SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 47
Ciborgues e a História
O que é o Ciborgue?
Em 1960, Manfred Clynes e Nathan Kline designam ciborgue como “Homem Ampliado“... CRIAÇÃO DO CONCEITO O que é o Ciborgue? Nathan   Kline Manfred Clynes
...aquele que incorpora componentes  externos ao seu corpo para melhorar sua condição de vida. O que é o Ciborgue?
O 1º ciborgue (final dos anos 50) – foi um rato de laboratório: colocaram uma bomba osmótica que injetava substâncias químicas capazes de mudar seus padrões fisiológicos. O que é o Ciborgue? Objeto de estudo do artigo: O Primeiro Ciborgue
Algumas características: Hibridização entre homem e máquina, a certo ponto que não se sabe quando um começa e outro termina. O que é o Ciborgue?
Algumas características: Auto-regulação, por meio do feedback  O que é o Ciborgue?
Em 1985, Donna Haraway escreve um ensaio intitulado "A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century”, que trata sobre ciborgues como imagem do feminismo... Donna Haraway O que é o Ciborgue?
... isso porque ela acredita que os ciborgues acabam com as dualidades, como, “homem” e “máquina”, “macho” e “fêmea” e etc.   O que é o Ciborgue?
Ciborgues = redes híbridas que nos englobam e compõem o mundo >> todos já seriam ciborgues. O que é o Ciborgue?
Em 1995, Gray, Mentor e Figueroa-Sarriera lançaram um artigo intitulado "Cyborgology. Constructing the knowledge of Cybernetic Organisms“... Gray Steven Mentor Figueroa-Sarriera O que é o Ciborgue?
... no qual consideraram ciborgues todo aquele com órgão, membro ou suplemento artificial... O que é o Ciborgue?
... incluíram também todos os imunizados e todos os que faziam psicofarmacologia para pensar ou comportarem-se ou sentirem-se melhor  O que é o Ciborgue?
E apresentaram uma taxonomia das tecnologias-ciborgues, separando-as em: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],O que é o Ciborgue?
Em 1997, Hari Kunzru escreveu o artigo "You are a Cyborg” Hari Kunzru O que é o Ciborgue?
... em que ele diz que a diferença entre os ciborgues e seus “ancestrais mecânicos” é a informação, que é a base do feedback.  O que é o Ciborgue?
O que o ciborgue tem a ver com a história?
“ A História é uma ciência que busca conhecer os diversos aspectos do passado da humanidade, examinando a ação humana ao longo do tempo, para aumentar – através da reflexão – nossa capacidade humana de entender o presente e criar bases para ampliarmos nossa visão sobre o futuro, evitando os mesmos erros.” O que o ciborgue tem a ver com a história?
JAPÃO ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],O que o ciborgue tem a ver com a história?
Por isso  empresas  estão trabalhando e investindo em projetos que facilitem a vida do  idoso  e de pessoas que realizam  trabalho  pesado ou que ficam muito tempo agachadas ou em pé.  Uma das soluções foi a criação de exoesqueletos: O que o ciborgue tem a ver com a história?
HAL  (2008) – Empresa: Cyberdyne – Aumenta a força do usuário de 2 a 10 vezes, é indicado para idosos e pessoas com limitações físicas. O que o ciborgue tem a ver com a história?
Assistente de Suporte de Peso Corporal  (2009) – Empresa: Honda – ele reduz a carga sobre as pernas do usuário, tornando tarefas diárias mais “simples”.  O que o ciborgue tem a ver com a história?
[object Object],[object Object],[object Object],ESTADOS UNIDOS O que o ciborgue tem a ver com a história?
Exoskeleton  (desenvolvido desde 2000) – Aumenta a força do usuário em até 20 vezes; para fins militares. O que o ciborgue tem a ver com a história?
CHINA Descobriram que o corpo humano se “move a eletricidade”.  Durante séculos, cientistas especularam se poderiam mexer dentro desse sistema elétrico para restaurar funções perdidas e reparar o corpo humano >  como se o homem fosse mesmo uma máquina. O que o ciborgue tem a ver com a história?
Em 2006: Claudia Mitchell foi a primeira a receber um  braço biônico : O que o ciborgue tem a ver com a história?
Pensa no movimento O Braço Biônico funciona da seguinte forma: O movimento é realizado pela prótese. Impulsos elétricos vão até células residuais do braço Que são interpretados por eletrodos O que o ciborgue tem a ver com a história?
Por que aprender sobre ciborgues?
Ora objeto de fascínio, ora temido, ciborgues devem ser estudados porquê: Por que aprender sobre ciborgues?
A) Há ciborgues entre nós. Por que aprender sobre ciborgues?
“ Um terço da população mundial tem algum tipo de deficiência. Centenas de milhões usam próteses. Lentes de contato são próteses oculares, e ninguém estranha”.   Hugh Herr Hugh Herr Por que aprender sobre ciborgues?
B) pelo sonho médico de melhorar as capacidades humanas Por que aprender sobre ciborgues?
Por que aprender sobre ciborgues? No dia 8 de outubro de 1958, o cirurgião cardíaco sueco Ake Senning, realizado o primeiro implante de marcapasso.
Tanya Vlach quer se tornar uma ciborgue ao colocar uma câmera com diversos aplicativos no lugar do olho que ela perdeu em 2005, tais como: Bluetooth wireless, USB drive e zoom. Por que aprender sobre ciborgues?
C) Pelo que se espera Por que aprender sobre ciborgues?
Idéias de  Andy Clark Teoria da Mente Estendida. Ela defende que nós, seres humanos, somos naturalmente ciborgues... Por que aprender sobre ciborgues?
... uma vez que sempre dependemos de novas tecnologias e que as incorporamos de modo que ela ampliam nossas mentes.  Por que aprender sobre ciborgues?
Idéias de  Kevin Warwick Ele faz experimentos em si mesmo, como o implante de chips, pois acredita que conseguiria tirar o ser humano de suas limitações ... Por que aprender sobre ciborgues?
... afinal, quem não gostaria de dar um upgrade no corpo? Acredita, então, que os ciborgues serão o próximo passo da evolução humana. Por que aprender sobre ciborgues?
Idéias do Prof.º  Dr. Antônio Augusto Quevedo Os ciborgues não seriam o próximo passo evolutivo enquanto a tecnologia “acoplada” ao nosso corpo tiver tempo limitado. Por que aprender sobre ciborgues?
Por que aprender sobre ciborgues? ,[object Object],[object Object]
Conclusão
Conclusão:  Características principais: hibridização entre homem e máquina de modo que não sabemos mais ver a fronteira que separa os dois. E a auto-regulação do sistema homem-máquina.
Conclusão:  No começo: o “tornar-se ciborgue” era com uma vestimenta.  Depois: com implantes de chips e próteses mecânicas.
No começo: para ajudar aqueles que não tinham corpos capazes para realizar algumas funções.  Depois: para ajudar quem têm mais dificuldade na realização de tarefas diárias. Conclusão:
O ciborgue não é usado apenas para a ficção e para estudos científicos, militares e medicinais, mas também como um recurso heurístico e como uma ferramenta de estudo ontológico. Conclusão:
Ciborgues e a História TECNOLOGIA E MÍDIAS DIGITAIS MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO Profª Ana Hessel PUC-SP / 1º Semestre de 2010 Gabriela Freitas Gerson Victor Leonardo Lauricella Thiago Mittermayer

Mais conteúdo relacionado

Semelhante a Ciborgues e a historia

Ciborgues e a_historia
Ciborgues e a_historiaCiborgues e a_historia
Ciborgues e a_historiathiagomitter
 
Trabalho ciborgues
Trabalho ciborguesTrabalho ciborgues
Trabalho ciborguesPUC/SP - TMD
 
Texto20 P7
Texto20 P7Texto20 P7
Texto20 P7renatotf
 
SC-AD-TP-G9-A.ppt Tecnologias ao serviço das Pessoas com Necessidades Especiais
SC-AD-TP-G9-A.ppt Tecnologias ao serviço das Pessoas com Necessidades EspeciaisSC-AD-TP-G9-A.ppt Tecnologias ao serviço das Pessoas com Necessidades Especiais
SC-AD-TP-G9-A.ppt Tecnologias ao serviço das Pessoas com Necessidades EspeciaisJuliana Rodrigues
 
Comentários sobre o resumo de tese
Comentários sobre o resumo de teseComentários sobre o resumo de tese
Comentários sobre o resumo de tesericardojvo
 
Santaella Pós Humano
Santaella  Pós  HumanoSantaella  Pós  Humano
Santaella Pós Humanoguest2327c2
 
COMO TORNAR REALIDADE A UTOPIA DA CONQUISTA DA IMORTALIDADE DOS SERES HUMANOS...
COMO TORNAR REALIDADE A UTOPIA DA CONQUISTA DA IMORTALIDADE DOS SERES HUMANOS...COMO TORNAR REALIDADE A UTOPIA DA CONQUISTA DA IMORTALIDADE DOS SERES HUMANOS...
COMO TORNAR REALIDADE A UTOPIA DA CONQUISTA DA IMORTALIDADE DOS SERES HUMANOS...Faga1939
 
SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos"
SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos"SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos"
SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos"Max Nolan Shen
 
Fritjof Capra no Roda Viva
Fritjof Capra no Roda VivaFritjof Capra no Roda Viva
Fritjof Capra no Roda VivaDarlene Menconi
 
Cérebro e mão
Cérebro e mãoCérebro e mão
Cérebro e mãoRquel las
 
Prova SME Rio de Janeiro - 8º ano - 1º bim - 2010
Prova SME Rio de Janeiro - 8º ano - 1º bim - 2010Prova SME Rio de Janeiro - 8º ano - 1º bim - 2010
Prova SME Rio de Janeiro - 8º ano - 1º bim - 2010Leonardo Kaplan
 
Ciborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaCiborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaMiguel Peixe
 
Ciborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaCiborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaMiguel Peixe
 
Ciborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaCiborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaMiguel Peixe
 
Novidades bizâncio fev2013
Novidades bizâncio fev2013Novidades bizâncio fev2013
Novidades bizâncio fev2013Andreia1987
 

Semelhante a Ciborgues e a historia (20)

Ciborgues e a_historia
Ciborgues e a_historiaCiborgues e a_historia
Ciborgues e a_historia
 
Trabalho ciborgues
Trabalho ciborguesTrabalho ciborgues
Trabalho ciborgues
 
Hipermidia Corpo
Hipermidia CorpoHipermidia Corpo
Hipermidia Corpo
 
Texto20 P7
Texto20 P7Texto20 P7
Texto20 P7
 
Antropologia do Ciborgue
Antropologia do CiborgueAntropologia do Ciborgue
Antropologia do Ciborgue
 
SC-AD-TP-G9-A.ppt Tecnologias ao serviço das Pessoas com Necessidades Especiais
SC-AD-TP-G9-A.ppt Tecnologias ao serviço das Pessoas com Necessidades EspeciaisSC-AD-TP-G9-A.ppt Tecnologias ao serviço das Pessoas com Necessidades Especiais
SC-AD-TP-G9-A.ppt Tecnologias ao serviço das Pessoas com Necessidades Especiais
 
Comentários sobre o resumo de tese
Comentários sobre o resumo de teseComentários sobre o resumo de tese
Comentários sobre o resumo de tese
 
Santaella Pós Humano
Santaella  Pós  HumanoSantaella  Pós  Humano
Santaella Pós Humano
 
COMO TORNAR REALIDADE A UTOPIA DA CONQUISTA DA IMORTALIDADE DOS SERES HUMANOS...
COMO TORNAR REALIDADE A UTOPIA DA CONQUISTA DA IMORTALIDADE DOS SERES HUMANOS...COMO TORNAR REALIDADE A UTOPIA DA CONQUISTA DA IMORTALIDADE DOS SERES HUMANOS...
COMO TORNAR REALIDADE A UTOPIA DA CONQUISTA DA IMORTALIDADE DOS SERES HUMANOS...
 
SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos"
SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos"SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos"
SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos"
 
Fritjof Capra no Roda Viva
Fritjof Capra no Roda VivaFritjof Capra no Roda Viva
Fritjof Capra no Roda Viva
 
Cérebro e mão
Cérebro e mãoCérebro e mão
Cérebro e mão
 
Aula poshumano
Aula poshumanoAula poshumano
Aula poshumano
 
Biónica final
Biónica finalBiónica final
Biónica final
 
Prova SME Rio de Janeiro - 8º ano - 1º bim - 2010
Prova SME Rio de Janeiro - 8º ano - 1º bim - 2010Prova SME Rio de Janeiro - 8º ano - 1º bim - 2010
Prova SME Rio de Janeiro - 8º ano - 1º bim - 2010
 
Ciborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaCiborgues e Literatura
Ciborgues e Literatura
 
Ciborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaCiborgues e Literatura
Ciborgues e Literatura
 
Ciborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaCiborgues e Literatura
Ciborgues e Literatura
 
Novidades bizâncio fev2013
Novidades bizâncio fev2013Novidades bizâncio fev2013
Novidades bizâncio fev2013
 
O empreendedorismo
O empreendedorismoO empreendedorismo
O empreendedorismo
 

Mais de PUC/SP - TMD

CIBORGUE E SOCIEDADE
CIBORGUE E SOCIEDADECIBORGUE E SOCIEDADE
CIBORGUE E SOCIEDADEPUC/SP - TMD
 
Ciborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaCiborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaPUC/SP - TMD
 
Ciborgue e Cultura
Ciborgue e CulturaCiborgue e Cultura
Ciborgue e CulturaPUC/SP - TMD
 
Slide modelo holodeck_agência
Slide modelo holodeck_agênciaSlide modelo holodeck_agência
Slide modelo holodeck_agênciaPUC/SP - TMD
 
Ciborgue e ficção científica
Ciborgue e ficção científicaCiborgue e ficção científica
Ciborgue e ficção científicaPUC/SP - TMD
 
Ciborgues e Cyberpunks
Ciborgues e CyberpunksCiborgues e Cyberpunks
Ciborgues e CyberpunksPUC/SP - TMD
 
Ciborgue e medicina esportiva layout
Ciborgue e medicina esportiva layoutCiborgue e medicina esportiva layout
Ciborgue e medicina esportiva layoutPUC/SP - TMD
 
Ciborgues e comunicação
Ciborgues e comunicaçãoCiborgues e comunicação
Ciborgues e comunicaçãoPUC/SP - TMD
 

Mais de PUC/SP - TMD (10)

Ciborgue e Cinema
Ciborgue e CinemaCiborgue e Cinema
Ciborgue e Cinema
 
CIBORGUE E SOCIEDADE
CIBORGUE E SOCIEDADECIBORGUE E SOCIEDADE
CIBORGUE E SOCIEDADE
 
Ciborgue e Saúde
Ciborgue e SaúdeCiborgue e Saúde
Ciborgue e Saúde
 
Ciborgues e Literatura
Ciborgues e LiteraturaCiborgues e Literatura
Ciborgues e Literatura
 
Ciborgue e Cultura
Ciborgue e CulturaCiborgue e Cultura
Ciborgue e Cultura
 
Slide modelo holodeck_agência
Slide modelo holodeck_agênciaSlide modelo holodeck_agência
Slide modelo holodeck_agência
 
Ciborgue e ficção científica
Ciborgue e ficção científicaCiborgue e ficção científica
Ciborgue e ficção científica
 
Ciborgues e Cyberpunks
Ciborgues e CyberpunksCiborgues e Cyberpunks
Ciborgues e Cyberpunks
 
Ciborgue e medicina esportiva layout
Ciborgue e medicina esportiva layoutCiborgue e medicina esportiva layout
Ciborgue e medicina esportiva layout
 
Ciborgues e comunicação
Ciborgues e comunicaçãoCiborgues e comunicação
Ciborgues e comunicação
 

Ciborgues e a historia

  • 1. Ciborgues e a História
  • 2. O que é o Ciborgue?
  • 3. Em 1960, Manfred Clynes e Nathan Kline designam ciborgue como “Homem Ampliado“... CRIAÇÃO DO CONCEITO O que é o Ciborgue? Nathan Kline Manfred Clynes
  • 4. ...aquele que incorpora componentes externos ao seu corpo para melhorar sua condição de vida. O que é o Ciborgue?
  • 5. O 1º ciborgue (final dos anos 50) – foi um rato de laboratório: colocaram uma bomba osmótica que injetava substâncias químicas capazes de mudar seus padrões fisiológicos. O que é o Ciborgue? Objeto de estudo do artigo: O Primeiro Ciborgue
  • 6. Algumas características: Hibridização entre homem e máquina, a certo ponto que não se sabe quando um começa e outro termina. O que é o Ciborgue?
  • 7. Algumas características: Auto-regulação, por meio do feedback O que é o Ciborgue?
  • 8. Em 1985, Donna Haraway escreve um ensaio intitulado "A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century”, que trata sobre ciborgues como imagem do feminismo... Donna Haraway O que é o Ciborgue?
  • 9. ... isso porque ela acredita que os ciborgues acabam com as dualidades, como, “homem” e “máquina”, “macho” e “fêmea” e etc. O que é o Ciborgue?
  • 10. Ciborgues = redes híbridas que nos englobam e compõem o mundo >> todos já seriam ciborgues. O que é o Ciborgue?
  • 11. Em 1995, Gray, Mentor e Figueroa-Sarriera lançaram um artigo intitulado "Cyborgology. Constructing the knowledge of Cybernetic Organisms“... Gray Steven Mentor Figueroa-Sarriera O que é o Ciborgue?
  • 12. ... no qual consideraram ciborgues todo aquele com órgão, membro ou suplemento artificial... O que é o Ciborgue?
  • 13. ... incluíram também todos os imunizados e todos os que faziam psicofarmacologia para pensar ou comportarem-se ou sentirem-se melhor O que é o Ciborgue?
  • 14.
  • 15. Em 1997, Hari Kunzru escreveu o artigo "You are a Cyborg” Hari Kunzru O que é o Ciborgue?
  • 16. ... em que ele diz que a diferença entre os ciborgues e seus “ancestrais mecânicos” é a informação, que é a base do feedback. O que é o Ciborgue?
  • 17. O que o ciborgue tem a ver com a história?
  • 18. “ A História é uma ciência que busca conhecer os diversos aspectos do passado da humanidade, examinando a ação humana ao longo do tempo, para aumentar – através da reflexão – nossa capacidade humana de entender o presente e criar bases para ampliarmos nossa visão sobre o futuro, evitando os mesmos erros.” O que o ciborgue tem a ver com a história?
  • 19.
  • 20. Por isso empresas estão trabalhando e investindo em projetos que facilitem a vida do idoso e de pessoas que realizam trabalho pesado ou que ficam muito tempo agachadas ou em pé. Uma das soluções foi a criação de exoesqueletos: O que o ciborgue tem a ver com a história?
  • 21. HAL (2008) – Empresa: Cyberdyne – Aumenta a força do usuário de 2 a 10 vezes, é indicado para idosos e pessoas com limitações físicas. O que o ciborgue tem a ver com a história?
  • 22. Assistente de Suporte de Peso Corporal (2009) – Empresa: Honda – ele reduz a carga sobre as pernas do usuário, tornando tarefas diárias mais “simples”. O que o ciborgue tem a ver com a história?
  • 23.
  • 24. Exoskeleton (desenvolvido desde 2000) – Aumenta a força do usuário em até 20 vezes; para fins militares. O que o ciborgue tem a ver com a história?
  • 25. CHINA Descobriram que o corpo humano se “move a eletricidade”. Durante séculos, cientistas especularam se poderiam mexer dentro desse sistema elétrico para restaurar funções perdidas e reparar o corpo humano > como se o homem fosse mesmo uma máquina. O que o ciborgue tem a ver com a história?
  • 26. Em 2006: Claudia Mitchell foi a primeira a receber um braço biônico : O que o ciborgue tem a ver com a história?
  • 27. Pensa no movimento O Braço Biônico funciona da seguinte forma: O movimento é realizado pela prótese. Impulsos elétricos vão até células residuais do braço Que são interpretados por eletrodos O que o ciborgue tem a ver com a história?
  • 28. Por que aprender sobre ciborgues?
  • 29. Ora objeto de fascínio, ora temido, ciborgues devem ser estudados porquê: Por que aprender sobre ciborgues?
  • 30. A) Há ciborgues entre nós. Por que aprender sobre ciborgues?
  • 31. “ Um terço da população mundial tem algum tipo de deficiência. Centenas de milhões usam próteses. Lentes de contato são próteses oculares, e ninguém estranha”. Hugh Herr Hugh Herr Por que aprender sobre ciborgues?
  • 32. B) pelo sonho médico de melhorar as capacidades humanas Por que aprender sobre ciborgues?
  • 33. Por que aprender sobre ciborgues? No dia 8 de outubro de 1958, o cirurgião cardíaco sueco Ake Senning, realizado o primeiro implante de marcapasso.
  • 34. Tanya Vlach quer se tornar uma ciborgue ao colocar uma câmera com diversos aplicativos no lugar do olho que ela perdeu em 2005, tais como: Bluetooth wireless, USB drive e zoom. Por que aprender sobre ciborgues?
  • 35. C) Pelo que se espera Por que aprender sobre ciborgues?
  • 36. Idéias de Andy Clark Teoria da Mente Estendida. Ela defende que nós, seres humanos, somos naturalmente ciborgues... Por que aprender sobre ciborgues?
  • 37. ... uma vez que sempre dependemos de novas tecnologias e que as incorporamos de modo que ela ampliam nossas mentes. Por que aprender sobre ciborgues?
  • 38. Idéias de Kevin Warwick Ele faz experimentos em si mesmo, como o implante de chips, pois acredita que conseguiria tirar o ser humano de suas limitações ... Por que aprender sobre ciborgues?
  • 39. ... afinal, quem não gostaria de dar um upgrade no corpo? Acredita, então, que os ciborgues serão o próximo passo da evolução humana. Por que aprender sobre ciborgues?
  • 40. Idéias do Prof.º Dr. Antônio Augusto Quevedo Os ciborgues não seriam o próximo passo evolutivo enquanto a tecnologia “acoplada” ao nosso corpo tiver tempo limitado. Por que aprender sobre ciborgues?
  • 41.
  • 43. Conclusão: Características principais: hibridização entre homem e máquina de modo que não sabemos mais ver a fronteira que separa os dois. E a auto-regulação do sistema homem-máquina.
  • 44. Conclusão: No começo: o “tornar-se ciborgue” era com uma vestimenta. Depois: com implantes de chips e próteses mecânicas.
  • 45. No começo: para ajudar aqueles que não tinham corpos capazes para realizar algumas funções. Depois: para ajudar quem têm mais dificuldade na realização de tarefas diárias. Conclusão:
  • 46. O ciborgue não é usado apenas para a ficção e para estudos científicos, militares e medicinais, mas também como um recurso heurístico e como uma ferramenta de estudo ontológico. Conclusão:
  • 47. Ciborgues e a História TECNOLOGIA E MÍDIAS DIGITAIS MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO Profª Ana Hessel PUC-SP / 1º Semestre de 2010 Gabriela Freitas Gerson Victor Leonardo Lauricella Thiago Mittermayer