Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Prevenção de doenças periodontais

20,180 views

Published on

Published in: Health & Medicine

Prevenção de doenças periodontais

  1. 1. PREVENÇÃO DEDOENÇAS PERIODONTAISPSF – Vilar CariocaEquipe de Saúde Bucal2011.1 Fig.1- Periodonto Sadio (www. ortodonciadultos.com, 2011)
  2. 2. GENGIVA CLINICAMENTE NORMAL Coloração róseo pálido ao róseo coral; Contornos regulares; Consistente e bem aderida ao osso; Textura superficial semelhante a uma “casca de laranja”; Fig.2 – Gengiva Sadia (www.fmendes.com.br, 2011)
  3. 3. GENGIVITE É uma infecção na gengiva caracterizada pela: Mudança da coloração de róseo pálido para vermelho; Inchaço (Edema); Contorno irregular; Sangramento espontâneo ou ao toque; Fig.3 – Gengivite (ixamostradepesquisa.pbworks.com, 2011)
  4. 4. CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA GENGIVITE É causada pelo acúmulo de bactérias e restos alimentares, formando uma camada viscosa e esbranquiçada sobre o dente, chamada de placa bacteriana; Se a placa bacteriana não for removida, sofrerá um endurecimento (mineralização)formando o cálculo, vulgarmente chamado de tártaro. O cálculo favorece o acúmulo de bactérias, consequentemente, leva o agravo da gengivite à Doença Periodontal. Fig. 4 – Cálculo Dentário (www.colgate.com.br, 2011)
  5. 5. PREVENÇÃO E TRATAMENTO A melhor prevenção é a boa higiene oral diária, com o uso de escova de dente macia de cabeça pequena, creme dental, complementar com o fio dental e enxaguantes bucais; Em alguns casos, para o tratamento da gengivite é necessário ser feito uma raspagem do cálculo aderido à superfície do dente;A B Fig.5 – Gengiva Antes (A) e Depois (B) do tratamento periodontal (www.odontologiaespecializada.com.br, 2011)
  6. 6. PERIODONTO SADIONão se tem: Inflamação Gengival; Bolsa Periodontal; Perda Óssea; Mobilidade Detal; Retração Gengival; Fig.6 – Periodonto Sadio (www.dentalclinicmanager.com, 2011)
  7. 7. PERIODONTITE É uma fase a qual a inflamação se agravou afetando as estruturas que suportam os dentes, ocasionando: Mau hálito; Presença de grande quantidade de pus; Retração Gengival; Formação de Bolsa Periodontal; Perda óssea e do ligamento; Mobilidade do Dente; Como consequência:perda do dente! Fig.7 – Doença Periodontal (www.oralmed-df.com.br, 2011)
  8. 8. O QUE É, E COMO SE FORMA A BOLSAPERIODONTAL? A bolsa periodontal é o sulco gengival mais aprofundado devido a cronificação da doença; Começa com uma gengivite, que por sua vez não tratada, destrói o tecido de suporte dos dentes (ligamento periodontal e osso alveolar) formando a bolsa periodontal e assim caracterizando a Doença Periodontal. Fig.7 – Evolução de Gengivite para Doença Periodontal - (www.odontolest.com.br, 2011)
  9. 9. TRATAMENTO E PREVENÇÃO DAPERIODONTITE É necessário fazer limpeza e/ou raspagem com o TSB ou CD, pelo menos a cada 6 meses; ter uma higiene oral com capricho e qualidade; A Gengivite tem cura se tratada com antecedência. A Doença Periodontal não tem cura! Uma vez perdidas as estruturas que sustentam os dentes, elas não voltam! Somente o dentista para avaliar o gravidade da doença e o tipo de tratamento adequado;
  10. 10. A IMPORTÂNCIA DO FIO DENTAL Após a escovação é um erro comum achar que a higiene bucal já esta concluída . O uso do fio ou fita dental é tão importante quanto o uso da escova de dente. Com o uso do fio dental, é garantida a remoção de detritos (resíduos alimentares), que somente a escova não consegue remover; A escova, consegue limpar a parte de fora, de dentro e por cima dos dentes, mas não consegue limpar entre os dentes. É aí que entra o fio dental, ele atua justamente, onde a escova não consegue limpar, removendo as placas e alimentos alí depositados; O uso do fio deve ser incentivado desde a infância, quando a criança começa a escovar seus dentes "sozinha"; no adulto, o fio deve fazer parte de sua rotina, sempre acompanhado da escovação. O mínimo que deve ser feito é o uso do fio associado à escovação, pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir;
  11. 11.  O fio dental deve ser passado entre todos os dentes e atrás dos últimos, também de uma maneira padronizada, para não se esquecer de nenhum. O uso do fio requer um certo treinamento e prática. Não se desencorage nas primeiras vezes. Após algumas semanas você dominará a técnica e em pouco tempo estará usando sem problemas. Você pode ter algum sangramento nas primeiras vezes que usar o fio dental. Mas como as placas serão removidas, a inflamação da gengiva cederá e o sangramento desaparecerá. Caso persista, não cessando em poucos dias, procure o seu dentista.
  12. 12. CONSIDERAÇÕES Não se deve fazer uso de palitos de dente, pedaços de plásticos! Eles não removem a placa bacteriana e ainda causam ferimentos nas gengivas; A saúde da gengiva também pode afetar a sua saúde geral. Estudos recentes mostram uma possível conexão entre a periodontite (uma doença da gengiva) e outras doenças, como, por exemplo a diabetes, problemas cardíacos e uma possível ligação com nascimentos prematuros. Para evitar o aparecimento de qualquer doença gengival, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, use fio dental diariamente e faça uma limpeza geral com o dentista a cada seis meses.
  13. 13. ALIMENTAÇÃO E A SAÚDE BUCAL A alimentação adequada é requisito básico para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis. Uma alimentação balanceada dá aos tecidos da gengiva e dos dentes os nutrientes e minerais de que necessitam para permanecerem fortes e resistirem a infecções ajudam ao surgimentoda gengivite. Além disso, os alimentos fibrosos ( como as verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais. Os alimentos moles e pegajosos tendem a ficar presos entre os dentes, produzindo mais placa bacteriana . Ao consumir alimentos e bebidas que contêm açúcar e amido, as bactérias da placa produzem ácidos que atacam os dentes durante 20 minutos ou mais. Para reduzir o dano ao esmalte dos dentes, limite o consumo de alimentos e bebidas entre as principais refeições. E quando comer entre as refeições, escolha alimentos nutritivos como queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.
  14. 14.  “Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.” “A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.” ( Paulo Freire - educador e filósofo brasileiro, destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência) OBRIGADA! EQUIPE DE SAÚDE BUCAL PSF – VILAR CARIOCA 2011.1

×