Catastrofes naturais leandro 8º e

1,775 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Catastrofes naturais leandro 8º e

  1. 1. Naturais
  2. 2. Catástrofes naturais são acontecimentos súbitos de origem natural que muitas vezes são imprevisíveis e caracterizados pelasua capacidade de provocar vítimas e danos materiais. As catástrofes naturais afetamgravemente a segurança das pessoas ou seja as condições de vida das populações e a estrutura económico-social de um país, devido a processos de rutura entre o ambiente natural e o sistema social.
  3. 3. Com o passar dos séculos, as causas das catástrofes limitaram-se a ser exclusivamente fenómenos de origem natural como por exemplo sismos, erupção de vulcões, furacões, cheias, etc.. mas a intervenção humana e a evolução tecnológica provocaram o aumento da frequência de acontecimentos catastróficos súbitos e não planeados. Os efeitos das catástrofes naturais são agravados pelas ações humanas através de comportamentos inconsequentes e negligentes, como, por exemplo, a impermeabilização dos solos, as construções em leitos de cheias, entre tantos outros.
  4. 4. A seca é um o fenómeno do clima causado pela insuficiência de precipitação, ou chuva numadeterminada região por um período de tempo muito grande. Este fenómeno provoca desequilíbrios hidrológicos importantes. Normalmente a ocorrência da seca ultrapassa por um período de tempo a precipitação de chuvas.
  5. 5. As inundações são o resultado de uma grande quantidade de chuva que não foi suficientementeabsorvida por rios e outras formas de escoamento.Pode ou não resultar de uma cheia. Há dois tipos de inundação: a Inundação Fluvial, quando há uma grande precipitação e a Inundação de origem Marítima, que é causada por grandes ondas chamadas tsunamis.
  6. 6. Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra. Basicamente é a ocorrência de uma fratura subterrânea causada através de movimentos subterrâneos de placas rochosas ou deslocamentos de gases no interior da Terra como por exemplo o metano.
  7. 7. O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade. Quando alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo. Esses ciclones de grande intensidade são denominados de hurricane na América do Norte e na região do Caribe, de tufões no sudeste asiático e de willi-willi no Oceano Índico e na Austrália.
  8. 8. O vulcão tem origem nos limites das placastectónicas, onde a crosta oceânica é forçada a mergulhar por baixo da crosta continental,dado que esta é menos densa do que a oceânica. A fricção e o calor causados pelas placas em movimento leva ao afundamento da crostaoceânica fazendo assim com que o magma suba a superfície
  9. 9. Devido a todas as catástrofes naturais que ocorrem no mundo inteiro o ser humano depara-se com este gráfico:
  10. 10. Este trabalho foi realizado por Leandro Nº13 do 8ºE da escola EB2/3 de pedrouços. Fontes:Musica: Emotional Lonely Rap Beat (Fl studio 9. Hypersonic 2) Imagens: Google imagens Textos retirados de vários sites, lendo e alterando conforme foi colocado no PowerPoint.

×