Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Hebreus

19,455 views

Published on

Povo da antiga Canaã vindos de Ur, viviam do pastoreio e agricultura, migraram para o Egito, foram escravizados por 400 anos e retornaram à Palestina num episódio conhecido como Êxodo sendo liderados por Moisés.

Hebreus

  1. 1. Hebreus Os hebreus eram um povo de origemsemita (os semitas compreendem doisimportantes povos: os hebreus e osárabes), que se distinguiram de outrospovos da antigüidade por sua crençareligiosa. O termo hebreu significa "gente dooutro lado do rio”, isto é, do rio Eufrates.
  2. 2. Os hebreus foram um dos povos que maisinfluenciaram a civilização atual. Sua religiãoo judaísmo influenciou tanto o cristianismoquanto o islamismo. O conhecimento acerca desse povo, vemprincipalmente das informações e lendas daBíblia (o Antigo Testamento), das pesquisasarqueológicas e obras de historiadoresjudeus. Em 1947, com a descoberta depergaminhos em cavernas às margens doMar Morto (os Manuscritos do Mar Morto), foipossível obter mais informações sobre oshebreus.
  3. 3. Os patriarcas Os hebreus eram inicialmente, umpequeno grupo de pastores nômades,organizados em clãs ou tribos, chefiadaspor um patriarca. Conduzidospor Abraão, deixaram a cidade de Ur , naMesopotâmia, e se fixaram na Palestina(Canaã a Terra Prometida), por volta de2000 a.C.
  4. 4. LOCALIZAÇÃOGEOGRÁFICA A Palestina era uma pequena faixa de terra, que se estendia pelo vale do rio Jordão. Limitava-se ao norte, com a Fenícia, ao sul com as terras de Judá, a leste com o deserto da Arábia e, a oeste com o mar Mediterrâneo. Governados por patriarcas, os hebreus viveram na palestina durante três séculos.Os principais patriarcas hebreus, foram Abraão (o primeiro patriarca), Isaac, Jacó (também chamado Israel, daí o nome israelita), Moisés e Josué.
  5. 5. Por volta de 1750 a.C. uma terrível secaatingiu a Palestina. Os hebreus foram obrigados a deixar aregião e buscar melhores condições desobrevivência no Egito. Permaneceram no Egito, cerca de 400anos, até serem perseguidos e escravizadospelos faraós. Liderados então, pelo patriarca Moisés, oshebreus abandonaram o Egito em 1250 a.C.,retornando à Palestina. Essa saída em massa dos hebreus doEgito é conhecida como Êxodo.
  6. 6. Moisés De acordo com aBíblia, foi durante oêxodo doshebreus, que Moisésrecebeu de Deus atábua dos DezMandamentos(Decálogo), quandoatravessava o desertodo Sinai. A partir daí, oshebreus passaram aadorar um sódeus, Jeová (ouIahweh), adotando o
  7. 7. Os juízes : De volta à Palestina, sob a liderança deJosué, os hebreus tiveram de lutar contra opovo cananeu e , posteriormente, contra osfilisteus. Josué (sucessor de Moisés), distribuiu asterras conquistadas entre as doze tribos deIsrael. Nesse período os hebreus, passaram a sededicar à agricultura, a criação de animais eao comércio, tornavam-se portantosedentários.
  8. 8. No período de lutas pela conquista daPalestina, que durou quase dois séculos, oshebreus foram governados pelos juízes. Os juízes eram chefes políticos, militares ereligiosos. Embora comandassem os hebreus deforma enérgica, não tinham uma estruturaadministrativa permanente. Entre os mais famosos juízes destaca-seSansão, que ficou conhecido por sua grandeforça, conforme relata a Bíblia. Outros juízesimportantes foram Gedeão e Samuel.
  9. 9. Sansão : Gedeão : Samuel :
  10. 10. Os Reis : A seqüência de lutas e problemassociais criou a necessidade de umcomando militar único. Os hebreusadotaram então, a monarquia. O objetivo era centralizar o podernas mãos de um rei e, assim, ter maisforça para enfrentar os povosinimigos, como os filisteus.
  11. 11. O primeiro rei dos hebreus foi Saul (1010a.C.). Depois veio o rei Davi (1006-966a.C.), conhecido por ter vencido os filisteus(segundo a Bíblia, ele derrotou o gigantefilisteu Golias). Com a conquista de toda a Palestina, acidade de Jerusalém tornou-se a capitalpolítica e religiosa dos hebreus. O sucessor de Davi foi seu filhoSalomão, que terminou a organização damonarquia hebraica e seu reinado marcou oapogeu do reino hebraico.
  12. 12. Durante o reinado de Salomão (966-926a.C.), houve um grande desenvolvimentocomercial, foram construídospalácios, fortificações, a construção do Templode Jerusalém, criou um poderosoexército, organizou a administração e osistema de impostos. Montou uma luxuosa corte, com muitosfuncionários e grandes despesas. Para poder sustentar uma corte tãoluxuosa, Salomão obrigava o povo hebreu apagar pesados impostos. O preço dessa exploração foi osurgimento de revoltas sociais.
  13. 13. Com a morte de Salomão, essas revoltasprovocaram a divisão religiosa e política dastribos e o fim da monarquia unificada. Formaram-se dois reinos: ao norte, deztribos formaram o reino de Israel, com capitalem Samaria e, ao sul, as duas tribos restantesformaram o reino de Judá, com capital emJerusalém. Em 722 a.C., os reinos de Israel foramconquistados pelos assírios, comandados porSargão II. Grande parte dos hebreus foiescravizada e espalhada pelo Império Assírio.
  14. 14. Em 587 a.C., o reino de Judá foi conquistadopelos babilônios, comandados porNabucodonosor. Os babilônios destruíram Jerusalém eaprisionaram os hebreus, levando-os para aBabilônia. Esse episódio ficou conhecido como oCativeiro da Babilônia. Os hebreus permaneceram presos até 538a.C., quando o rei persa Ciro II conquistou aBabilônia, e puderam então à Palestina, que setornara província do Império Persa ereconstruíram então o templo de Jerusalém.
  15. 15. A partir dessa época, os hebreus não maisconseguiram conquistar a autonomia políticada Palestina, que se tornou sucessivamenteprovíncia dos impérios persa, macedônio eromano. Durante o domínio romano na Palestina, onacionalismo dos hebreus fortaleceu-se, levando-os a se revoltar contra Roma. Noano 70 da nossa era, o imperador romanoTito, sufocou uma rebelião hebraica e destruiuo segundo templo de Jerusalém. Os hebreus, então, dispersaram-se porvárias regiões do mundo. Esse episódio ficouconhecido como Diáspora (Dispersão).
  16. 16. No ano de 136, sofreram a SegundaDiáspora, no reinado de Adriano (imperadorromano), os judeus foram definitivamenteexpulsos da Palestina. Dispersos pelo mundo, o povoisraelita, organizou-se em pequenascomunidades. Unidos, preservaram oselementos básicos de sua cultura, como alinguagem, a religião e alguns objetivoscomuns, entre eles voltar um dia à Palestina. Assim, os hebreus se mantiveram comonação, embora não constituíssem um Estado.
  17. 17. Somente em 1948, os judeus puderam sereunir num Estado independente, com adeterminação da ONU (Organização dasNações Unidas), que criou o Estado de Israel. Decisão que criou sérios problemas naregião do Oriente Médio, pois com a saída dosjudeus da Palestina, no século I, outros povos,principalmente de origem árabe ocuparam efixaram-se na região. A oposição dos árabes à existência doEstado de Israel, tem resultado emcontinuados conflitos na região.
  18. 18. Economia e sociedade: A vida socioeconômica dos hebreus pode ser dividida em duas fases: a nômade e a sedentária. A princípio, os hebreus eram pastores nômades (não tinham habitação fixa), que se dedicavam à criação de ovelhas e cabras.Os bens pertenciam a todos do clã.
  19. 19. Mais tarde, já fixados na Palestina, foram deixando os antigos costumes das comunidades nômades.Desenvolveram a agricultura e o comércio, tornaram-se sedentários. Nos primeiros tempos a propriedade da terra era coletiva, depois foi surgindo a propriedade privada da terra e dos demais bens.Surgiram as diferentes classes sociais e a exploração de uma classe pela outra . A conseqüência dessas mudanças foi que grandes proprietários e comerciantes exibiam luxo e riqueza, enquanto os camponeses pobres e os escravos viviam na miséria.
  20. 20. Religião e Cultura A religião é uma das principais bases da cultura hebraica e representa a principal contribuição cultural dos hebreus ao mundo ocidental.
  21. 21. A religião hebraica possui dois traçoscaracterísticos: o monoteísmo e a idéiamessiânica. A maioria dos povos da antigüidade erapoliteísta (acreditavam na existência de váriosdeuses), enquanto os hebreus adotaram omonoteísmo, acreditavam em um únicoDeus, criador do universo. A idéia messiânica foi divulgada pelosprofetas. Acreditavam na vinda de ummessias, um enviado de Deus para conduzir oshomens à salvação eterna. Para os cristãos esse messias é JesusCristo, o que os judeus não aceitam.Assim, continuam aguardando a vinda domessias.
  22. 22. A doutrina fundamental da religião hebraica (oJudaísmo) encontra-se no Pentateuco, contido noVelho Testamento da Bíblia. O Pentateuco é composto pelo:Gênesis, Êxodo, Deuteronômio, Números eLevítico. Os hebreus chamam esse livro de Torá. A religião hebraica prescreve uma condutamoral orientada pela justiça, a caridade e o amorao próximo. Entre as principais festas judaicas, destacam-se: a Páscoa, que comemora a saída dos hebreusdo Egito em busca da Terra Prometida; oPentecostes, que recorda a entrega dos DezMandamentos a Moisés; o Tabernáculo, querelembra a longa permanência dos hebreus nodeserto, durante o Êxodo.
  23. 23. Na literatura, o melhor exemplo são oslivros bíblicos do Velho Testamento, dentre osquais destacam-se os Salmos, o Cântico dosCânticos, o Livro de Jó e os Provérbios. A Bíblia é um conjunto de livros escritos porvários autores ao longo de vários séculos.
  24. 24. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS HISTÓRIA GLOBAL – GILBERTO COTRIM HISTÓRIA E VIDA – NELSON E CLAUDINO PILETTI IMAGENS GOOGLE

×