9 catarina pereira_10_fábio_pereira_plágio

469 views

Published on

plagio

Published in: Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

9 catarina pereira_10_fábio_pereira_plágio

  1. 1. O que é ? Quais as formas de praticar plágio? Porque devo evitar o plágio? Como é punível o plágio?
  2. 2.  O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o áudio original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
  3. 3.  Existem várias formas de praticar o plágio, podemos ir á internet e copiar algo dizendo que é da nossa autoria, podemos ir a livros, podemos também copiar fotografias, músicas…
  4. 4.  Devemos evitar o plágio porque é um crime, e podemos ser penalizados por isso. Também devemos evitá-lo porque ao fazê-lo podemos estar a prejudicar alguém.
  5. 5. O plágio é punível com uma multa prevista de 50 a 150 dias , ou pode até dar direito a cadeia.
  6. 6. O plágio Direto é aquele em que se copia uma fonte palavra por palavra sem indicar que é uma citação e sem fazer referência ao autor.
  7. 7. O plágio Parcial é a ‘colagem’ resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.
  8. 8. O plágio Conceitual é a "utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original."
  9. 9. O plágio Mosaico é o tipo de plágio mais comum. Ele explica que "este plágio acontece quando o "plagiador" não faz uma cópia da fonte diretamente, mas muda umas poucas palavras em cada frase ou levemente reformula um parágrafo, sem dar crédito ao autor original.
  10. 10. O Autoplágio consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores.

×