Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Técnicas contábeis

858 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Técnicas contábeis

  1. 1. Técnicas Contábeis
  2. 2. O que são as técnicas contábeis São os meios, as formas e os métodos de que a contabilidade se vale para o registro dos fatos administrativos.
  3. 3. Contas
  4. 4. Contas  São os registros dos elementos semelhantes integrantes do patrimônio, em que são registrados os aumentos e as reduções de valores.  Estes registros são denominados de lançamentos contábeis.
  5. 5. Classificação e Função das Contas Identifica-se uma conta por meio de um título específico e próprio, que claramente leva a raciocinar e definir a que grupo pertence e o fato que pretendemos registrar.
  6. 6. Classificação e Função das Contas Contas Patrimoniais: representa os Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio Líquido. Contas de Resultado: representa as Receitas e Despesas.
  7. 7. Classificação e Função das Contas Contas Patrimoniais Ativas quando representam Bens e Direitos. Saldo Devedor. Passivas quando representa as Obrigações. Saldo Credor.
  8. 8. Classificação e Função das Contas Contas de Resultado Devedoras quando representam Despesas. Saldo Devedor. Credoras quando representam Receitas. Saldo Credor.
  9. 9. Classificação e Função das Contas  A classificação das contas se desenvolve em agrupamentos que podemos chamar de graus.  Os elementos são ordenados em níveis e subníveis dos grupos patrimoniais.
  10. 10. Graus 1. Ativo 1.1. Ativo Circulante 1.1.1. Disponibilidades 1.1.1.01.1. Caixa 1.1.1.02. Bancos Conta Movimento Representatividade Conjunto de bens e direitos Subgrupo que congrega os bens e direitos de maior movimento Divisão do circulante que representa os elementos de maior liquidez Conta: elemento representativo do dinheiro em moeda corrente Conta: elemento representativo do saldo bancário
  11. 11. Plano de Contas
  12. 12. Plano de Contas Relação detalhada das contas que a empresa vai utilizar de acordo com sua atividade e porte.
  13. 13. Plano de Contas  Ativo  Circulante: representa as disponibilidades da empresa e os direitos realizáveis a curto prazo.  Não Circulante: representa direitos realizáveis a longo prazo, os investimentos e o imobilizado.
  14. 14. Plano de Contas  Passivo  Circulante: representa as obrigações da empresa a curto prazo.  Não Circulante: representa as obrigações da empresa a longo prazo.  Patrimônio Líquido: representa as obrigações da empresa para com os sócios.
  15. 15. Débito, Crédito e Saldo
  16. 16. O que é Débito e Crédito Linguagem comum Débito – Dívida Crédito - Situação Positiva Linguagem contábil Débito – Aplicação de Recursos Crédito – Origem dos Recursos
  17. 17. Natureza das Contas Aumenta com Diminui com Ativo Débito Crédito Passivo Crédito Débito Patrimônio Líquido Crédito Débito Receitas Crédito Débito Despesas e Custos Débito Crédito
  18. 18. Escrituração
  19. 19. Técnica utilizada para registro dos fatos administrativos em livros apropriados, obedecendo aos princípios contábeis com o objetivo criar a história da empresa, possibilitando o controle do patrimônio.
  20. 20. Livros de Escrituração
  21. 21. Livros de Escrituração  Livros Contábeis  Livros Fiscais  Livros Sociais  Livros Trabalhistas
  22. 22. Livros de Escrituração Livro Obrigatório Livro Diário  Registro dos fatos administrativos em ordem cronológica Livro Facultativo Livro Razão  Registra todos os fatos de uma mesma conta.
  23. 23. Método de Escrituração
  24. 24. Método das Partidas Dobradas Usado de forma universal. Permite o controle de todos os elementos patrimoniais e de suas variações. “Todo débito sempre corresponde um crédito de igual valor.”
  25. 25. Elementos Essenciais do Lançamento Local e data. Conta debitada. Conta creditada. Histórico. Valor.

×