Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Plantas carnívoras 3 C

311 views

Published on

PROJETO @ BIO 2016

Published in: Education
  • Be the first to comment

Plantas carnívoras 3 C

  1. 1. E.E.PROFº LUIZ GONZAGA RIGHINI PLANTAS CARNÍVORAS @ BIO 2016
  2. 2. . As plantas carnívoras são espécies de vegetais que capturam, matam e digerem insetos ou outros pequenos animais, devido à presença de enzimas digestivas que extraem compostos nitrogenados e assim como fonte de nutrientes, dependem do nitrogênio presente nas proteínas dos animais. Estas espécies de plantas vivem em solos pobres e encharcados (como brejos), com pouca quantidade de nitratos que são fundamentais para síntese de clorofila. A falta de nutrientes, principalmente do nitrogênio é um fator crítico que limita o crescimento das plantas e as carnívoras se adaptaram e desenvolveram métodos para digerir animais e utilizarem suas proteínas ricas em nitrogênio. Acredita-se que as primeiras plantas carnívoras surgiram há cerda de 65 milhões de anos, na época dos dinossauros.
  3. 3. Existe mais de 500 espécies de plantas carnívoras distribuídas no mundo todo com exceção da Antártida. São encontradas em diversas regiões desde áreas quentes e florestas tropicais úmidas, e até mesmo nas tundras gélidas da Sibéria. No Brasil há mais de 80 espécies diferentes, sendo considerado o segundo país do mundo a possuir mais espécies destes vegetais, perdendo somente para a Austrália.
  4. 4. Nephentes rajah são as maiores carnívoras de que se tem notícia, são trepadeiras que dificilmente chegam a meio metro de altura e costumam capturar apenas insetos. Elas são típicas das úmidas florestas da ilha de Bornéu, na Ásia, e se alimentam por meio de um jarro pendurado na extremidade de suas folhas.
  5. 5. Drosophyllum lusitanicum • essas são bem gulosas, conseguem grudar em seus pêlos vários insetos de uma só vez. É uma planta carnívora endêmica de Portugal, Espanha e norte de Marrocos. É a única espécie pertencente à família Drosophyllaceae
  6. 6. Utricularia • Existem algumas espécies de plantas carnívoras aquáticas ou semi-aquáticas. As utricularias aquáticas são semelhantes a uma massa de filamentosa que pode atingir vários metros de profundidade, e capturam de uma única vez, uma grande quantidade de microcrustáceos.
  7. 7. Dionaea muscipula • também conhecida como “papa-mosca” abocanha insetos distraídos em apenas três décimos de segundo, um recorde. É uma das pouquíssimas espécies de plantas capazes de realizar movimentos. É uma planta bem pequena, com no máximo 10 cm de altura. Suas folhas são muito particulares, formam uma espécie de armadilha capazes que aprisionar até pequenos sapinhos e lagartixas.
  8. 8. Drosera spatulata • Todas as espécies tem folhas com tentáculos na parte superior. Estes tentáculos produzem uma espécie de liquido pegajoso, capaz de aprisionar insetos. Esta espécie tem movimentos lentos em seus tentáculos, mas mesmo assim são eficientes na captura.
  9. 9. Darlingtonia californica • é uma das mais espetaculares plantas carnívoras, são também conhecidas como planta-cobra. Os insetos entram atráves de um buraco e nunca mais saem! Dentro deste orifício existe uma secreção viscosa capaz de imobilizar qualquer inseto atrevido
  10. 10. Bibliografia http://www.infoescola.com/plantas/plantas- carnivoras /http://www.painelflorestal.com.br/noticias/sustentabi lidade/conheca-seis-especies-incriveis-de-plantas- carnivoras
  11. 11. COMPONENTES Beatriz Alves Ellen Victória Isabel Zerbinati Kamilla Dutra Mayara Santos Rebeca Nascimento 3º C Profª Maria Teresa Iannaco Grego

×