Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Comunicação não verbal

402 views

Published on

Texto de apoio para o módulo Comunicação nas Organizações, parte integrante do curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios e Pessoas da FASB - Faculdade do Sul da Bahia.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Comunicação não verbal

  1. 1. Pós-graduação em Gestão de Negócios e Pessoas Módulo Comunicação nas Organizações Profa. Rachel de Camargo 2013.2 Dizem que o corpo fala por si mesmo e você não pode controlar... Foto: http://www.blogdotony.net/70073 Dizem que o corpo fala por si mesmo e você não pode controlar. Algumas pessoas não acreditam que a linguagem corporal é mais eficaz do que as palavras. Olhe para as dicas abaixo. Experimente e verifique se elas realmente funcionam. 1. Se eu levantar os braços para falar, dou sinais de rebeldia, assim como se eu levantar a cabeça e elevar a garganta. 2. Se nós não mostramos a garganta e, em vez disso, a escondemos, significa vulnerabilidade. 3. Quando uma pessoa se senta na borda de uma cadeira ou muito insistentemente olha para o relógio, essa pessoa é muito ansiosa. 4. Não mostrar as palmas das mãos ou ocultar gestos quando falamos, indica que temos medo do futuro, do mundo, ou denota que algo está oculto. 5. Usar as mãos enquanto fala indica autovalorização. 6. Normalmente quando as pessoas discutem e estão em pé, elas mantêm as pernas firmes para sentir que não vão desequilibrar no debate. 7. Quando, ao falar com alguém, este desvia seus olhos e não enfrenta a fala, isso indica que a pessoa está mentindo. 8. Quando nós evitamos os olhos do outro isso significa que há desconfiança no que a outra pessoa está dizendo. 9. Jogar o cabelo: isso se traduz em flerte. 10. Braços cruzados: posição fechada ao que está sendo dito pelo outro. 11. Roer as unhas: sinal de nervosismo. 12. Quando uma pessoa prefere conversar de pé, e interrompe outras pessoas em suas falas, isso é evidência clara de superioridade. 13. Coçar o queixo: isso reflete tomada de decisões.
  2. 2. Pós-graduação em Gestão de Negócios e Pessoas Módulo Comunicação nas Organizações Profa. Rachel de Camargo 2013.2 14. Entrelaçar os dedos comunica autoridade. 15. Dar um puxão na orelha comunica insegurança (no que está sendo feito ou na decisão a ser tomada). 16. Quando uma pessoa olha para baixo, não devemos confiar no que ela está dizendo. 17. Mãos ruborizadas refletem impaciência. 18. Apertar o nariz: é uma avaliação negativa da pessoa, denota desconfiança. 19. Bater os dedos é um sinal de impaciência. 20. Sentar com as mãos segurando a cabeça é um sinal de segurança e superioridade. 21. Inclinar a cabeça para frente é sinal de interesse. 22. A palma da mão aberta significa: honestidade, transparência e inocência. 23. Andar ereto é um sinal de confiança em si mesmo. 24. Caminhar com as mãos nos quadris é um sinal de que a pessoa tem vontade de fazer alguma coisa. 25. Mexer o cabelo também pode ser sinal de desconfiança e insegurança. 26. A cabeça apoiada nas mãos e olhar para o chão refletem o tédio. 27. Braços cruzados sobre o peito indicam barreira na comunicação ou postura defensiva. 28. Andar com as mãos nos bolsos e os ombros curvados é um sinal de depressão. 29. Esfregar um olho é sinal de que a pessoa tem dúvidas. 30. Tocar ligeiramente o nariz é um sinal de hesitação, mentira ou negação. 31. Olhar diretamente nos olhos dos outros é um sinal de autoconfiança, amizade, maturidade e acima de tudo honestidade. 32. Sentar na borda de uma cadeira anuncia que a pessoa quer sair o mais rápido possível. 33. Mudar de posição constantemente expressa claramente aos outros que você está entediado.

×