Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Desastres naturais 2º A

287 views

Published on

PROJETO @ BIO 2016

Published in: Education
  • Be the first to comment

Desastres naturais 2º A

  1. 1. Desastres naturais @ BIO 2016
  2. 2.  Este trabalho tem como objetivo abordar os desastres naturais e suas interferências no meio ambiente.
  3. 3. Desastres Naturais O que são? São eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, onde esses eventos podem ser diferenciados em função da origem. Os desastres ambientais são classificados como humanos ou naturais. Os desastres humanos são aqueles gerados pelas ações ou omissões humanas, como acidentes de transito, incêndios industriais e contaminações de rios. Já os desastres naturais são causados pelo impacto de um fenômeno natural de grande intensidade sobre uma área ou região povoada, podendo ou não ser agravado pelas atividades antrópicas.
  4. 4. É cada vez mais frequente o número de desastres ambientais ocorridos no Brasil, causando muitos danos e prejuízos, o que dificulta o crescimento nacional. E uma das regiões mais atingidas por esses prejuízos é a região nordeste, que sofre, em alguns lugares, com sucessivas secas e em outras com sucessivas inundações. E o que se observa é que os anos passam, porém as providencias e avanços são poucos para reduzir essa vulnerabilidade aos desastres ambientais. Muitas vezes o próprio homem é o causador da sua morte, pois neste caso dos desastres ambientais a natureza procura o seu lugar e ela não tem culpa se o homem roubou o que é seu.
  5. 5. Algumas causas podem ser descritas abaixo: • O crescimento desordenado das cidades e o desenvolvimento econômico de forma imediatista e mal planejada juntamente com a falta de infra-estrutura; • Crise econômica; • Falta de segurança contra os desastres; • Migrações descontroladas, redução dos padrões de bem-estar social;
  6. 6. É possível evitar os efeitos trágicos de desastres naturais decorrentes das chuvas, mas para isso, são necessários planos de prevenção e de gestão de riscos, além da intensificação da fiscalização. A afirmação pode até parecer óbvia, no entanto, faz muito sentido, quando os brasileiros ainda tentam se recuperar do choque provocado pelos deslizamentos ocorridos na serra fluminense, no mês de janeiro. Até agora, foram registrados cerca de 900 mortos e mais de 400 desaparecidos. Por outro lado, regiões metropolitanas, como a de São Paulo - entra verão, sai verão -, viram manchete por conta das enchentes. O que fazer diante desse quadro? Para especialistas reunidos na Fecomercio, recentemente, a solução passa principalmente pela mudança de cultura nos processos de urbanização no país.
  7. 7. Segundo o Inpe, os desastres são conceituados como o resultado de eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, sendo distinguidos principalmente em função de sua origem, isto é, da natureza do fenômeno que o desencadeia. A Defesa Civil no Brasil, obedecendo as normativas da Política Nacional de Defesa Civil, classifica os desastres como naturais, humanos e mistos. Basicamente, a diferença nessa conceituação está na participação direta ou não do homem. Simplificando a análise, os desastres podem ser distinguidos como humanos e naturais.Como fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais, pode-se citar: ciclones, dilúvios, deslizamentos de terra, endemias, epidemias, pandemias, erosão, erupção vulcânica, ciclone tropical (furacão, tufão), incêndio florestal, inundação, queda de meteoro, tempestades (gelo, granizo, raios), tornado, tsunami, terremoto.
  8. 8. http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/desastres-naturais- importancia-prevencao-gestao-riscos-619833.shtml http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI292463-17157,00- COMO+SE+PREVENIR+CONTRA+DESASTRES+NATURAIS.html http://www.ebc.com.br/prevencao-de-desastres-naturais
  9. 9.  Elis Pereira  Maylla Cristina  Beatriz Peixoto  Stephanie Caroline  Profª Maria Teresa Iannaco Grego

×