Grupo 04

901 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
901
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
15
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Grupo 04

  1. 1. O Brasil na Alca atualmente
  2. 2. • Como é o projeto da ALCA ? O projeto da ALCA reúne 34 países, 800 milhões de habitantes e uma economia de 11 trilhões de dólares, representa o mais importante projeto hegemônico dos Estados Unidos das Américas no pós-II guerra mundial. Ocorre um momento de crise estrutural do capital.
  3. 3. • A quem é interessante ? Os EUA saem em grande vantagem ao acesso a mercados. Ele propõe o final de barreiras e impostos aos produtos industrializados do continente, e isso beneficiaria fortemente as empresas dos EUA, pois elas têm maior escala de produção e tecnologia. Ou seja, isso impediria o Brasil de determinar a sua própria política industrial. As propostas da ALCA seriam marcadamente prejudiciais aos interesses do progresso industrial de países de maior peso na América Latina: Brasil e Argentina.
  4. 4. • Os EUA e os países das Américas: Relação de interesses ou dominação ? Infelizmente é uma relação de dominação. Pois nós brasileiros íamos perder todos os nosso direitos. As consequências seria: o aumento brutal do desemprego. Com a ALCA, isso vai piorar ainda mais. Muitas empresas brasileiras vão fechar, pois não conseguirão concorrer com os produtos importados dos Estados Unidos.
  5. 5. • Qual é a proposta do Brasil na ALCA ? O lançamento do projeto da Alca foi realizado em solo norte-americano, em dezembro de 1994, durante a presidência de Bill Clinton, mas sob a inspiração de George W. Bush. Desde o inicio, o projeto da ALCA teve toda sua estrutura imposta pelo Departamento de Estado dos EUA . Apesar de muitas ameaças, várias delas dirigidas às economias menores. A imprensa internacional chamou o resultado dessa difícil negociação de “ALCA LIGHT”.
  6. 6. • O que é ALCA LIGHT ? Uma base comum aos 34 países, onde deverão ser incluídas obrigações em todos os temas que sempre existiram nas negociações da ALCA (acesso a mercados, agricultura, investimentos, anti-dumping, etc...). A reunião realizada em Puebla em fevereiro de 2004, onde os vice-ministros tinham a missão de tentar dar substância ao acordo político de Miami. Puebla deveria definir, essa base comum se ficaria mais próximo da proposta de ALCA cheia dos EUA.
  7. 7. • A quem é interessante ? Em 1998, na Reunião Ministerial de Belo Horizonte, por proposição estadunidense, as negociações passaram a ter caráter universalizador, isto é, orientadas pelo Compromisso Único. A partir de 2003, as delegações, guiadas pelo novo contexto internacional, que possibilitava maior atuação das nações na busca de seus interesses ou dos blocos de integração, chegaram à conclusão de que a postura até então adotada não era mais suportada, inclusive pelos Estados Unidos, gerando com isso o que se denominou de ALCA LIGHT. A ALCA LIGHT sairia mais em benefícios para o Brasil.
  8. 8. • Como está o projeto atualmente? Já existe acúmulo nos movimentos sociais sobre a origem, os objetivos e efeitos perversos da Alca. Há consenso de que esta imposição dos EUA representa um atentado à soberania das nações, um novo tipo de colonialismo. Apesar do funcionamento quot;sigilosoquot; da Alca, as negociações vazaram e confirmaram o perigo desta proposta..
  9. 9. Bibliografia • Livros de pesquisas. • http://www.economiabr.net • http://br.monografias.com • http://alainet.org • http://www.midiaindependente.org

×