ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS

2,628 views

Published on

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA COM USO DE TIRAS E ATLAS GEOGRÁFICO

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,628
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS

  1. 1. AVALIAÇÃO COM USO DE TIRAS E ATLAS GEOGRÁFICO CARO(A) ALUNO(A) ! ESTAS DUAS PRÓXIMAS AULAS TEM POR OBJETIVO AVALIAR SUA RESPOSTA E COM USO DE TIRAS E MAPAS E TREINAR PARA A PARTE ESCRITA DAS MESMAS ...
  2. 2. ATIVIDADE COM USO DAS TIRAS NESTA ATIVIDADE, SUAS HABILIDADES A SEREM COBRADAS SERÃO: ANALISAR, INTERPRETAR E FORMULAR HIPÓTESES SOBRE TEMAS ASSOCIADOS ÁS MESMAS, E RELACIONADOS AOS NOSSOS ESTUDOS FEITOS EM SALA. AS TIRAS SÃO EM SUA MAIORIA DA MAFALDA, de Quino.
  3. 3. TIRA 01
  4. 4. QUESTÃO 01 Qual é a mensagem da tira? Por que está propondo esta mensagem ?
  5. 5. QUESTÃO 02 Qual é a relação entre o IDH da Noruega e o fato da Tira ?
  6. 6. QUESTÃO 03 Quais países Europeus possuem “sociedade de bem estar social” como a Noruega ?
  7. 7. QUESTÕES TREINAMENTO – Q1 Q1) ANALISE A TIRA 01: Ela pode nos trazer várias interpretações. MARQUE A CORRETA: a) Uma análise coerente da tira é poder afirmar que o país citado, Noruega, não possui conflitos, ou rebeliões, quando se compara com países do tipo da porção leste da Europa, por exemplo. b) Uma análise coerente da tira pode trazer para o leitor, a comparação entre o que é produzido no mundo e na Noruega. c) Uma análise coerente da tira é poder afirmar que os padrões de vida deste pais nórdico da Europa é deixado para segundo plano enquanto se dá ênfase na mídia, aos eventos relacionados com as guerras, conflitos, rebeliões, etc. d) Uma análise coerente da tira é poder afirmar que a mesma traz contradições entre os padrões de vida da Noruega com relação ao dos países da porção ocidental da Europa. e) Uma análise coerente da tira é poder afirmar que o IDH elevado e sociedade de bem estar social estão presentes apenas nos países de alto padrão industrial e tecnológico como a Noruega.
  8. 8. TIRA 02
  9. 9. QUESTÃO 01 Uma das marcas doa União Européia é a crise econômica por que passam países do Continente, na Zona do Euro. Explique as causas desta crise.
  10. 10. QUESTÃO 02 Por que uma crise econômica tem relação direta com a questão do emprego e desemprego?
  11. 11. QUESTÕES TREINAMENTO – Q2 ANALISE A TIRA 02: Ela pode nos remeter a um dos principais problemas atuais: A empregabilidade e o desemprego. Sobre o tema, MARQUE A CORRETA: a) O desemprego é uma realidade que atualmente só atinge a Europa, por causa da crise na zona do euro. b) O emprego só está disponível para trabalhadores que estão disponíveis no mercado, independente de sua qualificação. c) Por estar em crise, os países da zona do euro estão passando por problemas de desemprego, e isso só é preocupação na Europa, visto que em outras partes do mundo desenvolvido, esta realidade não existe. c) O desemprego e a questão da empregabilidade é uma das maiores preocupações econômicas da atualidade, pois estar no mercado, indica poder ter renda, condições de vida melhor. d) Países como o Brasil e alguns da porção sul da África, as preocupações com o desemprego não existem, pois não é realidade econômica que os mesmos enfrentam.
  12. 12. TIRA 03
  13. 13. QUESTÃO 01 Quem são os beneficiados, segundo a tira da crise na Zona do Euro? Explique.
  14. 14. QUESTÃO 02 Quem são os culpados, segundo a tira da crise na Zona do Euro? Por que? Explique
  15. 15. QUESTÃO 03 Quem são os que mais perdem com a crise na Zona do Euro ? Explique.
  16. 16. QUESTÕES TREINAMENTO – Q3 ANALISE A TIRA 03: Ela pode nos trazer informações sobre as causas da crise na Europa; Sobre o tema, MARQUE A CORRETA: a) A charge ironiza a crise na Europa, onde, pela mesma estar relacionada a desvios na conduta econômica de países que gastam mais do que possuíam, e a conseqüência atinge a zona do euro. b) A charge quer mostrar que os culpados pela crise na Europa são os trabalhadores imigrantes, que desvalorizaram, com seu baixo custo, a economia européia, enfraquecendo-a. c) A charge quer mostrar que os culpados, ou causadores da crise são os banqueiros, que tinham lucros elevados, e que com a chegada dos imigrantes, entraram em falência. d) A charge quer mostrar que toda crise econômica possui causas e conseqüências, e no caso da Europa, a charge mostra corretamente as causas e conseqüências. e) A Charge quer mostrar que crises como a da Europa, atingem constantemente países desenvolvidos e estão relacionadas com a vinda de mão de obra barata – os imigrantes.
  17. 17. TIRA 04
  18. 18. QUESTÃO 01 Em tempos de desemprego, como vivem países da União Européia, é comum o valor da mão de obra ficar mais barata, como nos mostra a tira. Explique os porquês e conseqüências para a economia de um país.
  19. 19. QUESTÃO 02 A Espanha e outros países Europeus estão passando por uma crise, enquanto alguns países nórdicos continuam com seus padrões de vida muito elevado. Explique essa aparente contradição.
  20. 20. QUESTÕES TREINAMENTO – Q4 ANALISE A TIRA 04: A charge quer mostrar a realidade do desemprego na Espanha. Sobre o tema e seus conhecimentos sobre a questão, PODE-SE DIZER CORRETAMENTE: a) Países da União Européia estão em crise e todos estão passando por situações como as vividas pelos espanhóis. b) A crise na Espanha gera desemprego, o que baixa o valor do trabalho, consequentemente desvalorizando a mão de obra qualificada. c) A questão que atinge a Espanha, a crise, também afetam países do norte e leste da Europa, pois os países destas regiões européias, estão dentro da zona do euro. d) Na zona do euro, só os países nórdicos é que não estão passando pela crise, enquanto o restante estão com realidades similares aos da Espanha, citada na charge. e) Apesar da crise, a Europa unida não passa por problemas sociais, como os cidadãos citados pela charge, vividos pelos espanhóis.
  21. 21. TIRA 05
  22. 22. QUESTÃO 01 Um dos aspectos da crise grega está na interferência do FMI e Banco Central Europeu nas finanças e na economia deste país. Pesquise o significado e conseqüências da ingerência destes organismos para a economia grega.
  23. 23. QUESTÃO 02 Pesquise e elabore uma análise da reação da população grega diante da crise.
  24. 24. QUESTÕES TREINAMENTO – Q5 ANALISE A TIRA 05: A charge desta tira traz relatos da crise Grega e outras análises podem ser feitas; PODE-SE DIZER CORRETAMENTE: a) Só a Grécia é que já passou por crises como a atual, e a charge quer mostrar que isso é realidade apenas grega. b) A charge quer mostrar que crises como a grega, já atingiram outros países desenvolvidos, o que só com ações de organismos multilaterais, como o FMI, a crise foi debelada. c) A realidade do diálogo da charge, acontece só na Grécia. d) A realidade do diálogo da charge, só aconteceu nos países pobres, e nunca em países ricos. e) O que a charge traz é uma ironia, pois crises como a grega já atingiram países subdesenvolvidos, como o Brasil, México e Argentina, por exemplo.
  25. 25. TIRA 06
  26. 26. QUESTÃO 01 Explique quais são as causas e conseqüências para um país de um terremoto.
  27. 27. QUESTÃO 02 Por que o Japão é atingido periodicamente por terremoto?
  28. 28. QUESTÃO 03 Como a sociedade Japonesa tem enfrentado a questão do terremoto ?
  29. 29. QUESTÃO 04 E o Brasil, como está nesta questão do terremoto? Por que ?
  30. 30. QUESTÕES TREINAMENTO – Q6 ANALISE A TIRA 06: Ela pode nos mostrar alguns aspectos relacionados a terremotos e ao Japão. Sobre o tema, MARQUE A CORRETA: a) Terremotos são eventos naturais causados por deslocamentos de terrenos rasos em áreas costeiras. b) O Japão e um país que tem em seu cotidiano a possibilidade de terremotos, como o de 2011, que gerou tsunami e estragos em usina nuclear. c) Assim como no Japão, o Brasil também está sujeito a terremotos, causados pelos mesmos motivos: movimentos de placas tectônicas. d) O Japão é um exemplo na questão do enfrentamento de terremotos, e isso também é realidade na Europa Central e ocidental, onde em ambos, há contato de placas tectônicas. e) A economia Japonesa, considerada uma das maiores do mundo, mas tão instável quanto os tremores causados por terremotos e tsunamis; Isso se explica pela total dependência econômica em relação a tecnologias de transformação.
  31. 31. TIRA07
  32. 32. QUESTÃO 01 Explique qual é a mensagem que a tira que nos mostrar quando compara Brasil e Japão ?
  33. 33. QUESTÃO 02 Elabore CINCO fatos que podem ser julgados como COMPARATIVOS entre Brasil e Japão.
  34. 34. QUESTÕES TREINAMENTO – Q7 ANALISE A TIRA 07: Ela compara Japão e Brasil. Sobre o tema, a tira e seus conhecimentos, PODE-SE DIZER CORRETAMENTE: a) A realidade estrutural dos países são muito similares, e ambos tratam destas questões com a mesma postura. b) As diferenças no trato das coisas, entre os dois países é apenas de caráter cultural. c) Pode-se dizer que em qualquer situação, o que traz sucesso para um país é o planejamento e organização política e econômica. d) Assim como o Japão enfrentou tsunami e resolveu os problemas relacionados de forma rápida, o Brasil também possui procedimento similar. e) Comparando Japão e Brasil, de acordo com a tira, percebe-se que na cultura oriental é mais comum enfrentamentos como o citado na tira, quando se compara com a ocidental.
  35. 35. GABARITO QUESTÕES DAS TIRAS Q1 – C Q2 – D Q3 – A Q4 – B Q5 – E Q6 – B Q7 – C
  36. 36. ATIVIDADE COM USO DO ATLAS GEOGRÁFICO NESTA ATIVIDADE, SUAS HABILIDADES A SEREM COBRADAS SERÃO: ANALISAR, INTERPRETAR E FORMULAR HIPÓTESES SOBRE TEMAS ASSOCIADOS ÁS MESMAS, E RELACIONADOS AOS NOSSOS ESTUDOS FEITOS EM SALA. OS MAPAS SÃO DO ATLAS GEOGRÁFICO DO ESTUDANTE, DA FTD
  37. 37. QUESTÃO 01 ATLAS PÁG. 138
  38. 38. QUESTÃO 01 ATLAS PÁG. 138
  39. 39. QUESTÃO 01 ATLAS PÁG. 138
  40. 40. QUESTÃO 01 ATLAS PÁG. 138
  41. 41. QUESTÃO 01 Elabore uma análise comparativa entre os Países da Europa que estão fora da União Européia e os outros países da Europa – faça uma análise para cada mapa desta página.
  42. 42. QUESTÃO 02 Compare o Continente Europeu, EUA, Canadá, com relação ao Japão, segundo os mapas desta página – uma análise para cada mapa.
  43. 43. QUESTÕES TREINAMENTO – Q1 Os Indicadores Sociais e Econômicos caracterizam os países quanto à qualidade de vida de suas populações. A respeito deste tema, e de seu atlas pág. 138, pode-se afirmar CORRETAMENTE, a) Que países como o Brasil possuem características de IDH e esperança de Vida similares à países da África e Europa. b) Que a maioria dos países mais ricos possuem indicadores de vida elevados tanto em IDH, quando na questão da Esperança de Vida ao Nascer. c) Que os indicadores de alfabetização de adultos, acompanham os indicadores de IDH, pois países com baixos IDH, possuem respectivamente taxas de alfabetização mais elevadas. d) A Esperança de Vida ao Nascer, está mais elevada em todos os países da Ásia, em relação aos da África. e) A Taxa de Alfabetização indica apenas a questão educacional, e em nada pode ser relacionada com IDH e Esperança de Vida ao Nascer.
  44. 44. QUESTÕES TREINAMENTO – Q2 No mapa da “esperança de vida ao nascer” de seu ATLAS GEOGRÁFICO, pág. 138, podemos afirmar que a) O Brasil está com indicadores iguais aos países desenvolvidos. b) O Brasil possui indicadores similares a maioria dos países africanos. c) O Brasil está com indicadores comuns a países do BRIC. d) O Brasil possui indicadores comuns a vários países latinos. e) O Brasil indica um grande salto na qualidade de vida, mostrando evolução na distribuição de renda.
  45. 45. QUESTÕES TEINAMENTO – Q3 Podemos dizer que o Brasil possui indicadores de vida, que são compatíveis com países desenvolvidos e subdesenvolvidos. No seu ATLAS GEOGRÁFICO, pág. 138, temos mapas que ilustram o tema abordado. Sobre os mesmo, É CORRETO AFIRMAR, a) Em todos eles o Brasil está no patamar de países desenvolvidos. b) Em todos os mapas, o Brasil possui indicadores de vida e renda, compatíveis com os países subdesenvolvidos. c) Em todos os mapas, o Brasil está com indicadores de vida e renda muito parecido com o dos países mais desenvolvidos. d) Em alguns indicadores, o Brasil possui características muito próximas dos países mais ricos, tais como, esperança de vida ao nascer. e) Os indicadores que o Brasil mais se parece com países mais desenvolvidos são o IDH, e o PIB per capita, enquanto, aqueles que o país está mais próximo dos subdesenvolvidos, são as taxas de alfabetização de adultos e esperança de vida ao nascer.
  46. 46. QUESTÃO 02 ATLAS PÁG. 139
  47. 47. QUESTÃO 02 ATLAS PÁG. 139
  48. 48. QUESTÃO 02 ATLAS PÁG. 139
  49. 49. QUESTÃO 02 ATLAS PÁG. 139
  50. 50. QUESTÃO 01 Elabore uma análise comparativa entre os Países da Europa que estão fora da União Européia e os outros países da Europa – faça uma análise para cada mapa desta página.
  51. 51. QUESTÃO 02 Compare o Continente Europeu, EUA, Canadá, com relação ao Japão, segundo os mapas desta página – uma análise para cada mapa.
  52. 52. QUESTÕES TREINAMENTO – Q4 No seu ATLAS GEOGRÁFICO, pág. 139, podemos analisar o Brasil diante de indicadores sociais que o deixam com certas características, que podem ao mesmo tempo levar à “síndrome do cobertor curto”, ou seja, riqueza para poucos. A respeito disto, pode-se afirmar que: a) O Crescimento populacional do Brasil, já está indicando uma similaridade com países mais ricos, como os EUA e alguns da Europa. b) Na questão mortalidade infantil, percebemos que o Brasil possui indicadores muito afim aos países da Ásia, Europa e África. c) Na questão Calorias e subalimentação, o Brasil está com indicadores muito iguais à países mais ricos, como EUA e Europa. d) Todos os indicadores caracterizam o Brasil como país emergente, e com similaridades em todos os aspectos com os países desenvolvidos. e) O desemprego é uma realidade que só atinge países desenvolvidos.
  53. 53. QUESTÃO 03 – ATLAS PÁG. 140
  54. 54. QUESTÃO 03 ATLAS PÁG. 140
  55. 55. QUESTÃO 03 – ATLAS PÁG. 140
  56. 56. QUESTÃO 03 – ATLAS PÁG. 140
  57. 57. QUESTÃO 01 Elabore uma análise comparativa entre os Países da Europa que estão fora da União Européia e os outros países da Europa – faça uma análise para cada mapa desta página.
  58. 58. QUESTÃO 02 Compare o Continente Europeu, EUA, Canadá, com relação ao Japão, segundo os mapas desta página – uma análise para cada mapa.
  59. 59. QUESTÕES TREINAMENTO – Q5 Os Indicadores Sociais e Econômicos caracterizam os países quanto à qualidade de vida de suas populações. A respeito deste tema, e de seu atlas pág. 140, pode-se afirmar INCORRETAMENTE, a) As Taxas de Mortalidade e aumento no crescimento vegetativo está como característica mais presente nos países Africanos. b) Países como EUA, Canadá, países da Europa e Austrália, possuem taxas de mortalidade baixa e fecundidade também baixa, indicando crescimento reduzido. c) Países como o Brasil, China, estão em uma fase demográfica, marcada pela fecundidade em queda constante e rescimento vegetativo moderado. d) Países do Oriente Médio, possuem indicadores demográficos muito diferente dos africanos, indicando que o petróleo, riqueza maior nestes países, melhoraram a qualidade de vida de suas populações. e) Todos os países onde a queda da fecundidade e crescimento vegetativo está muito elevado, esão presentes na Ásia, como a Índia, África, como Argélia, e Américas, como o México.
  60. 60. QUESTÕES TREINAMENTO – Q6 No seu ATLAS GEOGRÁFICO, pág. 140, identificamos mapas que abordam aspectos humanos de todos os países do mundo, incluindo o Brasil. Sobre o tema, pode-se afirmar que, a) Em todos os mapas, o Brasil possui similaridades com países mais ricos, e distanciamento em relação aos pobres. b) Os mapas mostram que em alguns indicadores, como o acesso à internet, o Brasil evoluiu como alguns países subdesenvolvidos da América latina, áfrica e Ásia. c) Todos os mapas indicam que o Brasil está evoluindo em relação aos países menos ricos, e mais próximos dos países mais ricos. d) Os mapas indicam um grau de evolução econômica e social muito grande, quando se analisa o Brasil. e) No mapa das “dinâmicas demográficas”, o Brasil possui similaridade com países europeus.
  61. 61. QUESTÕES TREINAMENTO – Q7 Com base em seu ATLAS GEOGRÁFICO, pág. 140, pode- se afirmar que, EXCETO: a) Os maiores indicadores estão nos países desenvolvidos. b) Os indicadores mais baixos estão nos países africanos. c) O Brasil está compatível com países latinos e na maioria dos africanos. d) O Brasil não se parece com países desenvolvidos. e) O Brasil está melhor do que muitos países africanos.
  62. 62. QUESTÃO 04 – ATLAS PÁG. 132
  63. 63. QUESTÃO 04 – ATLAS PÁG. 132
  64. 64. QUESTÃO 01 Elabore uma análise comparativa entre os Países da Europa que estão fora da União Européia e os outros países da Europa – faça uma análise para cada mapa desta página.
  65. 65. QUESTÃO 02 Compare o Continente Europeu, EUA, Canadá, com relação ao Japão, segundo os mapas desta página – uma análise para cada mapa.
  66. 66. QUESTÕES TREINAMENTO – Q8 O Brasil possui um gigantismo econômico, que o deixa entre os 10 maiores do mundo em relação ao PIB, ou riqueza produzida. É claro, que todo este crescimento adquirido, foi fruto de um modelo industrial, que gerou um endividamento externo muito grande. No seu ATLAS GEOGRÁFICO, pág. 132, temos mapas que ilustram o tema abordado. Sobre os mesmo, É INCORRETO AFIRMAR, a) A dívida externa do Brasil, nas Américas, o deixa no clube do maior endividado, ou seja, na liderança. b) O endividamento externo, é uma realidade de todos os países vistos no mapa, o que configura ser uma realidade econômica mundial. c) Os países que possuem as maiores dívidas externas, são, relativamente aqueles que possuem indicadores de vida precários. d) As dívidas externas são realidades apenas de países subdesenvolvidos. e) As dívidas externas são problemas para todos os países, sendo que, nos subdesenvolvidos, acabam por gerar problemas sociais e econômicos gritantes.
  67. 67. GABARITO QUESTÕES ATLAS Q1 – B Q2 – D Q3 – D Q4 – A Q5 – D Q6 – B Q7 – C Q8 - D

×