Aula3 gp - projetos, inovacao, processos e programas

515 views

Published on

UC - Gerência de Projetos em Tecnologia

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
515
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula3 gp - projetos, inovacao, processos e programas

  1. 1. Introdução à Gerência de Projetos: Conceitos Básicos Rachel de Camargo www.opportunityconsultoria.com rachel@opportunityconsultoria.com
  2. 2. Introdução à Gerência de Projetos: Conceitos Básicos • • • • • O conceito de Projeto Projetos X Operações Rotineiras A Evolução do Gerenciamento de Projetos Benefícios do Gerenciamento de Projetos O Project Management Institute – PMI
  3. 3. PROJETOS X OPERAÇÕES ROTINEIRAS • Projeto, como vimos antes, é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. • Por outro lado, podemos entender os processos como atividades ou série de atividades que acontecem continuamente, ou seja, o processo está sempre acontecendo ou sendo colocado em funcionamento.
  4. 4. PROJETOS X OPERAÇÕES ROTINEIRAS • Caracterização de projetos x processos (Nokes & Kelly) PROJETO PROCESSO Novo, nunca foi feito antes, não da mesma maneira Repetido continuamente, já foi feito antes, será feito de novo Pode ser gerenciado em várias divisões ou diretorias Gerenciado por uma única divisão ou departamento Alguns dos principais riscos não são bem compreendidos A maioria dos riscos envolvidos são bem compreendidos O valor para a organização está em entregar Valor para a organização é criado pela o projeto dentro do prazo e do orçamento melhoria contínua do processo
  5. 5. PROJETOS X OPERAÇÕES ROTINEIRAS • Caracterização de projetos x processos Processo modificado Processo repetido Processo contínuo Processo Maior risco de execução Projeto Menor familiaridade Inovação Maior mudança Todas as atividades (Nokes & Kelly)
  6. 6. Principais Drivers para Projetos / Inovações Sheth & Ram AVANÇOS TECNOLÓGICOS MUDANÇA REGULAÇÃO INOVAÇÃO RIVALIDADE ENTRE COMPETIDORES MUDANÇA EM PERFIL DOS CLIENTES
  7. 7. Como as inovações se manifestam? IBGE, PINTEC • Em produtos: ▫ Produto novo (bem ou serviço) é um produto cujas características fundamentais (especificações técnicas, componentes e materiais, incorporado, funções ou usos pretendidos) diferem significativamente de todos os produtos previamente produzidos pela empresa.
  8. 8. Como as inovações se manifestam? IBGE, PINTEC • Em processos: ▫ Envolve a introdução de tecnologia de produção nova ou significativamente aperfeiçoada, de métodos para oferta de serviços ou para manuseio e entrega de produtos novos ou substancialmente aprimorados, como também de equipamentos e SOFTWARES novos ou significativamente aperfeiçoados em atividades de suporte à produção.
  9. 9. Como as inovações se manifestam? IBGE, PINTEC • Em inovação organizacional: ▫ Compreende a implementação de novas técnicas de gestão ou de significativas mudanças na organização do trabalho e nas relações externas da empresa, com vistas a melhorar o uso do conhecimento, a eficiência dos fluxos de trabalho ou a qualidade dos bens ou serviços.
  10. 10. Resultados do projeto • Tomando-se como base que projetos são esforços de inovação, seus resultados podem gerar novidades de ordem: ▫ Incremental – evolucionária, significa fazer melhor aquilo que já se faz. ▫ Radical – revolucionária, significa fazer o que nunca foi feito antes.
  11. 11. Exercício (APS A1.2 – 0,5 ponto) • Após a leitura do texto “A Gestão da Inovação na Gillete” responda: ▫ Qual o principal driver de inovação da empresa? ▫ Quais os dois principais projetos citados no caso? ▫ Eles representam inovações? Caso afirmativo, são inovações em qual dimensão: de produto, de processo ou organizacional? Por quê? ▫ Uma vez que o segundo projeto apresentou o resultado esperado, a produção dos demais barbeadores foi abandonada? Quais motivações podem ter levado a gestão à essa decisão?
  12. 12. Programas x Projetos • Um programa é um conjunto de projetos relacionados, às vezes conhecido como portfolio de projetos. Em alguns casos, o termo programa é usado como sinônimo de projeto, e nesse caso o que chamamos de projeto é classificado como subprojeto. Isso é confuso! ▫ Em geral, os subprojetos são categorizados como tais porque têm uma relação próxima com o projeto, e porque o sucesso de absolutamente todos os subprojetos é necessário para o sucesso do projeto geral. ▫ Já um programa pode ter sucesso sem que cada um dos projetos que o compõe tenham sucesso. Nesse sentido, em contraste com os projetos e subprojetos, a relação dos projetos com o programa é menos direta.
  13. 13. Exercício (APS A1.3 – 0,5 ponto) • Após assistir ao vídeo “Novas iniciativas no Brasil ajudam a fomentar a criação de empresas de tecnologia” • http://g1.globo.com/globo-news/mundo-sa/videos/t/todos-osvideos/v/novas-iniciativas-no-brasil-ajudam-a-fomentar-a-criacao-deempresas-de-tecnologia/1854039/ • Responda às perguntas: ▫ Para os empreendedores, aceitar um sócio capitalista é um projeto? Justifique. ▫ Para a ONG Brazil Innovators, analisar projetos é um programa, um projeto ou um subprojeto? Explique. ▫ E para um investidor anjo, a lógica se modifica? Por quê? ▫ A empresa EverWrite usou um driver de inovação diferente das demais para decidir abrir o escritório virtual nos EUA. Qual foi? ▫ O representante da ENDEAVOR explicou a diferença entre os empreendimentos tecnológicos no Brasil e nos demais países, classificando o movimento daqui como uma “manada”. Explique esse conceito com base nas referências de inovação radical x inovação incremental.

×