Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Limpeza do canteiro de obras

272 views

Published on

DDS sobre limpeza no canteiro de obras

Published in: Services
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Limpeza do canteiro de obras

  1. 1. Segurança do Trabalho Segurança: Limpeza na construção civil salva vidas! Saiba por que é tão importante manter a limpeza em um canteiro de obras a fim de evite acidentes e infecções aos trabalhadores. Os Canteiros de obra definitivamente não são exemplos de locais de trabalho organizados e limpos. Este ainda é o segmento em que empresas e empregados menos se importam com esses quesitos (embora isso esteja mudando um pouco). Diante desse quadro, o que vamos ressaltar aqui é a importância da limpeza para a construção civil como uma forma ter mais segurança no trabalho, além de evitar o desperdício de materiais, afinal à arrumação e limpeza são fatores importantíssimos para a prevenção de acidentes, além de melhorar a saúde e diminuir os riscos de doenças causadas pelas atividades e condições insalubres de trabalho. Doenças respiratórias e de pele, por exemplo, são muito comuns entre os trabalhadores da área da construção e, além do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), manter condições saudáveis de higiene e limpeza também contribui para a diminuição desses problemas. Uma das formas para motivar as empresas e os empregados a manter os locais de trabalho limpos e organizados é fazê-los compreender que o processo de limpeza age muito positivamente nas atividades e na produtividade de trabalho, através da manutenção das áreas de trabalho limpas e organizadas, com o recolhimento dos entulhos e desperdícios, resíduos e sucatas e também com o armazenamento correto das matérias-primas. Para um local de trabalho melhor é importante:  Limpeza do terreno e delimitação de áreas de trabalho  Horários definidos de limpeza mais profunda  Manter o canteiro organizado, limpo e bem sinalizado.  Remoção do o entulho que evita o acúmulo excessivo poeira.  Não queimar lixo ou qualquer outro material. Isso causa mais poluição e resíduos.  Manter as passagens limpas e livres. Para tentar melhorar esse cenário, muitas empresas tem usado a teoria japonesa dos “5S”. A teoria deste programa pode ser usada em todos os seguimentos e envolve as seguintes etapas: Descarte, Organização, Limpeza, Asseio e Disciplina.  Etapa 1: Descarte: primeiro é necessário identificar os materiais e objetos que precisam ser descartados como entulhos, resto de madeiras e blocos de concreto e etc.  Etapa 2: Organização: nessa parte são estabelecidos os locais em que os objetos, materiais, equipamentos de trabalho e etc., serão guardados, essa é a melhor forma de liberar espaços e ainda deixar as coisas á fácil alcance.  Etapa 3: Limpeza: Além de deixar o local mais agradável, melhora a imagem da empresa e ainda contribui para a saúde dos trabalhadores. Durante a execução das atividades o uso de equipamentos de EPI é
  2. 2. importantíssimo, após as tarefas a vez é da limpeza do ambiente, agora será removido o excesso de poeiras e gases que podem afetar a saúde do que trabalham no local. Então o uso de óculos, luvas de proteção, máscaras e demais equipamentos, são necessários para garantir a saúdo do trabalhador na execução da limpeza.  Etapa 4: Asseio: Essa etapa é responsável por conscientizar os trabalhadores da importância da higiene pessoal e limpeza coletiva para manter as condições de trabalho satisfatória. O recomendado é que após o término do dia de trabalho, o trabalhador faça o seu asseio nos banheiros do canteiro, assim não leva para a casa o pó alcalino (cal e cimento) e poeira do canteiro de obras.  Etapa 5: Disciplina: Visa desenvolver a responsabilidade de revisar constantemente as rotinas anteriores para que o programa possa atingir seu objetivo que á manter um canteiro limpo e organizado. Estes parecem ser fatores simples e até banais, mas quando colocados em prática fazem muita diferença no ambiente de trabalho, e um local de trabalho agradável se torna um estímulo para a produtividade! Sendo assim, manter condições boas de limpeza e organização é uma forma de contribuir para um melhor desempenho dos empregados, servindo como um estímulo, principalmente por estarem acostumados com empresas que não se preocupam com isso.

×