Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O esquecimento

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

O esquecimento

  1. 1. Módulo 3 Processos Cognitivos O Esquecimento Psicologia – Ensino Profissional Profª Isaura Silva
  2. 2. Definição Incapacidade de recordar um conteúdo que foi memorizado, sendo, por vezes, encarado como algo de negativo, um pro­ blema da memória ou mesmo uma doença.
  3. 3.  Na verdade, ele é necessário à própria memória – através do esquecimento libertamo-nos de conteúdos que já não são úteis ou necessários, havendo, portanto, uma seleção dos registos armazenados.  A memória, como qualquer outra capacidade ou característica psicológica, funciona segundo um princípio de economia.
  4. 4.  Na memória sensorial e na memória a curto prazo, o papel do esquecimento é evidente, uma vez que só é possível registar eficazmente novas informações se as anteriores (ou pelo menos algumas delas) forem apagadas.  Através do esquecimento, desaparecem da memória a longo prazo alguns dados que, se tal não acontecesse, poderiam causar-nos problemas psicológicos, dificultando a aquisição de novos conteúdos.  Na memória sensorial e na memória a curto prazo, o papel do esquecimento é evidente, uma vez que só é possível registar eficazmente novas informações se as anteriores (ou pelo menos algumas delas) forem apagadas.  Através do esquecimento, desaparecem da memória a longo prazo alguns dados que, se tal não acontecesse, poderiam causar-nos problemas psicológicos, dificultando a aquisição de novos conteúdos. Função Seletiva
  5. 5.  A memória transforma a informação guardada  A memória transforma a informação guardada Caráter Adaptativo
  6. 6. Fatores que Explicam o Esquecimento O esquecimento pode ocorrer pela ação de diversos fatores, descre­vendo-se em seguida alguns deles, apresentados por diferentes teorias.
  7. 7. Esquecimento Regressivo Com o envelhecimento, as capacidades mnésicas diminuem em consequência da perda de qualidades progressiva dos tecidos cerebrais.  Surgem dificuldades em adquirir novos conhecimentos, evocação de nomes de pessoas conhecidas e de acontecimentos relativos ao passado recente.  A capacidade de atenção e de concentração diminui.  Surgem dificuldades em adquirir novos conhecimentos, evocação de nomes de pessoas conhecidas e de acontecimentos relativos ao passado recente.  A capacidade de atenção e de concentração diminui.
  8. 8. Esquecimento Motivado (Motivações inconscientes)  Segundo Freud, existem motivações inconscientes que nos levam a esquecer determinados conteúdos indesejáveis ou prejudiciais ao nosso bem-estar psicológico.  Mecanismo de defesa – Recalcamento  consiste em enviar para o inconsciente conteúdos traumáticos, recordações angustiantes ou amea­ çadoras que causam mal- estar ao indivíduo;  tornam-se, então, incapazes de serem recordados voluntariamente, sendo, por isso, "esquecidos".  consiste em enviar para o inconsciente conteúdos traumáticos, recordações angustiantes ou amea­ çadoras que causam mal- estar ao indivíduo;  tornam-se, então, incapazes de serem recordados voluntariamente, sendo, por isso, "esquecidos".
  9. 9. Interferência de novas aprendizagens Os conteúdos armazenados podem ser afetados pela aprendizagem e memorização de outras informações: a pessoa não consegue recor­dar determinado conteúdo porque ele se encontra "misturado" com outras recordações.
  10. 10. a) Inibição retroativa processo através do qual as memórias recentes perturbam a capacidade de recordar memórias mais antigas Teste de Inglês Estudo de Inglês Estudo de Francês Tempo
  11. 11. b) Inibição proactiva processo através do qual as memórias antigas perturbam a capacidade de recordar memórias recentes. Teste de Inglês Estudo de Inglês Estudo de Francês Tempo

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • Becasferreira

    Mar. 16, 2015
  • SalesDuarteBandeira

    Aug. 22, 2016
  • MilenaKamila

    Oct. 25, 2017
  • catarinaalmeida86

    Mar. 19, 2019
  • IsabelFlix4

    Dec. 3, 2019
  • AnchaFernandoVenhane

    Apr. 24, 2021

Views

Total views

15,260

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

20

Actions

Downloads

160

Shares

0

Comments

0

Likes

6

×