Trab. Sistema Solar

13,862 views

Published on

Published in: Technology, Education
3 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
13,862
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
792
Actions
Shares
0
Downloads
99
Comments
3
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trab. Sistema Solar

  1. 1. Sistema Solar
  2. 2. Sistema Solar O Sistema Solar a que pertence a Terra inclui oito planetas principais: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptúno. Os planetas do Sistema Solar realizam dois movimentos: movimento de rotação e de translação. O movimento de rotação corresponde ao movimento que os planetas efectuam em torno de si mesmos e que é contrário ao sentido dos ponteiros do relógio. O movimento de translação é o movimento que os planetas afectuam em torno do Sol.  
  3. 3. O sol O nosso trabalho fala sobre o Sol. Ele é a estrela mais importante do nosso sistema, que devido a ela se chama Sistema Solar, é o centro do sistema à volta do qual giram todos os planetas. Esta estrela é muito interessante: a sua cor é amarela, laranja e vermelha, como o fogo. É uma estrela muito quente com uma temperatura que ronda os 6000º C. O sol é um milhão de vezes maior do que a terra e é a estrela que fica mais perto do nós. Esta estrela tão importante é já uma estrela de meia idade, no entanto pensa-se que ainda vai durar mais 5 milhões de anos.  
  4. 4. Mercúrio Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, é um pequeno mundo quente e tem cerca de uma vez e meia o tamanho da Lua. Mercúrio gira em volta do Sol a uma distância de milhões de quilómetros. Esta proximidade torna este planeta difícil de observar no céu nocturno, embora por vezes possa ser avistado muito perto do horizonte. Em Mercúrio, os aniversários são mais frequentes do que o nascer do Sol, pois um ano (uma órbita em volta do Sol) dura 88 dias e um dia (uma volta sobre si próprio) dura 59 dias terrestres. Este planeta apresenta zonas de muitas crateras, e outras zonas lisas de grandes erupções vulcânicas. Mercúrio é um planeta muito quente e não tem estações do ano, ficando os seus pólos permanentemente sujeitos a uma fraca incidência de luz Solar. Do lado escuro, o pequeno planeta é fatalmente frio. Deste modo, as temperaturas variam entre -173ºC e 430ºC.  
  5. 5. Vénus Vénus é o segundo planeta a contar do Sol. A duração de um dia em Vénus, ou seja a sua rotação, dura 243 dias e é no sentido contrário ao de terra. Um ano, ou seja a sua translação, demora 225 dias aproximadamente. Este planeta é apelidado de “estrela da manhã “ ou “estrela da tarde”, por ser visível antes do nascer e após o ocaso (pôr do sol) . É um planeta a quem chamam irmão da terra por ter um tamanho quase idêntico ao deste. No entanto, a atmosfera de Vénus é sufocante e venenosa o que torna impossivel a existência de vida neste planeta. A temperatura média da superfície de Vénus é de 464 °C , mas nunca é menor do que 400 °C .
  6. 6. Terra O Planeta Terra é o terceiro do Sistema Solar a contar do sol. A terra demora cerca de 365 dias, ou seja um ano, a dar a volta completa ao Sol. E durante esse movimento, de translação da Terra, sucedem-se quatro estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno. É o único planeta do Sistema Solar onde há vida.  
  7. 7. O nosso planeta apresenta um satélite natural que é a lua, ela é o mais próximo de todos os mundos, e depois da terra é para nós o mais familiar de todos os membros do sistema solar. Situa-se a 384 000 Km da Terra. A Lua capta a luz do Sol e reflecte-a para a terra, dando lugar ao que chamamos luar. Por esse motivo, às vezes podemos vê- la, toda ou na sua maior parte, captando a luz do sol mas, outras vezes, só podemos ver pouco ou nada. Desta forma sucedem-se as fases da lua (nova, crescente, cheia e minguante). A lua tem cerca de um quarto do tamanho da terra. A sua temperatura varia entre os 125ºC durante o dia, e os - 235ºC durante a noite. A Lua já foi visitada por missões espaciais, em que os astronautas puderam pisar o seu solo.
  8. 8. Marte Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, é um planeta pequeno (aproximadamente metade da terra). O planeta Marte tem, tal como a terra, dias com a duração de 24h. É um planeta com cor avermelhada e tal como a terra também tem estações do ano. A temperatura varia entre os 20ºC e os – 73º C. Marte tem duas luas: Deimos e Fobos Depois de Vénus é o planeta mais brilhante do céu.
  9. 9. Júpiter O nosso trabalho é sobre o planeta Júpiter. Este planeta é interessante, as suas cores são cor-de-rosa e laranja. Júpiter é um planeta muito frio porque está afastado do Sol. É o quinto a contar do Sol. Este planeta tem características muito particulares como o tamanho, é o maior do Sistema Solar, é 11 vezes maior do que a terra. Júpiter possui o período de rotação mais curto de todos os planetas; cerca de 9 horas e 50m. Relativamente ao seu período de translação, este planeta necessita de aproximadamente 12 anos. É também um dos corpos mais brilhantes do céu. É conhecido pela grande mancha vermelha que apresenta e pela existência dos seus satélites, que são mais de cinquenta ( os maiores: Ganímedes , Io, Europa, Calisto). Este é um dos planetas que apresenta discos ou anéis.
  10. 10. Saturno   Saturno é o mais belo de todos os planetas devido à existência dos seus anéis. É o segundo maior planeta do Sistema Solar e o sexto a contar do Sol. O Saturno demora quase 30 anos a dar a volta ao Sol. Uma volta em torno de si próprio dura cerca de 10h30m. A sua constituição é muito semelhante à de Júpiter. A sua cor é amarela. Este planeta apresenta satélites e possui um conjunto de anéis que têm sido estudados ao longo dos anos, tem também luas, das quais a maior é Titã.
  11. 11. Úrano O nosso trabalho é sobre Úrano. O planeta que estudámos é interessante, a sua cor é azulada. É um planeta muito variado na temperatura.É o sétimo planeta a contar do Sol, ou seja, está muito afastado. A temperatura à superfície é aproximadamente -190ºC. Úrano foi o primeiro planeta a ser descoberto, é gigante, quatro vezes maior que a terra. Tem quinze satélites, que apresentam uma rotação retrógrada, e onze anéis, que são muito dificeis de observar porque não recebem luz suficiente. Úrano demora oitenta e quatro anos terrestres a completar a sua órbita, e destes não recebe luz Solar durante vinte e dois anos. O planeta demora menos de 18h a dar uma volta sobre si próprio (e efectua uma rotação retrogada tal como Vénus) o sua órbita em torno do Sol demora 84 anos terrestres.
  12. 12. Neptuno O planeta Neptuno é azul com manchas negras. Tem a forma de uma esfera. Este planeta é muito grande, quatro vezes maior que a Terra. É um planeta muito escuro e frio porque está muito afastado do Sol, localiza-se na oitava posição, é o mais afastado do Sistema Solar. Este planeta tem cerca de oito satélites, os mais importantes são Tritão e Nereida. Também tem três anéis. Demora acerca de 164 anos e 280 dias terrestres a descrever uma volta torno do Sol. E uma rotação demora 16 minutos. Neptuno é o planeta mais ventoso do Sistema Solar.
  13. 13. <ul><li>As pesquisas foram feitas em casa com a colaboração dos pais e na escola no Magalhães. </li></ul><ul><li>Foi feita a selecção da informação, mediante um guião dado. </li></ul><ul><li>Posteriormente foram elaborados os textos. </li></ul><ul><li>Os textos foram passados nos computadores. </li></ul><ul><li>De seguida foram pesquisadas as imagens e coladas nos textos já escritos. </li></ul><ul><li>Este foi o resultado... </li></ul>

×