Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Estudo - Quem domina o cenário da dança segundo o LDRV?

188 views

Published on

Atualmente o grupo LDRV é um dos maiores fóruns sobre cultura pop e repositório de conteúdo memético do Facebook, com cerca de 960 mil membros ativos. O grupo tem pautado diversos sites de entretenimento e jornais tradicionais devido às discussões sobre diversos temas desde os mais triviais como debates engajados. É nesse contexto que surgiu a ideia de entender o comportamento desse público quando o assunto é qual grupo de dança está bombando no momento?

Published in: Social Media
  • Be the first to comment

Estudo - Quem domina o cenário da dança segundo o LDRV?

  1. 1. Quem domina o cenário da dança segundo o LDRV?
  2. 2. Nome: mari ferreira (maripublicis) Formação: publicitária pela UCSAL desde 2011 Profissão: analista de monitoramento de redes sociais Principais trabalhos: nos últimos anos, desenvolvi trabalhos estratégicos e de visualização de dados como freelancer na Zygon; atuei em agências de Salvador/BA, atendendo clientes como IEL, Unifacs, VIABAHIA dentre outros, além de áreas/atores do setor público. Em 2014, trabalhei em Brasília/DF no monitoramento da campanha presidencial pelo Partido dos Trabalhadores, através do Muda Mais - apoiador da campanha da Dilma Rousseff; ainda em 2014, fui freelancer da Agência Vert Inteligência Digital (São Paulo/SP) monitorando a Black Friday Brasil, para o Scup.
  3. 3. INTRODUÇÃO Quando o assunto for qualquer furo de notícia sobre cultura pop ou o meme que está bombando no momento, pode ter certeza que já não é novidade em um dos maiores grupos ativos no Facebook: o LDRV. É um dos maiores grupos fechados e moderados do Facebook, que atualmente mantém cerca de 960 mil membros ativos. Formado, em sua maioria, por jovens na faixa etária dentre 18 a 24 anos, pertencentes à comunidade LGBTQ+, que debatem desde assuntos triviais, como o que você prefere comer no café da manhã, até a troca das mais improváveis experiências, através da narrativa de histórias reais bastante peculiares, nas famosas “tours”. Para saber mais sobre o grupo aqui vai um link. Como um grande laboratório do comportamento de jovens brasileiros, o grupo foi palco de uma longa discussão sobre qual grupo de dança é a melhor ajuda para “arrasar nos rolê dançantes”, objeto de observação deste trabalho.
  4. 4. METODOLOGIA Antes de mais nada é importante frisar que o grupo LDRV é fechado, logo, todas as interações foram coletadas, classificadas e analisadas manualmente. Devido a isso, a análise não permite focar e aprofundar no perfil do público, mas apresenta bons indicadores sobre os players e esboça um pouco do comportamento dos usuários do grupo. Ao lado, a publicação que deu origem sobre qual melhor grupo segundo opinião do LDRV, que foi ao ar dia 12 de janeiro de 2018 e ainda está ativa. Foram extraídos 1742 comentários de aproximadamente 2.000 mil comentários totais. 1090 comentários foram analisados, ou seja cerca de 62,5%, compõe a análise de verdadeiros torcedores apaixonados de cada grupo. As menções foram categorizadas da seguinte forma: pessoas que declararam preferir FITDANCE, LORE IMPROTA OU DANIEL SABOYA; FITDANCE e LORE, FITDANCE e SABOYA OU LORE e SABOYA; CRÍTICAS (pessoas que não declararam preferência, porém opinaram sobre aspectos de cada player).
  5. 5. PERFORMANCE
  6. 6. PERFORMANCE Para dar início ao estudo, é necessário primeiramente conhecer quem são esses players, quais suas representatividade nas redes sociais e por que arrastam uma legião de fãs. Vale ressaltar que, para analisar a representatividade em mídias sociais, levei em consideração apenas Facebook e Instagram devido a natureza da atividade dos grupos, que exploram basicamente conteúdos audiovisuais. As ferramentas utilizadas, prout social e FanPage Karma, não tem em suas funcionalidades desempenho de performance de canais do Youtube, por isso ausência desta importante mídia nesta análise.
  7. 7. CIA DANIEL SABOYA NOME: Daniel Saboya QUEM É: professor de dança, pioneiro ao unir aula de dança + exercício + canal no Youtube. REDES SOCIAIS: inscritos: 10. 067.007 visualizações: 2.901.714.909 Início: setembro de 2007 Fãs: 773.573 Seguidores: 285.808
  8. 8. FITDANCE PORTAL NOME: Fitdance Portal QUEM É: grupo baiano de dança que inovou o mercado através da estética, padronização, expansão entre diversos segmentos da dança e visão mercadológica do fundador, o publicitário Fábio Duarte. REDES SOCIAIS: inscritos: 7.188.365 visualizações: 2.003.055.576 Início: dezembro de 2013 Fãs: 299.085 Seguidores: 1.434.945
  9. 9. LORE IMPROTA NOME: Lorena Improta QUEM É: dançarina baiana, bailarina do Faustão, Youtuber, ex-dançarina do Fitdance, formada em publicidade e um dos nomes em ascensão no mundo da dança. REDES SOCIAIS: inscritos: 1.697.234 visualizações: 212.000.858 Início: dezembro de 2011 Fãs: 239.454 Seguidores: 3.423.842
  10. 10. Comparativo quantitativo dos principais indicadores de performance das páginas nos últimos 28 dias*. Destaque para Lore Improta no desempenho geral da página, engajamento e total de interações. PERFORMANCE *dados extraídos da ferramenta FanPage Karma
  11. 11. PERFORMANCE *dados extraídos da ferramenta Sprout Social Comparativo quantitativo dos principais indicadores de performance dos perfis no Instagram nos últimos 30 dias*. Destaque novamente para Lore Improta no desempenho geral das interações.
  12. 12. CONVERSAS
  13. 13. CONVERSAS Quantitativamente, dos 1090 comentários analisados, é indubitável a representação do Fitdance como referência quando o assunto é meter dança nos rolês. Dentre os torcedores que declararam apoio ou opinaram sobre um ou outro player, o Fitdance foi mencionado 700 vezes contra 360 menções a Daniel Saboya e 260 menções a Lore Improta.
  14. 14. FITDANCE Representação das conversas sobre o Fitdance encontradas na publicação. Ao todo 522 usuários disseram preferir o grupo, que foi mencionado 1.020 vezes no total. Abaixo, as principais críticas ao Fitdance sugerem que o grupo tem coreografias mais elaboradas do que os demais e também exagero na execução dos passos.
  15. 15. DANIEL SABOYA Representação das conversas sobre Daniel Saboya encontradas na publicação. Ao todo 223 usuários disseram preferir o professor. Abaixo, as principais críticas a Saboya sugerem não apenas o oposto do Fitdance, mas também evidenciam queda na qualidade das coreografias, uma vez que a concorrência executa passos considerados mais elaborados.
  16. 16. LORE IMPROTA Representação das conversas sobre Lore Improta encontradas na publicação. Ao todo 99 usuários disseram preferir a dançarina. Abaixo, as principais críticas à Lore foram direcionadas ao jogo de câmara na edição dos vídeos e exagero na execução dos passos.
  17. 17. CONVERSAS Na representação das palavras mais usadas entre o público, é possível notar gírias e expressões jovens, como “coreó”- pronúncia da abreviação de “coreografia”- bastante mencionada, bem como a expressão “pisa” e “môre” -pronúncia da abreviação de “amore”-. Na representação por gênero, as mulheres reinaram na discussão.
  18. 18. CONVERSAS O repertório limitado que compõe as nuvens de palavras pode ser explicado devido a natureza da discussão (“intimação para as manas que gostam de ralar: qual o mais destruidor Fitdance, Lore Improta ou Daniel Saboya?”), que sugere e incentiva uma escolha objetiva e ao mesmo tempo subjetiva sobre qual grupo os usuários preferem.
  19. 19. RESUMO
  20. 20. RESUMO Fitdance ★ Claramente o player mais mencionado, teve ao todo 1.020 menções, e, com maior torcida, 48% disseram preferir o grupo; ★ Com menos tempo de formação do que Daniel Saboya, pioneiro neste segmento, o canal do grupo já igualou o número de visualizações do concorrente no Youtube. Atualmente ambos contam mais de 2 bilhões de views; ★ No quesito performance de mídias sociais, mantém constante a média de interações, sendo o Youtube sua principal mídia; ★ Não foram destacados individualmente dançarinos de maneira representativa na análise; ★ Os figurinos/produtos não foram mencionados; ★ O grupo é bem avaliado, tanto individualmente quanto em conjunto com Lore Improta; ★ Principais críticas: exagero nas danças e elevado nível de dificuldade dos passinhos;
  21. 21. RESUMO Lore Improta ★ Individualmente foi o player menos mencionado, com 414 menções. Porém, quando comparada e/ou lembrada em conjunto com o Fitdance passa a ser mais bem “recebida” pelo público; ★ Pode-se dizer que os perfis da dançarina nas mídias sociais está em rápida evolução, uma vez que seus canais foram destaque em interações quando comparado com os demais; ★ Principais críticas: jogo de câmera da edição de vídeo, exagero na execução dos passos e uma pequena parcela anda saudosa dos tempos da loira no Fitdance. Daniel Saboya ★ O pioneirismo das aulas de dança gravadas para Youtube deu lugar a inovação na estética mercadológica, que de certa forma o Fitdance impõe ao segmento como maior player atualmente. Dois pontos evidenciam este fato, primeiro a queda de interações dos principais canais e a chegada do concorrente aos 2 bilhões de views no Youtube; ★ Individualmente é o segundo player mais mencionado, com 681 menções; ★ Principais críticas: queda na qualidade, falta de repertório criativo dos passinhos e baixa complexidade nos movimentos, passando a ideia de que é um player voltado para iniciantes;

×