Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
AFRICANIDADE 
As influências culturais africanas no Brasil 
Prof. Raimunda Rodrigues de Souza
OBJETIVOS E PÚBLICO ALVO 
O objetivo dessa aula é despertar no aluno o interesse de 
conhecer, valorizar e respeitar a cul...
ESTRATÉGIAS 
 Roda de conversa; 
 Roda de leitura; 
 Discussões; 
 Pesquisa em livros didáticos, paradidáticos e 
inte...
AFRICANIDADE, O QUE É? 
Vocês saberiam falar sobre o que vem a ser a 
cultura Afro-Brasileira? 
E sobre a origem do povo b...
CULTURA AFRICANA 
Culinária 
Muitas das receitas que utilizamos na culinária brasileira são 
de origem africanas, entre el...
A CAPOEIRA 
Ao chegarem ao Brasil, os africanos 
perceberam a necessidade de 
desenvolver formas de proteção 
contra a vio...
ALGUNS ANIMAIS DA ÁFRICA
LOCALIZAÇÃO
CURIOSIDADES 
Tribo Ndebele e Padaung 
A Ndebele fica em Lesedi, na África. As mulheres que a 
habitam usam pesadas argola...
SOMOS TODOS 
DIFERENTES, CADA 
UM É CADA UM.
REFLEXÃO 
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de 
sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. 
Para odiar...
REFERÊNCIAS 
 http://sujaque.blogspot.com.br/ 
 http://not1.xpg.uol.com.br/lei-africanidade-historia-e-cultura- 
afro-br...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Africanidade

1,628 views

Published on

O trabalho consiste na apresentação do tema Africanidade aos alunos do 5° Ano da escola EMEB João Batista de Macedo.

Published in: Environment
  • Be the first to comment

Africanidade

  1. 1. AFRICANIDADE As influências culturais africanas no Brasil Prof. Raimunda Rodrigues de Souza
  2. 2. OBJETIVOS E PÚBLICO ALVO O objetivo dessa aula é despertar no aluno o interesse de conhecer, valorizar e respeitar a cultura Afro-Brasileira, assim como reconhecer a importância do povo africano na formação da cultura e identidade brasileira. Para tal será aberto espaço para discussões, preparando os alunos com diferentes temáticas ligadas à cultura negra. Também as questões ligadas à História e a Cultura Afro-Brasileira, que se tornou obrigatória nos currículos escolares após a publicação da Lei 10.639/03. O trabalho sobre Africanidade será desenvolvido por bimestre e tem como foco “ Combater o silêncio escolar sobre o racismo, preconceito e discriminação. O público alvo será os alunos do 5° ano.
  3. 3. ESTRATÉGIAS  Roda de conversa;  Roda de leitura;  Discussões;  Pesquisa em livros didáticos, paradidáticos e internet;  Estudo das palavras de origem africana;
  4. 4. AFRICANIDADE, O QUE É? Vocês saberiam falar sobre o que vem a ser a cultura Afro-Brasileira? E sobre a origem do povo brasileiro? A nossa diversidade sociocultural tem três grandes matrizes étnicos-culturais (indígenas, europeus e africanos), mais os imigrantes asiáticos que vieram depois.
  5. 5. CULTURA AFRICANA Culinária Muitas das receitas que utilizamos na culinária brasileira são de origem africanas, entre elas podemos citar: acarajé, mungunzá, vatapá, quibe, abará, feijoada, entre outros.
  6. 6. A CAPOEIRA Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.
  7. 7. ALGUNS ANIMAIS DA ÁFRICA
  8. 8. LOCALIZAÇÃO
  9. 9. CURIOSIDADES Tribo Ndebele e Padaung A Ndebele fica em Lesedi, na África. As mulheres que a habitam usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Segundo elas, as argolas servem para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado.
  10. 10. SOMOS TODOS DIFERENTES, CADA UM É CADA UM.
  11. 11. REFLEXÃO “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinados a amar.” Nelson Mandela. (Líder político africano)
  12. 12. REFERÊNCIAS  http://sujaque.blogspot.com.br/  http://not1.xpg.uol.com.br/lei-africanidade-historia-e-cultura- afro-brasileira-educacao-escola/  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html? pagina=espaco %2Fvisualizar_aula&aula=53646&secao=espaco&request_l ocale=es  Apostila Secretaria Municipal de Educação – Comissão de Educação para Relações Étnico-Raciais.

×