Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Exercícios de Crenças

13,249 views

Published on

Por: Profa. Dra. Mônica Portella

Published in: Education
  • Be the first to comment

Exercícios de Crenças

  1. 1. 1)Identificação de Crenças: Registro de Monólogos Internos Situação Monólogo Interno Emoção Negativa Registrar os monólogos internos (as afirmações sobre si mesmo)nos momentos em que sentir emoções negativas. O monólogo interno serve para reforçar e confirmar crenças. Fazer o registro de monólogo durante uma semana.
  2. 2. Identificação de Crenças Negativas: Afunilamento ou Flecha Descendente 1) Selecione uma afirmação de seu monólogo (PA) e escreva-a abaixo: ______________________________________________ 2) Escreva uma pergunta que leve essa afirmação a seu extremo lógico. Use o formato: E se _________________________________________________________________________ 3) Prossiga com outra pergunta que analise a sua resposta para a primeira questão, considerando o significado que ela tem para você. Use o formato: O que significa para mim? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ Crença Central: ___________________________________________________________________________
  3. 3. 1) Lista de Situações Problema: 2) Monólogos por traz de cada situação problemática: Exercício: Análise Temática 3) Crença Básica por traz dos Monólogos:
  4. 4. 3) Testar a Crença. A sua previsão aconteceu? O que não aconteceu? 2)Registrar uma Previsão. Escrever uma previsão de comportamento específica com o resultado de ir contra e crença. 1.Identificar uma Situação de Risco Relativamente Baixo. Exercício: Teste de Crença
  5. 5. Exercício: Modificação e Fortalecimento de Crenças Anote as coisas que se revelam completamente falsas no que se refere as crenças negativas , incluindo provas que contestem as crenças negativas. Anote as coisas que aprendeu sobre si que transformaram ou amenizaram a antiga crença. Crença Negativa a Ser Contestada Evidências que Contestam a Crença
  6. 6. Anote as interações , acontecimentos ou conversas que apóiem e confirmem as novas crenças. Exercício: Modificação e Fortalecimento de Crenças: Registro de Evidências Crença a ser contestada: ______________________________________________________________________________________. Data: O que aconteceu: O que significa:
  7. 7. Exercício: Modificação de Crenças: Técnica das Duas Alternativas Crença 1: Descrição da crença distorcida. Crença 2: Descrição da crença mais plausível, que tenha mais haver com a realidade.
  8. 8. Exercício: Modificação e Fortalecimento de Crenças: Técnica do Relógio Crença Negativa: (%) Evidências contra a crença negativa. Impacto emocional. Nova Crença Funcional: (%)

×