fácil?C: É muito fácilP: E compreender é fácil?C: Ah ai não né professora!
  5. 5. QUESTÕES NORTEADORASQual a frequência de leitura das crianças na escola?Quanto tempo gastamos ensinando a leitura?O que eles leem na escola?Quais atividades utilizamos para ensinar a ler?
  6. 6. CONCEITOS EQUIVOCADOSToda e qualquer leitura promove o aprendizado da leitura (uso do livro didático);Esquema texto / leitura oral e silenciosa / vocabulário/interpretação / produção de texto no final;Leitura como secundária ou automática, pois o foco é na escrita;Leitura e escrita como o mesmo processo;Considerar a escrita precedente à leitura;Criança não alfabetizada não lê;
  7. 7. PRÓXIMO ENCONTRO Texto para reflexão: 1.A natureza da literatura infantil – Nelly Novaes Coelho (2000) 2.A escola e a leitura de literatura – Regina Zilberman (2009)

×