Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
 Professor coordenador do Projeto: Denise
Farias Boeira.
 Professores colaboradores: Laureane Fleitas,
Ivone, Roseli e E...
 Geografia, Artes e Língua Portuguesa,
História e Cidadania.
 Nasceu do desejo de estimular a valorização da
miscigenação cultural dos alunos, e dinamizar as
aulas na sala de tecnolo...
 Elevar a consciência do educando sobre o seu valor cultural
respeitando as diferenças que formam nossa realidade
educati...
 Contemplar as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua
Estrangeira (Espanhol), História, Geografia, Ciências,
Tecnologia...
 Implantar aulas de acordo com os temas transversais
(PCNs);
 Desenvolver estudos e atividades práticas e teóricas
que p...
 Direcionar a prática constante da reflexão e da análise
da convivência diária, fundamentada nos princípios de
ética e ci...
 Primeiramente irão realizar uma pesquisa sobre a
população da cidade, buscando dados de anos
anteriores para se fazer co...
 Atividades práticas de leitura, imagem, ética,
análises e transcrições textuais,
 confecções de cartazes e telas de rel...
 Elevar a consciência do educando sobre o seu valor cultural
respeitando as diferenças que formam nossa realidade
educati...
 Proporcionar mais espaço físico com a construção de mais
salas de aula, equipadas e adequadas;
 Contemplar as disciplin...
 Wikispaces
 Youtube
 Blog
 Facebook
 Wikidot
 A avaliação será processual, observando cada
atividade realizada,participação
desenvolvimento do conteúdo e da estética
...
 O projeto será avaliado sob o ponto de vista
de como o mesmo foi desenvolvido,
apontando os pontos que deram certo, e
ta...
 Já quanto à parte humana, ou seja, sobre o aspecto da
aprendizagem, verificaremos também se o projeto pode
contribuir pa...
O projeto conhecendo minha cidade e foi muito bom
trabalhar, não deu pra ser realizado tudo
exatamente como o planejado, m...
 De acordo com Levy (1998), a construção do
conhecimento passa a ser igualmente
atribuída aos grupos que interagem ao
esp...
Portanto a Tecnologia ela é um dos componentes para uma
educação de qualidade, porque a educação de qualidade
ela tem um e...
Escola municipal ramiro noronha
Escola municipal ramiro noronha
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

0

Share

Download to read offline

Escola municipal ramiro noronha

Download to read offline

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

Escola municipal ramiro noronha

  1. 1.  Professor coordenador do Projeto: Denise Farias Boeira.  Professores colaboradores: Laureane Fleitas, Ivone, Roseli e Elizabhet Macena.  Período: Maio à Junho/2013  Número de aulas: aproximadamente 15.
  2. 2.  Geografia, Artes e Língua Portuguesa, História e Cidadania.
  3. 3.  Nasceu do desejo de estimular a valorização da miscigenação cultural dos alunos, e dinamizar as aulas na sala de tecnologia, possibilitando-lhes refletir sobre a relevância dos hábitos culturais fronteiriços e, principalmente, incentivando-os à preservação desses hábitos como marcas de identidade social e exteriorização de valores pessoais. Projeto idealizado pela professora Denise Farias Boeira, e será executado juntamente pelas professoras Laureane Fleitas, das disciplinas de língua estrangeira espanhol da disciplina de Cidadania, e as profesoras Roseli- Língua Portuguesa , Ivone- Geografia e História.
  4. 4.  Elevar a consciência do educando sobre o seu valor cultural respeitando as diferenças que formam nossa realidade educativa;  Levar o aluno a conhecer, reconhecer e valorizar sua cultura fazendo uma leitura crítica do espaço onde está inserido, resgatando a satisfação de aprender com experiências individuais e coletivas;  Propiciar ao educando o intercâmbio artístico e a reflexão sobre a língua e sociedade como um todo;  Conhecer e valorizar a cultura dos dois países através da  apresentação dos costumes e da própria língua, sanando a necessidade do educando bilíngüe, no qual é a maioria da clientela da escola;
  5. 5.  Contemplar as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol), História, Geografia, Ciências, Tecnologia, Cidadania e Artes, com estudos e atividades práticas e teóricas que proporcione ao educando a apropriação do conhecimento cultural das duas cidades.  Garantir aos alunos uma alfabetização de qualidade que possibilite o acesso ao conhecimento e experiências culturais transformadoras.Incentivar a autonomia do aluno em diversas situações, facilitando a aquisição de níveis crescentes de responsabilidades.
  6. 6.  Implantar aulas de acordo com os temas transversais (PCNs);  Desenvolver estudos e atividades práticas e teóricas que proporcione ao educando a apropriação do conhecimento cultural das duas cidades;  Propor atividades que valorizem o cidadão fronteiriço e o incentive e fortalecer a cultura trilíngüe (espanhol guarani e português);  Levar o educando a reflexão sobre a cultura regional e dar ao mesmo a oportunidade de conhecer, observar e recriar a arte dos dois países;  Promover o intercâmbio cultural;
  7. 7.  Direcionar a prática constante da reflexão e da análise da convivência diária, fundamentada nos princípios de ética e cidadania. Elevar o índice do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
  8. 8.  Primeiramente irão realizar uma pesquisa sobre a população da cidade, buscando dados de anos anteriores para se fazer comparações.  O projeto deverá ser executado utilizando-se todos os recursos humanos da instituição municipal de ensino, voltados para o resgate, manutenção, valorização e integração cultural interdisciplinar.  Utilizar-se-á de exposição cultural envolvendo artistas regionais para que o educando observe a música, dança, pintura e poesia dos dois países, além do aluno como protagonista dessas mesmas atividades.
  9. 9.  Atividades práticas de leitura, imagem, ética, análises e transcrições textuais,  confecções de cartazes e telas de releitura das obras dos artistas estudados são outros métodos a serem explorados.  Outra metodologia que deverá ser explorada é a pesquisa de campo, beneficiando- se da boa relação entre os governos municipais dos dois países, realizando o intercâmbio entre as escolas municipais de Pedro Juan Caballero – PY e Ponta Porã – BR.
  10. 10.  Elevar a consciência do educando sobre o seu valor cultural respeitando as diferenças que formam nossa realidade educativa;  Levar o aluno a conhecer, reconhecer e valorizar sua cultura fazendo uma leitura crítica do espaço onde está inserido, resgatando a satisfação de aprender com experiências individuais e coletivas;  Propiciar ao educando o intercâmbio artístico e a reflexão sobre a língua e sociedade como um todo;  Conhecer e valorizar a cultura dos dois países através da apresentação dos costumes e da própria língua, sanando a necessidade do educando bilíngüe, no qual é a maioria da clientela da escola;
  11. 11.  Proporcionar mais espaço físico com a construção de mais salas de aula, equipadas e adequadas;  Contemplar as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol),  História, Geografia,, Tecnologia, Cidadania e Artes,  Com estudos e atividades práticas e teóricas que proporcione ao educando a apropriação do conhecimento cultural das duas cidades.  Garantir aos alunos uma alfabetização de qualidade que possibilite o acesso ao conhecimento e experiências culturais transformadoras.  Incentivar a autonomia do aluno em diversas situações, facilitando a aquisição de níveis crescentes de responsabilidades.
  12. 12.  Wikispaces  Youtube  Blog  Facebook  Wikidot
  13. 13.  A avaliação será processual, observando cada atividade realizada,participação desenvolvimento do conteúdo e da estética dos trabalhos apresentados.  A avaliação do projeto será realizada com a equipe idealizadora, através da aplicabilidade do mesmo e dos efeitos pedagógicos resultantes.
  14. 14.  O projeto será avaliado sob o ponto de vista de como o mesmo foi desenvolvido, apontando os pontos que deram certo, e também os que deram errados, sendo que esse último faremos algumas análises do porque o mesmo possa não ter atingido verificando os motivos pelos quais o mesmo possa não ter atingido seus objetivos traçados, tendo aprimorá-lo para que ao utilizá-lo novamente não tenham os mesmos problemas.
  15. 15.  Já quanto à parte humana, ou seja, sobre o aspecto da aprendizagem, verificaremos também se o projeto pode contribuir para que os discentes tenham adquirido novos conhecimentos, sendo que para tanto essa verificação se dará através de questionamentos, diálogos, etc., buscando captar do aluno alguma resposta que se possa traduzir em conhecimento adquirido. A avaliação do aproveitamento dos estudantes será de modo processual, sistemática e cumulativa, assegurando momentos de efetiva aprendizagem observando quais são seus avanços, necessidades e as consequentes demandas para aperfeiçoar a prática pedagógica, buscando continuamente o sucesso do aluno na aprendizagem visando não apenas quantificar e sim qualificar o produto final dessa aprendizagem.
  16. 16. O projeto conhecendo minha cidade e foi muito bom trabalhar, não deu pra ser realizado tudo exatamente como o planejado, mas diversificou muito as aulas da disciplina de Espanhol, na escola onde trabalho os alunos participaram interagiram e adoraram as aulas e houve uma integração de professores alunos e funcionários, agradeço aos alunos por terem participado, e a professora de Espanhol que trocou algumas aulas para que conseguíssemos concluir o projeto no prazo determinado.
  17. 17.  De acordo com Levy (1998), a construção do conhecimento passa a ser igualmente atribuída aos grupos que interagem ao espaço do saber, as pessoas sempre sabem algo, o que as tornam importante quando juntas, de forma a fazer uma inteligência coletiva. “É uma inteligência distribuída por toda a parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências” (Levy, 1998 p.28).
  18. 18. Portanto a Tecnologia ela é um dos componentes para uma educação de qualidade, porque a educação de qualidade ela tem um espectro muito maior do que somente o uso das tecnologias, então ela contribui, mas não é o único elemento a formação dos professores, a formação dos gestores, a formação da escola o trabalho colaborativo em torno de um projeto pedagógico consistente e a participação de todos faz parte dessa educação maior que é a educação que procuramos que é uma educação democrática, inclusiva e uma educação que promove o processo de ensino e aprendizagem.

Views

Total views

207

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

8

Actions

Downloads

1

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×