Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula01

267 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Aula01

  1. 1. NOVAS MÍDIAS DIGITAISAPRESENTAÇÃO
  2. 2. O QUE É MÍDIA DIGITAL? É conjunto de meios de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição de informação na forma escrita, sonora ou visual.MÍDIA = MEIO de comunicaçãoMÍDIA DIGITAL = emissão descentralizada emformato tecnológico
  3. 3. PIERRE LEVY, 2011 “A mídia digital do século XXI é caracterizada por uma possibilidade de EXPRESSÃO PÚBLICA, de INTERCONEXÃO sem fronteiras e de acesso à INFORMAÇÃO sem precedentes na história humana.”
  4. 4. EXEMPLOS DE MÍDIAS DIGITAIS A INTERNET O CELULAR TV DIGITAL VíDEO DIGITAL
  5. 5. GLOSSÁRIO MIDIA DIGITAL BANNER – Tipo de publicidade mais tradicional e popular na internet. Pode ser estático ou dinâmico e leva o consumidor ao site do anunciante. BROWSER – Também chamado de navegador. É o programa para navegar na internet, possibilitando a visualização de textos, imagens, gráficos e sons. CROSS-MEDIA – É a convergência para difundir uma mensagem através de várias plataformas digitais.
  6. 6. GLOSSÁRIO MIDIA DIGITAL (cont.) DOWNLOAD – Processo para baixar ou transferir arquivos de um computador pessoal através da internet. HTML – Linguagem de marcação de texto que significa HYPER TEXT MARKUP LANGUAGE. É utilizada para produzir páginas na web. RICH MIDIA – Toda a publicidade na internet que é enriquecida com recursos de multimidia, permitindo maior interação com o usuário.
  7. 7. GLOSSÁRIO MIDIA DIGITAL STREAMING – Dados e arquivos distribuídos dinamicamente enquanto acontece o download de arquivo. TAG – É um comando inserido no texto de um arquivo que descreve a estrutura lógica dentro de um HTML. E no wordpress corresponde a palavras- chave para facilitar o buscador. URL – É o endereço de um site. É dividido em quatro partes: protocolo, domínio, caminho e o nome do arquivo.
  8. 8. COMUNICAÇÃO INTERATIVA “Fale-me e eu esquecerei Mostre-me e eu lembrarei Envolva-me e eu entenderei” (provérbio chinês)
  9. 9. COMUNICAÇÃO INTERATIVA(cont.) É a interação entre meio publicitário e o usuário através da internet A comunicação interativa envolve 3 pontos: 1)Relacionamento 2) Interatividade 3) Não-linearidade Exemplo: Redes sociais (são capazes de difundir informação através das conexões existentes)
  10. 10. JORNALISTA X MÍDIAS DIGITAIS O jornalista ao utilizar as mídias digitais, apresenta um jornalismo com as seguintes características: 1) instanteneidade 2) interatividade 3) Perenidade (capacidade de armazenamento da informação) 4) Multimediação 5) Hipertextualidade 6) Customização de conteúdo
  11. 11. JORNALISTA X MÍDIAS DIGITAIS INSTANTANEIDADE Capacidade de transmitir a informação de forma instantânea, com uma rapidez semelhante ao rádio. INTERATIVIDADE Quando a comunicação mediada por tecnologia, ou seja, por um telefone, e-mail ou até mesmo uma carta escrita por uma caneta.
  12. 12. JORNALISTA X MÍDIAS DIGITAIS(cont.) PERENIDADE O arquivo jornalístico online pode ser guardado indefinitivamente. MULTIMEDIAÇÃO Utilização de várias mídias, ou seja, texto, áudio, imagem estática ou movimento.
  13. 13. JORNALISTA X MÍDIAS DIGITAIS(cont.) HIPERTEXTUALIDADE É a simples ligação de um documento a outro. Apresentando uma navegação entre os textos. CUSTOMIZAÇÃO DE CONTEÚDO É a personalização de conteúdo que pode ser feito de acordo com a necessidade do usuário. Ex: GOOGLE NEWS.
  14. 14. CURIOSIDADES: TENDÊNCIAS EAPLICAÇÕES DAS MIDIAS DIGITAIS HTML5 – HYPER TEXT MARKUP LANGUAGE (Uso da versão 5.0 para uso em mobiles e IPADs. Rich Media para Mobile – Banner com recursos avançados utilizando jogos / videos, aumentando a publicidade em dispositivos móveis. Facebook apps – Aplicativos no Facebook para alavancar as ofertas e dar mais visibilidade dos anunciantes Uso de QR Codes – Aplicativos semelhante a um código de barras direcionados em outdoors e anúncios.

×