Conceitos básicos e o profissional de o,s e m

6,019 views

Published on

O profissional especializado em Organização, Sistemas e Métodos. Conceitos básicos sobre a matéria. O que é uma organização.

Published in: Business
2 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
6,019
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
272
Comments
2
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Conceitos básicos e o profissional de o,s e m

  1. 1. Idéias intrigantes   O que é “O, S e M” ?   Qual o profissional que lida com “O,S e M” ?   Como estão estruturadas as grandes empresas ?   Quais os papéis do administrador numa organização?   Como funcionam os sistemas administrativos?
  2. 2. Introdução: Administração x Informação ERA DA INFORMAÇÃO Final da década de 50 Trabalhadores administrativos ultrapassaram os trabalhadores da administração !
  3. 3. Introdução: Administração x Informação   Complexidade de tarefas   Escassez de recursos disponíveis   Múltiplos objetivos   Grande número de trabalhadores envolvidos Necessidade de que as ações dos trabalhadores fossem CONTROLADAS e COORDENADAS por pessoas ou órgãos com FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. ADMINISTRAÇÃO: Utilização racional de recursos para a realização de fins determinados.
  4. 4. Introdução: Administração x Informação NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Desenvolvimento dos Sistemas de Informação EVOLUÇÃO para melhor   Qualidade da Informação ENFOQUE em:   Realização dos Objetivos
  5. 5. Introdução: Administração x Informação   Defasagem (GAP – Abertura) existente entre o desenvolvimento das tecnologias em geral e da evolução das técnicas de gestão aplicadas às organizações: Desenvolvimento de S.I. Competente compreensão da organização. Adequada implementação das novas tecnologias
  6. 6. Introdução: Administração x Informação   As principais causas da mortalidade empresarial tem raízes na defasagem (GAP) entre: –  os desafios criados pela revolução tecnológica; e –  as respostas dadas pelos executivos das organizações. Novidade ENFOQUE NA GESTÃO DE INFORMAÇÃO Necessidade de um Profissional com habilidades em Organização, Sistemas e Métodos.
  7. 7. Introdução: Administração x Informação APLICAÇÕES DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Década de 90 ! Simples reação, ou MECANIZAÇÃO E AUTOMATIZAÇÃO de rotinas existentes • Mudanças PROATIVAS Ideal: • Melhoria dos resultados corporativos
  8. 8. Introdução: Administração x Informação   Nesta postura proativa é que pode ser inserida a tecnologia de processos sistêmicos aplicada a resolução das questões críticas, tais como: –  redução do tempo de chegada de suprimento e de insumos produtivos; –  do ciclo de entrega e expedição de produtos/ serviços; –  do tempo de resposta a modificações na empresa e outros fatores estratégicos à própria sobrevivência das organizações.
  9. 9. Introdução: Administração x Informação Melhoria da PRODUTIVIDADE advinda da TECNOLOGIA Compreende tecnologia aplicada à atualizada. GESTÃO, composta por: –  sistemas/tecnologias da informação –  processos sistêmicos –  configuração organizacional –  Recursos humanos –  Técnicas de organização,sistemas e métodos (layout, fluxograma, anáalises, formulários, manuais, etc.)
  10. 10. Organização & Métodos:Conceitos   Organização: Associação ou instituição com objetivos definidos (CRUZ, 1998, p.33) Tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão entre si relacionados por um consciente e sistemático estabelecimento e consecução de objetivos, mutuamente aceitos (CURY, 2000, p.115) OBS: Qualquer organização – um departamento de governo, um serviço público, uma companhia comercial ou mercantil ou qualquer outra associação de pessoas unidas por um interesse comum – pode ser definida por sua estrutura, pela combinação de pessoas, máquinas e normas de atuação.
  11. 11. •  Estrutura Organizacional de uma Empresa
  12. 12. Organização & Métodos:Conceitos   Ordenação de uma empresa: Agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos (OLIVEIRA, 2000, p.80)  Sistemas: Disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam com estrutura organizada (CRUZ, 1998, p.33). Conjunto de partes interativas e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função (OLIVEIRA, 2000, p.491)
  13. 13. Organização & Métodos: uma visão holística É uma das funções especializadas da Administração.   Organização (O) Modelagem da empresa e institucionalização de uma infra-estrutura compatível com os objetivos do empreendimento   Método (M) Definição dos processos e métodos de trabalho indispensáveis à efetividade organizacional Renovação organizacional, manipulando a OBJETIVO: empresa como um sistema social, aberto, em sintonia com as demandas de seu ambiente
  14. 14. Organização & Métodos:Evolução   Abordagens Atuais: –  Estrutural; –  Tecnológica; –  Estratégica; –  Comportamental; –  Humana.   Escola clássica –  Estrutural; –  Elaborar manuais de procedimentos; –  Analisar e projetar formulários.
  15. 15. Organização & Métodos:Evolução   Visão tradicional: Organização & Métodos (O&M): –  Objetivo: ORGANIZAR; –  Sistema: Conjunto de eventos cíclicos; –  Funções: Estudo das organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica (CRUZ, 1998, p.34)
  16. 16. Organização & Métodos:Evolução   Desenho, racionalização e normatização de –  processos e procedimentos organizacionais; –  Formulários;   Desenho, formalização e mudança da estrutura organizacional;   Normatização e racionalização do uso do espaço físico e layout na empresa.
  17. 17. Organização & Métodos:Evolução   Deterioração de empresas (CHINELATO FILHO, 1998)
  18. 18. Organização & Métodos:Evolução   As causas fundamentais do processo de deterioração são: –  Paradigmas ultrapassados; –  Desconhecimento administrativo; –  Desequilíbrio e inexperiência dos chefes de empresa; –  Falta de especialização no setor; –  Negligência; –  Fraude; –  Infortúnios; –  Causas desconhecidas.
  19. 19. Organização & Métodos:Evolução   Fatores relacionados com as causas: –  Indefinição dos objetivos e metas; –  Incoerência entre planejamento e execução; –  Indefinição na definição do trabalho; –  Descoordenação do poder decisório; –  Obscuridade das políticas e diretrizes; –  Excesso de centralização e personalismo do chefe superior; –  Imprecisões no processo de comunicação;
  20. 20. Organização & Métodos:Evolução –  Falta de interação com a sociedade e o ambiente externo; –  Sentimento negativo dos empregados com relação à organização; –  Existência de focos crônicos de desperdício:   Tempo (atrasos, interrupções, retardamento, etc.)   Esforços (trabalho sem valor agregado, sincronização, programação, deslocamento, armazenagem, etc).
  21. 21. Organização & Métodos:Evolução O destino da área O&M (CALDAS, 1999):   No período 1985-1997, foi diminuída a função da área O&M nas organizações.   Fatores condicionantes: –  mudanças no modelo de gestão; –  desenvolvimento da tecnologia de informação; –  incremento da competitividade ; –  Autodeterioração da O&M tradicional.
  22. 22. Organização & Métodos:Evolução
  23. 23. Organização & Métodos:Evolução Cargos e atuações possíveis (uma VISÃO ATUAL):   Analista de Processos - preocupa-se em “como fazer”; - tenta melhorar as etapas dos processos inerentes à organização; - analisa e define como os diversos componentes das empresas se inter-relacionam nos inúmeros processos; - procura aumentar a produtividade, a eficácia e a eficiência dos processos.
  24. 24. Organização & Métodos:Evolução   Analista de Negócios - preocupa-se com o que fazer; - busca melhores oportunidades de negócio; - analisa tendências; - cria novos produtos; - recria produtos existentes.
  25. 25. Organização & Métodos:Evolução
  26. 26. Organização & Métodos: O profissional   O analista organizacional -  Não é um analista de sistemas (de informática) -  Não é um artesão de formulários, ou um escritor de rotinas de serviços e coisas análogas -  Deve ser formado em Administração, ter mestrado na área, vasta experiência e cursos de especialização -  Enfoque COMPORTAMENTAL (formação)
  27. 27. Organização & Métodos:Evolução   Analista de Sistemas Deve se preocupar com a AUTOMATIZAÇÃO do processo. Define SISTEMAS DE INFORMÁTICA que visam atender à necessidade dos usuários.
  28. 28. Organização & Métodos:Evolução Uma Visão Holística:   Uma Visão integrada
  29. 29. Organização & Métodos:Evolução Habilidades   Técnicas –  Levantar dados, analisar, elaborar e implantar sistemas administrativos; –  Lidar com programas, processos, processamentos, métodos e técnicas de análise administrativa; –  Manusear equipamentos específicos, como computadores;
  30. 30. Organização & Métodos:Evolução Habilidades   Técnicas –  Reunir idéias de forma lógica (concentração e concisão); –  Conhecimento das ferramentas e processos que a empresa usa (generalista que trabalhará com especialistas sabendo integrar as informações).
  31. 31. Organização & Métodos:Evolução   Humanas –  Capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz; –  Saber ouvir, observar e argumentar; –  Saber lidar com as resistências.
  32. 32. Organização & Métodos:Evolução   Conceituais –  Compreender as complexidades da empresa como um todo e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da estrutura organizacional da empresa; –  Atuar de acordo com os objetivos e as necessidades da empresa.

×