TCC- Capacitação de Treinamento Físico Militar

2,367 views

Published on

Aula 01 - EAD

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,367
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
77
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

TCC- Capacitação de Treinamento Físico Militar

  1. 1. Metodologia da PesquisaMetodologia da Pesquisa Construção do Conhecimento Prof. Hudson Junior
  2. 2. O que é pesquisa? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; “Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente” (Minayo); “...é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico” (Gil).
  3. 3. CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS Sobre os seguintes pontos de vista: natureza abordagem do problema objetivos procedimentos técnicos adotados
  4. 4. Natureza da Pesquisa Pesquisa Básica – gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais Pesquisa Aplicada – gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e
  5. 5. Forma de Abordagem Pesquisa Quantitativa – traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos. Pesquisa Qualitativa – considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito. É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é o foco principal.
  6. 6. Objetivos Pesquisa Exploratória – pesquisas bibliográficas e estudos de caso. Pesquisa Descritiva – envolve técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática. Pesquisa Explicativa – explica o “porquê” das coisas, visando identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
  7. 7. Procedimentos Técnicos Pesquisa Bibliográfica – a partir de material já publicado Pesquisa Documental – a partir de material não analisados Pesquisa Experimental – variáveis de controle sobre um objeto Levantamento – interrogação direta
  8. 8. Procedimentos Técnicos Estudo de Caso – estudo profundo de um ponto para detalhamento do conhecimento Pesquisa Expost-Facto – experimento realizado depois dos fatos Pesquisa-Ação – resolução de um problema coletivo Pesquisa Participante – interação entre pesquisadores e membros da situações investigadas
  9. 9. MÉTODOS CIENTÍFICOS Método Dedutivo Método Indutivo Método Hipotético-Dedutivo Método Dialético Método Fenomenológico
  10. 10. Método Dedutivo Proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz Só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro Usa o silogismo Todo homem é mortal (premissa maior) João é homem (premissa menor) Logo, João é mortal (conclusão)
  11. 11. Método Indutivo Proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume O conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios pré-estabelecidos A generalização deriva de observações de casos da realidade concreta Antônio é mortal João é mortal Paulo é mortal ... Ora, Antônio, João,..., são homens. Logo, (todos) os homens são mortais.
  12. 12. Método Hipotético-Dedutivo Proposto por Popper “... Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge um problema...” Procuram-se evidências empíricas para derrubar a hipótese
  13. 13. Método Dialético Proposto por Hegel Contradições se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução. Os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, etc.
  14. 14. Método Fenomenológico Proposto por Husserl. Descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado e o comunicado. Existem tantas realidades quantas forem suas interpretações e comunicações.
  15. 15. Fases da Pesquisa Científica
  16. 16. PROJETO DE PESQUISA Conhecendo as Etapas
  17. 17. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa Definição do tema 1. É o assunto que o investigador deseja desenvolver. 2. O tema é necessariamente amplo, precisando bem o assunto geral sobre o qual o pesquisador deseja realizar a pesquisa.
  18. 18. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa Delimitação do tema •O processo de delimitação do tema só é dado por concluído quando são especificadas as limitações geográficas e temporais. •O tema a ser investigado deve passar por um processo de especificação de espaço e tempo.
  19. 19. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa O problema •A formulação clara do problema deve estar relacionada ao tema proposto. •O problema especifica o que o investigador pretende resolver por intermédio da pesquisa. • Deve ser especificado em forma de pergunta, e conter os conceitos básicos da investigação.
  20. 20. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa A justificativa •Consiste numa exposição sucinta, porém clara, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa.
  21. 21. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa Objetivo geral •Está ligado a uma visão geral e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco dos fenômenos ou dos eventos estudados. •Qual é a meta almejada pelo investigador ao realizar a pesquisa.
  22. 22. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa OBJETIVOS ESPECÍFICOS •Representam um caráter particular das metas almejadas pelo investigador. •Têm uma função instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares.
  23. 23. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa HIPÓTESES OU QUESTÕES NORTEADORAS •Trata-se aqui de formular indagações a serem verificadas ao longo da investigação. •As hipóteses são elaboradas a partir de fontes diversas, como observações prévias do fenômeno a ser investigado; teorias, intuições ou resultados de outras pesquisas. Devem estar relacionadas com os objetivos específicos.
  24. 24. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa METODOLOGIA O pólo epistemológico •“Epistemologia” significa discurso sobre a ciência. É o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências. Sua função é esclarecer a gênese e a estrutura dos conhecimentos científicos. Ela representa a visão de mundo, em relação ao Sujeito/Objeto de uma determinada ciência
  25. 25. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa O pólo teórico Constitui um quadro de referências teóricas que serve de base à interpretação da realidade. •A teoria serve como orientação para restringir a amplitude dos fatos a serem estudados; •Fornece um universo vocabular científico, facilitando a compreensão dos fenômenos.
  26. 26. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa O pólo técnico •Controla a forma de apresentação da pesquisa; •Orienta a coleta de dados; •Indica o modo pelo qual o investigador chegou aos fatos empíricos.
  27. 27. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa DEFINIÇÃO DA AMOSTRAGEM •Pesquisa quantitativa: escolher uma parte da população estudada (amostra) que seja representativa do todo, de tal forma que os resultados obtidos na pesquisa possam ser generalizados para o todo.
  28. 28. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa DEFINIÇÃO DA AMOSTRAGEM Pesquisa qualitativa: não se baseia no critério numérico para garantir representatividade. Na pesquisa qualitativa não são buscados índices, medidas ou descrições, mas busca-se significados e interpretações para os mais variados fenômenos.
  29. 29. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA Toda pesquisa, ao ser iniciada, pressupõe que o investigador tenha um conhecimento prévio sobre o tema a ser abordado. Esse conhecimento pode ser adquirido através de : •Fontes primárias – entrevistas, observações, etc.; •Fontes secundárias – documentos, periódicos, etc.
  30. 30. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa REFLEXÕES FINAIS As considerações finais de uma pesquisa devem evidenciar: •As conquistas alcançadas com o estudo; •As limitações encontradas; •Apontar a relação entre os fatos verificados e a teoria utilizada.
  31. 31. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa ORÇAMENTO •Nesse item deve ser levantado e planejado os gastos referentes a realização da pesquisa. •O orçamento deve prever, de modo geral os gastos com pessoal e material.
  32. 32. Elementos Constituintes do Projeto de Pesquisa 12. Referências Bibliográficas 13. Apêndice – tabelas, gráficos, instrumentos de coleta de dados. Material composto pelo próprio investigador. 14. Anexos – Elementos esclarecedores de outra autoria. Devem ser limitados. Ex: leis, normas, documento raro, contratos, etc.
  33. 33. CRONOGRAMA DA PESQUISA XDigitação conforme ABNT XInterpretação parcial dos dados XColeta de dados X Elaboração dos instrumentos XXXX Revisão da Bibliografia X Preparação do Projeto MaiAbrMarFevJan

×